Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Moraes

Serviços SEO - quanto/como cobrar?

Recommended Posts

Trabalho com SEO de alguns sites e cobro um valor fixo por mês pelos serviços. Estou pensando em cobrar um valor fixo só que por cliques nos resultados de busca, será que R$ 1 por clique é muito?

Como vcs cobram pelos serviços de SEO?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que absurdo cara. Ninguém cobra por clique. Assim você suja o mercado de SEO no Brasil. Você pode cobrar por performance, mas nunca por clique. Até pelo fato dos cliques orgânicos nem sempre sejam produzidos pelo seu trabalho. Pode ser o conteúdo do cliente viralizando, pode ser um cliente dele pesquisando a empresa/produto/serviço no Google, enfim, pode ser varias coisas.

No Brasil, a maioria dos profissionais/agência cobram uma mensalidade. Você pode cobrar por consultoria (relatório pontual), por tarefa ou por hora. Mas esquece isso de cobrar por clique. Ninguém faz isso. É loucura.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, se eu cadastrei o site e trabalhei o SEO de forma que o site fique bem posicionado, todos os cliques provenientes dos resultados de busca são sim resultado do meu trabalho.

Loucura? Sujar o mercado SEO? Pq vc acha isso?

Eu penso que poderia ser uma forma mais justa, tanto pra mim quanto para o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já disseram, cliques não é uma boa idéia.

Cobre por consultoria, por trabalho, ou por mês.

Por trabalho seria: Colocar o site do seu cliente na primeira página do Google para tal busca por x valor.

Ai você estuda o trabalho que vai ter para conseguir isto e aplica um valor que seja condizente com este trabalho.

É assim que eu trabalho a vários anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas respostas M@rc e Lauro.

SEO é otimização para mecanismos de busca e quando um cliente compra este serviço, ele esta comprando a otimização e não tráfego. 99,9% dos sites tem tráfego do Google, seja ele 10 visitas diárias, seja 10 milhões. Então você vai estar cobrando por algo que você não fez.

Fora que um bom SEO, por tabela, gera visitas não só de mecanismos de busca. Visitas de redes sociais, outros sites/blogs e visitas diretas são comuns por conta de um conteúdo de qualidade que acaba repercutindo na rede. O tal do link bait, a melhor técnica de SEO da atualidade.

Sinceramente, sua visão de SEO é muito pouco profissional e reducionista. SEO não é tráfego. Repito: SEO não é tráfego. Tem fatores humanos envolvidos.

Você não parece estar preparado para entrar nesse mercado. Estude encontrabilidade, acessibilidade, usabilidade, marketing digital, design de interação e mais algumas teorias que vão te mostrar o que é SEO.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Geth, primeiramente vc não sabe nada sobre o meu perfil ou visão profissional. Criei um tópico para perguntar e debater sobre, e não para afirmar que essa forma de cobrança é válida e muito menos que trabalho dessa forma. Só não acho que respostas do tipo "é um absurdo", "ninguém faz isso", "é loucura", sem nenhum embasamento prático ou técnico sejam válidas.

A otimização do site visa o aumento no tráfego do site, nenhum cliente vai investir um valor considerável em SEO e não esperar retorno. Cliques de redes sociais, blogs, visitas diretas e outros não entram na questão, não sei pq vc insistiu nesse ponto, sendo que fui claro em dizer que seria cobrado pelas visitas provenientes dos resultados de busca.

"Como você prova ao seu cliente que o clique foi por causa do seu trabalho?"

O cliente tem um site que não esta cadastrado no Google, ele me contrata, eu faço a otimização do site. O site do cliente começa a aparecer na página 10 e gradativamente vai subindo nos resultados até alcançar a primeira página. Qual a dificuldade em entender que, se não fosse pelo meu trabalho, o cliente nem apareceria no google, e muito menos na primeira página? O acompanhamento do site será feito pelo cliente através dos relatórios do analytics e/ou webmasters tool.

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, não se sinta ofendido, mas o ultimo post do Geth está correto, é assim mesmo. SEO hoje em dia envolve muitos fatores que pra quem não vive dentro deste meio pode parecer não ter nada a ver.

