Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bruno_mosciatti

[Android] Livros para iniciantes

Recommended Posts

Bom dia, pessoal!

Estou procurando livros para começar a desenvolver apps para Android, podem me ajudar?

Escolhi o Android porque é um open source e também porque prefiro este operacional, pesquisei alguns livros e algumas coisas.. Muitos livros são baseados em HTML/HTML5/CSS/CSS3/JAVASCRIPT, mas me disseram que estas 'linguagens' tornam um app mais lentos e não são os melhores a serem utilizados para desenvolver um app, como exemplo : o app do facebook, que antes era baseado em html e javascript, tiveram q refazer nativo por causa do desempenho.. isso é válido para iOS e android

Tenho bons conhecimentos com HTML/CSS/Javascript, fiquei chateado ao receber esta notícia acima.. Podem me dizer se é isso mesmo?

Ah, eu encontrei alguns livros (mais vendidos no saraiva/americanas) :

ANDROID PARA PROGRAMADORES : UMA ABORDAGEM BASEADA EM APLICATIVOS

ANDROID EM AÇÃO

ANDROID PARA DESENVOLVEDORES

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este "Android para programadores" parece ser bom. Pelo que li ele é feito para quem já tem conhecimento em programação e ainda no decorrer da leitura parece que são desenvolvidos 16 aplicativos. Se realmente seguir essa linha vale apena.

Quanto HTML5, realmente fica lento, mas depende do propósito da sua aplicação. O Facebook é um sistema muito robusto, para ele faz muita diferença executar um código nativo. Mas se sua aplicação for simples, uma vantagem de fazer em HTML5 + Framework em Javascript é que você poderá com um único código (claro que com algumas adaptações) rodar em vários SO, como iOS, Android, Firefox OS, entre outros.

Se for só pela suposta lentidão, acho que vale apena arriscar. Agora se o objetivo é aproveitar o que os recursos da programação nativa oferecem, aí é melhor esquecer o HTML5 e Javascript.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou cursando uma pós em dispositivos móveis, e conforme o hargon falou varia conforme a aplicação e o publico que você deseja atingir, o html e javascript não devem ser abandonados totalmente, existem várias alternativas em que você pode unir o processamento em linguagem nativa com uma boa interface com html5, eu mesmo estou fazendo uma aplicação nativa android com interface utilizando jquery mobile.

Alem de livros existe muito conteúdo on-line, já comprei vários livros e, muitas vezes encontrei trechos em livros que já estavam desatualizados devidos a alterações em estruturas e nos frameworks utilizados, apesar disso são uma boa alternativa.

Se for para desenvolver algo para android aconselho a dar uma olhada no android developers:

http://developer.android.com/index.html#

Existem vários how to, além de demonstrações de acesso e uso de funcionalidades em código.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.