Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Volstrov

Comparar 2 campos entre 2 usuários ...

Recommended Posts

Boa noite pessoal

Estou preso em uma lógica MySQL e gostaria da ajuda do pessoal por gentileza para essa situação:

Uso essas 4 tabelas:

Tabela Usuarios

- usuarios_id

- usuarios_nome

Tabela Foto

- foto_id

- foto_descricao

Tabela Quero

- quero_id

- usuarios_id

- foto_id

Tabela Tenho

- tenho_id

- tenho_descricao

- tenho-quantidade

- usuarios_id

- foto_id

Nas tabelas Quero e Tenho, tenho os campos de id idênticos das tabelas Usuários e Foto

As tabelas Usuarios e Foto já estão com dados

Dessa forma, quero então unir os dados da tabela Usuarios + Foto na tabela Tenho e ao mesmo tempo acrescentar novos dados nos demais campos dessa mesma tabela Tenho ( tenho_descricao e tenho_quantidade)

Queria saber também se por exemplo, tenho 2 ids de usuarios diferentes na tabela Tenho, e trocar seus dados, por exemplo, os dados de usuario_id 1 vão para usuario_id 2 e vice-versa, utilizando os mesmos campos, claro.

Queria saber também se posso comparar 2 campos de cada id para então comparar por exemplo, 2 campos do id 1 com os 2 mesmos campos de id 2

Fico grato se alguém puder me ajudar :-)

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Jorge

Obrigado por querer me ajudar :-)

Para falar a verdade me expressei totalmente errado no primeiro post, então pensei bem e agora vou conseguir elaborar bem melhor o cenário e o que quero.

Cenário:

Terei 4 tabelas, sendo elas:

Tabela Pessoa // Tabela com o Cadastro de pessoas

pessoa_id

pessoa_nome

pessoa_foto

Tabela Produto // Tabela com o cadastro de Produtos

produto_id

produto_nome

produto_foto

// Essa Tabela abaixo, Tenho, pega o id da pessoa na tabela Pessoa, pega o id do produto na Tabela Produto e ainda adiciona uma descricao pessoal em um produto que a pessoa já tem:

Tabela Tenho
tenho_id

tenho_descricao

pesssoa_id

produto_id

// Essa tabela abaixo, Desejo, pega o id da pessoa na Tabela Pessoa e o id do produto na Tabela Produto para indicar um produto que a pessoa deseja ter

Tabela Desejo

desejo_id

pessoa_id

produto_id

Ai temos a seguinte situação:

PESSOA - A

Tabela Pessoa

pessoa_id = 1

Tabela Produto

produto_id = 1

produto_id =2

Tabela Tenho

tenho_id = 1 // Não importa qual o número aqui, pois é automático

pessoa_id = 1

produto_id = 1

Tabela Desejo

desejo_id = 1 // Não importa qual o número aqui, pois é automático

pessoa_id = 1

produto_id = 2

PESSOA - B

Tabela Pessoa

pessoa_id = 2

Tabela Produto

produto_id = 1

produto_id =2

Tabela Tenho

tenho_id = 2 // Não importa qual o número aqui, pois é automático

pessoa_id = 2

produto_id = 2

Tabela Desejo

desejo_id = 2 // Não importa qual o número aqui, pois é automático

pessoa_id = 2

produto_id = 1

Então o que quero é o seguinte:

Pegar o Produto da tabela DESEJO da PESSOA - A e comparar com o produto da tabela TENHO DA PESSOA - B e ao mesmo tempo

Pegar o Produto da tabela TENHO DA PESSOA - A e comparar com o produto da tabela DESEJO DA PESSOA - B

Por exemplo:

Se eu desejo um produto A e você tem esse produto A e se você deseja um produto B e eu tenho esse produto B, então vamos trocar! Eu fico com o seu produto A e você com o meu produto B

Queria saber principalmente como faço a Consulta MySQL e como depois faço essa condição, se preciso usar um IF ou se só a consulta MySQL será suficiente.

Elaborei o mais detalhado que pude e usei cores para diferenciar as tabelas

Pessoa A é igual a ID = 1 e Pessoa B é igual a ID = 2, dois registros diferentes usando as mesmas tabelas em comum

Se tiver algo mais em que possa esclarecer, por favor me fale

Fico muito grato por estudar esse meu problema e ficaria muito grato com uma possível solução

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é pode haver duas pessoas ofertando (joão e maria) e três procurando (huguinho, zezinho e luizinho, talvez fosse melhor separar a buscas.

Uma busca única seria possível mas no caso que citei geraria um cartesiano de 6 ocorrências

joao huguinho
joao zezinho
joao luizinho
maria huguinho
maria zezinho
maria luizinho

Talvez fique melhor gerar uma busca em ofertantes para os buscantes e vice-versa

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é pode haver duas pessoas ofertando (joão e maria) e três procurando (huguinho, zezinho e luizinho, talvez fosse melhor separar a buscas.

Uma busca única seria possível mas no caso que citei geraria um cartesiano de 6 ocorrências

joao huguinho
joao zezinho
joao luizinho
maria huguinho
maria zezinho
maria luizinho

Talvez fique melhor gerar uma busca em ofertantes para os buscantes e vice-versa

Oi Motta, obrigado por se dispor a ajudar :-)

Pelo que entendi, então é melhor fazer um SELECT em Ofertantes ( Eu Tenho ) e outro SELECT em Buscantes ( Eu Quero ), é isso!?

Se sim, só uma junção, INNER JOIN, por exemplo: Tenho t Quero q vai ser suficiente ou será necessário outro recurso MySQL ou condição IF?

Desde já agradeço muito a disposição em ajudar :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez em alguns casos (fechamento de compra por exemplo) instanciar duas vezes a tabela Pessoa.

Não me ocorre um motivo para iif ou case.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.