Siga minha dica, cobre pelo seu serviço.

Se você for um bom profissional de SEO você consegue colocar qualquer página que não tenha muitas milhares de pesquisa na primeira página, o que a maioria dos clientes quer é isto, estar na primeira página do Google.

Veja o trabalho que você vai ter para conseguir isto e estipule um valor, eu costumo cobrar muito bem para este tipo de serviço, pois exige muito conhecimento, pois um erro pode fazer com que o site do cliente seja punido para sempre.

Até hoje absolutamente todos os meus clientes estão satisfeitos e com seus páginas na primeira página do Google e outros buscadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Lauro.

Thiago, não estou querendo ser chato nem desmerecer o seu trabalho. Eu e os colegas que comentaram acima só estávamos querendo ajudar. A comunidade de SEO tem que ser sempre unida trocando conhecimentos, parcerias e fortalecendo o mercado.

Vou tentar ser mais didático para ver se você me compreende e nos entendemos.

Um trabalho de SEO, hoje, não é mais pôr o cliente na primeira página. O Google quer páginas de qualidade, o usuário quer páginas de qualidade, o cliente quer páginas de qualidade e, portanto, os profissionais de SEO devem também querer páginas de qualidade.

Uma página de qualidade sobe no rank naturalmente. O trabalho do SEO hoje é dar um empurrãozinho neste rankeamento. Isso é, deixar o site perfeito para os robôs (velocidade, código limpo, web semântica, etc.), deixar o site perfeito para o usuário (conteúdo que agrega, navegação fácil - usabilidade -, plataforma acessível, etc.) e deixar o site perfeito para o cliente (conversão: seja ela uma compra, uma subscrição, um branding, etc.). O tráfego é só um detalhe nisso tudo.

Você cobrando por tráfego, vai estar cobrando por um serviço que você não fez, ou vai estar cobrando por um serviço porco, que não é escalável (repito: não é escalável). Quem vai gerar tráfego não é você.

Fora que cada nicho tem alguns aspectos, como quantidade de pesquisas mensais e dificuldade de rankeamento. Eu tenho um site de tatuagens com 50 mil visitas por dia. Se ele fosse de passagens aéreas, provavelmente eu não estaria aqui conversando com você e sim em uma lancha em Copacabana. O fato é: é extremamente fácil pegar tráfego para o nicho de tataugens, pois tem MUITA busca e pouca dificuldade de passar a concorrência e EXTREMAMENTE difícil pegar tráfego para um site de passagens aéreas.

Segundo fato: se o cliente pagar pro AdWords 1 real por clique, ele consegue ficar em primeiro lugar nos links patrocinados da busca orgânica. Ou seja, não precisa de SEO e o resultado é instantâneo. 1 real serve para praticamente qualquer nicho (excetuando passagens aéreas xD).

Terceiro fato: SEO é um trabalho a longo prazo. Se você cobrar por cliques, possivelmente só vai começar a receber depois.

Quarto fato: eu posso conseguir tráfego para um site que vende passagens aéreas com a keyword "pontos turísticos", que não converte para o cliente tanto quanto "passagens aéreas". Serei mais didático:

- "Pontos Turísticos" vende 1 passagem para cada 1.000 visitas;

- "Passagens Aéreas" vende 50 passagens para cada 1.000 visitas.

No caso da sua forma de cobrar, você pode muito bem rankear para pontos turísticos, que é muito mais fácil, mas sem dar o retorno para o cliente.

Quinto, sexto, sétimo fato, por aí vai... Por isso eu disse que era um absurdo. Mas não quero que me leve a mal, não quis te ofender em momento nenhum em minhas mensagens.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Lauro.

Thiago, não estou querendo ser chato nem desmerecer o seu trabalho. Eu e os colegas que comentaram acima só estávamos querendo ajudar. A comunidade de SEO tem que ser sempre unida trocando conhecimentos, parcerias e fortalecendo o mercado.

Vou tentar ser mais didático para ver se você me compreende e nos entendemos.

Um trabalho de SEO, hoje, não é mais pôr o cliente na primeira página. O Google quer páginas de qualidade, o usuário quer páginas de qualidade, o cliente quer páginas de qualidade e, portanto, os profissionais de SEO devem também querer páginas de qualidade.

