Cassyn 0 Denunciar post Postado Maio 15, 2013 Caros, Estou com problemas para calcular a média ponderada no código abaixo, que em vez de verificar se o aluno foi aprovado apenas após somar todas as notas contidas no array B, verifica uma vez para cada posição de B. Como faço para sair desse problema? public static void main(String[] args) { int A [] = new int [3]; int B [] = new int [3]; Scanner leitura = new Scanner(System.in); for (int i=0; i<A.length;i++){System.out.println("Digite as notas[" + i + "]");A[i] = leitura.nextInt(); } for (int i=0; i<B.length;i++) { B[i] = A[i] * (A[i] / 5); if (B[i] >= 5){ if (B[i] >=7){ System.out.println("Aprovado"); } else { System.out.println("Fará P3"); } } else { System.out.println("Reprovado"); } } } } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
reebr 94 Denunciar post Postado Maio 15, 2013 O que você está fazendo no array B? Não entendi. Que calculo é esse? for (int i=0; i<B.length;i++) B[i] = A[i] * (A[i] / 5); Você precisa ler o peso de cada nota para poder tirar a media. Pois você vai ter que multiplicar a nota pelo peso dela. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cassyn 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Obrigado pela resposta, Neelix! Demorou um pouco mas consegui achar uma solução para este problema, que posto abaixo: public static void main(String[] args) { double P1 [] = {2.0,7.5,3.0,2.0,0.0,10.0,1.0,3.0,4.0,2.0}; double P2 [] = {4.5,7.5,4.0,7.0,10.0,5.0,10.0,9.0,8.0,5.0}; double P3 [] = {6.0,4.0,9.0,7.0,5.0,4.0,5.0,6.0,7.0,9.0}; double Media=0; for (int i=0;i Media = (P1[i] + (P1[i]*0.2)) + (P2[i] + (P2[i]*0.4)) + (P3[i] + (P3[i]*0.4)); Media = Media/3; if (Media>5){ if (Media>7){ System.out.println("Aluno Aprovado"); } else{ System.out.println("Aluno vai para exame"); } } else{ System.out.println("Aluno reprovado"); } } } ;i++){ A única melhoria que eu gostaria era fazer com que os valores dos vetores P1, P2 e P3 sejam informados pelo usuário, em vez de explicitados na declaração dos vetores. Alguém pode me abrir a visão sobre isto? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites