Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jcvilanova

Capturando informacoes de vários componentes

Recommended Posts

Olá pessoal, tenho um painel com vários botoes (bitbtn), onde seus captions sao por exemplo: MESA 1, MESA2 etc. Coloquei no evento OnClic do Botao a funcao que copia o caption, que será o numero da mesa, e armazeno numa variável. Depois faco as alteracoes conforme o código anterior, tblMesas.First;
if tblMesas.Locate('Codigo', Mesa, [LocaseInsensitive, LoPartialKey]) then
Begin
If (tblMesasOcupada.Value = '') or (tblMesasOcupada.Value = 'N') Then
Begin
tblMesas.Edit;
tblmesasOcupada.Value:= 'S';
tblMesas.Post;
BitBtn8.Font.Color:= clRed;

end;
end;

Altero o Botao colocando sua fonte em vermelho para indicar que a mesa está ocupada, O problema é que tenho 32 botoes que representam 32 mesas. Se eu clicar no Botao 1, a variável vai guardar o numero 1. Entao, todo o resto do código funcionará baseado nesse valor. Ou seja, se eu clicar no botao 16, ele nao vai mais capturar o numero da Caption, porque isso já foi feito. O resultado nao será diferente. Sempre será 1. Queria poder a medida que clicasse noutro botao, que a procedure fosse executada conforme o numero da mesa, e nao que sempre ficasse o mesmo numero. Nao faz sentido como está. Teria que ser algo que mudasse em tempo de execucao. A cada clique a variável seria preenchida novamente e a alteracao ocorreria na mesa correspondente. Entendeu????
Tem como me ajudar???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Você poderia ter um cadastro com as mesas e suas posições e nessa tabela uma coluna igual você citou: Ocupado, onde seria gravado S ou N.

Quando você clica-se em algum botão, você pesquisaria nessa tabela referente a qual mesa ele faz parte, e alteraria a coluna Ocupado de acordo com a situação esperada.

Se amanhã ou depois o lugar for expandido e novas mesas forem acrescentadas, imagine que você apenas iria cadastrar as mesmas nessa tabela, o resto do processo não mudaria, uma vez implementado.

Até a próxima. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.