Uma página de qualidade sobe no rank naturalmente. O trabalho do SEO hoje é dar um empurrãozinho neste rankeamento. Isso é, deixar o site perfeito para os robôs (velocidade, código limpo, web semântica, etc.), deixar o site perfeito para o usuário (conteúdo que agrega, navegação fácil - usabilidade -, plataforma acessível, etc.) e deixar o site perfeito para o cliente (conversão: seja ela uma compra, uma subscrição, um branding, etc.). O tráfego é só um detalhe nisso tudo.

Você cobrando por tráfego, vai estar cobrando por um serviço que você não fez, ou vai estar cobrando por um serviço porco, que não é escalável (repito: não é escalável). Quem vai gerar tráfego não é você.

Fora que cada nicho tem alguns aspectos, como quantidade de pesquisas mensais e dificuldade de rankeamento. Eu tenho um site de tatuagens com 50 mil visitas por dia. Se ele fosse de passagens aéreas, provavelmente eu não estaria aqui conversando com você e sim em uma lancha em Copacabana. O fato é: é extremamente fácil pegar tráfego para o nicho de tataugens, pois tem MUITA busca e pouca dificuldade de passar a concorrência e EXTREMAMENTE difícil pegar tráfego para um site de passagens aéreas.

Segundo fato: se o cliente pagar pro AdWords 1 real por clique, ele consegue ficar em primeiro lugar nos links patrocinados da busca orgânica. Ou seja, não precisa de SEO e o resultado é instantâneo. 1 real serve para praticamente qualquer nicho (excetuando passagens aéreas xD).

Terceiro fato: SEO é um trabalho a longo prazo. Se você cobrar por cliques, possivelmente só vai começar a receber depois.

Quarto fato: eu posso conseguir tráfego para um site que vende passagens aéreas com a keyword "pontos turísticos", que não converte para o cliente tanto quanto "passagens aéreas". Serei mais didático:

- "Pontos Turísticos" vende 1 passagem para cada 1.000 visitas;

- "Passagens Aéreas" vende 50 passagens para cada 1.000 visitas.

No caso da sua forma de cobrar, você pode muito bem rankear para pontos turísticos, que é muito mais fácil, mas sem dar o retorno para o cliente.

Quinto, sexto, sétimo fato, por aí vai... Por isso eu disse que era um absurdo. Mas não quero que me leve a mal, não quis te ofender em momento nenhum em minhas mensagens.

Abraço!

O que o cliente quer na maioria das vezes é estar na primeira página, por isto vejo que calcular o custo para isto é a melhor maneira de estipular um valor justo.

Mas como se coloca um site na primeira página do Google? É exatamente isto que você falou, muitas vezes é preciso refazer todo o site do cliente para que ele tenha em primeiro lugar o conteúdo que quem busca por aquilo quer, que tenha um layaut agradável, com boa usabilidade, boa velocidade e etc etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Geth, agora vc respondeu ao tópico.

Concordo com vc em algumas partes, discordo em outras. A principal motivação do SEO é sim o trafego. Páginas de qualidade sim, pois estas são as que (na maioria das vezes) conseguem bom rankeamento. É óbvio que um site com conteúdo de qualidade e desenvolvido dentro dos padrões traz muitas vantagens além da primeira página do google, mas estou falando de SEO (Otimização para sistemas de busca) apenas.

Na questão das keywords e taxa de conversão, vc pode fazer ações pontuais para melhorar o posicionamento de determinada palavra-chave, mas não pode garantir para o cliente quais palavras irão aparecer na primeira página, é bem relativo. Sempre vai existir termos que geram mais conversão que outros, isso é natural. Não se esqueça que além da venda direta existe tbm o mind share e a visibilidade da marca.

Quanto aos resultados a longo prazo, foi exatamente por isso que pensei em cobrar dessa forma. Trabalho com pequenas e micro-empresas, e vez ou outra deixo de fechar contrato pois o cliente não quer/pode investir (uma quantia considerável) em algo que pode demorar meses pra trazer resultados. Por isso pensei em cobrar uma taxa de setup, e mensalmente cobrar por cliques ou alguma taxa que seja baseada em resultados.

Quanto a ser absurdo, acho que vc precisa rever o seu conceito. Não é coisa de outro mundo e não sou só eu que pensa assim.

Dá uma lida nesse artigo: http://www.investix.com.br/servico-de-seo-quanto-e-como-cobrar-ou-pagar-por-esse-servico/

Compartilhar este post

Link para o post

Hahaha, tu não curtiu a palavra "absurdo" né amigo. Vou exteriorizar melhor meu pensamento e responder a algumas objeções suas.

Hoje em dia a coisa mais fácil é conseguir tráfego. O difícil é tráfego qualificado. Não achei em nenhuma das 6 formas de cobrança do artigo que você mandou a cobrança por cliques. A forma que se aproxima, pelo artigo, é a de "pacote de tráfego". Isso já tá caído. As agências prometiam 100.000 visitas mensais para um site. Faziam um trabalho porco e então compravam palavras chaves baratas no adwords para entregar um analitycs gordo pro cliente. Então aparecem visitas que não vão converter. Cobrar por posicionamento é outra coisa caída. Os grandes nomes de SEO no Brasil já falaram: "desconfie de uma agência que prometa colocações na SERP's".

No final de 2011, foi criado um mapeamento do mercado de SEO no Brasil, produzido pela MestreSEO (atual Agência Mestre). Segue as formas de cobranças que os profissionais estão usando:

45% Mensalidade

18% Apenas Consultoria

14% Por tarefa

11% Por hora

10% Por performance

2% Outras opções

Voltando ao foco. Imagine que você cobra por cliques. Você faz um contrato de 1 ano. Durante 1 ano você vai receber pelos cliques. Quando o contrato vencer, o cliente vai continuar tendo tráfego. Se o SEO for bem feito, provavelmente ele vai ficar um bom tempo bem rankeado. Qual a lógica disso? Nenhuma. Você não pode fazer um contrato vitalício. Tampouco pode tirar toda a otimização depois que vence o contrato - impossível, né...

Pensa no SEO como um trabalho que não acaba. Sempre surgem novas atualizações do algorítimo do Google e a própria web/plataformas/usuários têm suas mudanças. Então compensa fazer um contrato mensal, pois o cliente sempre vai precisar de você.

Eu vejo que seu desejo é cobrar pelo seu esforço, pelos seus resultados. A melhor forma é cobrar por participação nos resultados (performance). Um cara aqui do iMasters me procurou para fazer SEO para a loja de games dele. Eu iria ganhar uma porcentagem sobre os lucros. Assim meu esforço não seria em obter tráfego, o que é muito fácil. Mas sim tráfego qualificado, que converta, que compre. Essa é uma forma eficiente de cobrar. Mas faça contratos a longo prazo.

Por fim, se você quer mesmo cobrar por clique, saiba que 1 R$ é um absurdo, tão quanto a ideia. A maior parte dos nichos são bem fáceis de rankear. Como eu já disse, meu blog de tatuagens pega 50.000 visitas por dia. Imagine se eu cobrasse de um estúdio de tatuagens 50.000 reais por dia. O AdSense deste blog está pagando 30 dólares por dia (60 reais). Já é possível visualizar o absurdo deste valor. Claro que, como eu disse, tatuagens são fáceis de rankear e tem muita busca.

No mais é isso cara, espero que tenha entendido meu raciocínio e tenha dado uma importância para a pesquisa da MestreSEO. Boa sorte para você, que venham muitos clientes e que engordem sua conta bancária, mas sem absurdos!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

"03 – Pagamento por resultados (rankings ou tráfego) – Esta também é uma forma comum para alguns sites que pretendem apenas “rankear” bem para um determinado grupos de palavras-chave ou termos ou alcançar níveis pré-determinados de tráfego. Normalmente as empresas definem que posicionamento desejam (posição 1, ou 2 ou 3, ou primeira página, por exemplo) ou uma quantidade mínima de visitas orgânicas. Então, eles pagam um preço quando alcançados esses patamares. Esse tipo de precificação pode causar problemas, especialmente quando vinculada à visitação, se determinadas salvaguardas não forem tomadas desde o início do trabalho, como proibição de uso de spam, origem puramente orgânica vinda de buscas ou outras restrições que inibam práticas desaconselháveis. Esse formato demanda acompanhamento bem firma das ferramentas de métrica."

Cliques geram visitas, certo?

A conversão depende de n fatores, vai muito além do SEO. Trabalho com duas lojas virtuais do mesmo segmento, ambas estão bem colocadas no google, com palavras-chave relevantes e recebem um número considerado de visitas. O ponto é que uma empresa tem menor variedade de produtos, o valor dos produtos é mais alto e o prazo de entrega, na maioria das vezes, é mais longo que a outra. Logicamente a taxa de conversão é bem menor, vende menos. A responsabilidade é do SEO?

Quanto ao cancelamento do contrato, eu recebo enquanto trabalho e presto consultoria, se não trabalho não recebo e se o cliente vai continuar bem posicionado, bom pra ele. Se o cliente ver os resultados, aumento do trafego e o site na primeira página, dificilmente ele vai cancelar, até pq como vc mesmo disse, SEO é um trabalho que nunca acaba.

Concordo com vc na questão do valor. Mais nada me impede de fazer uma pesquisa do nicho de mercado antes estipular um valor.

Sim, meu desejo é cobrar pelos resultados. Como funcionaria essa participação nos lucros? vc ganha em cima de todas as vendas do site?

Compartilhar este post

Link para o post

Você não entendeu nada sobre o que eu falei de conversão. Tem keyword que converte mais (mais difícil de rankear) e tem key que converte menos. Você não pode tratar as duas com o mesmo preço. Ou seja, cobrar por clique.

Sobre essa forma de cobrar, você também não leu o que eu escrevi. As agências não usam mais essa forma, pois começou a sujar o mercado. Vou copiar e colar o que eu escrevi acima:

"As agências prometiam 100.000 visitas mensais para um site. Faziam um trabalho porco e então compravam palavras chaves baratas no adwords para entregar um analitycs gordo pro cliente."

E cobrar por uma quantidade mínima de visitas é diferente de cobrar por clique. Para cada nicho, essa quantidade mínima é diferente e vai ter um preço diferente. Ou seja, ainda continua sendo um absurdo estipular um preço por clique.

Sobre cobrar por resultados. É assim: você pega um site que tem 'x' visitas mensais vende 'y'. Você faz o SEO e cobra cerca de 10% a 20% do lucro. Isso não é sobre o preço do produto, mas sim sobre lucro.

Nada te impede de cobrar por clique. Mas repito em resumo tudo que eu falei: ninguém cobra dessa forma, nenhuma agência, nenhum profissional. SEO não é tráfego. Essa é uma forma amadora de trabalhar com SEO e sujar o mercado.

SEO serve para conseguir tráfego. Mas não é um trabalho de obtenção de tráfego - isso é consequencia. O nome já diz "OTIMIZAÇÃO". Pela ferramenta do Google, existem 15.000 buscas para a palavra "imasters". Você acha que os cliques que o iMasters receber por estas buscas é fruto do SEO do iMasters ou do branding que a comunidade tem? Seria justo o SEO cobrar por estas 15.000 buscas? Óbvio que não. O mesmo vale para empresas.

No SEO, você é como um jardinista. Prepara o jardim, mas ele cresce sozinho. Você não pode cobrar por todas as flores que brotaram em todas as primaveras. Você deve cobrar pelo seu trabalho, apenas.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou contra argumentar pq aí eu teria que copiar e colar o que eu já escrevi antes e vc tbm não entendeu.

_______

Essa porcentagem no lucro seria no total das vendas de uma loja virtual, por exemplo? E se fosse um blog, portal ou empresa que presta serviços fora da internet?

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem cara, pensamos diferente em relação ao SEO. E não vamos nos entender tão fácil.

---

No caso de blog, portal, etc., é melhor você cobrar uma mensalidade. Se a empresa é pequena, cobra por tarefas pontuais. Se for menor ainda, cobra por consultoria.

Tem que mostrar pro cliente a importância de se investir em SEO. A melhor maneira é compará-lo com a concorrência.

Boa sorte aí com teus clientes. Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.