Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

renan3dwar

Converter Código para Nome

Recommended Posts

Olá tudo bem? Sou novo na área do delphi mas eu já estou começando a desenvolver um programinha de controle de estoque para uma biblioteca. O programinha é simples, mas eu pretendo usa-lo no meu TCC no final do ano. Eu faço técnico em informática integrado então não tive muitas aulas de programação só sei o básico do básico xD

Meu programinha tem os seguintes objetivos:> Cadastro, Livros, Empréstimo, Reserva e Devolução.

Eu fiz o relacionamento de Cadastro e Livros com Empréstimo no IBExpert (Firebird2.5)
Eu gostaria de saber se tem como mudar na hora do empréstimo no delphi para aparecer os nomes dos alunos e o nome dos livros ao envés dos códigos.

Segue Fotenha pra v6 terem uma melhor noção do meu problema \/

7wi4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Amigo renan3dwar, primeiramente gostaria de lhe desejar as boas vindas.

Os controles que você está usando para exibir o Aluno e o Livro são do tipo DBLookupComboBox? Caso seja você tem que fazer o seguinte:

Na propriedade KeyField você passa o código do cadastro, e na propriedade ListField no nome que deseja que seja exibido no controle. Da forma como está acredito que na propriedade KeyField e ListField você esteja passando a mesma informação, que se refere ao código do cadastro.

Até a próxima. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos!

Amigo renan3dwar, primeiramente gostaria de lhe desejar as boas vindas.

Os controles que você está usando para exibir o Aluno e o Livro são do tipo DBLookupComboBox? Caso seja você tem que fazer o seguinte:

Na propriedade KeyField você passa o código do cadastro, e na propriedade ListField no nome que deseja que seja exibido no controle. Da forma como está acredito que na propriedade KeyField e ListField você esteja passando a mesma informação, que se refere ao código do cadastro.

Consegui xD vlw <3 agr no delphi aparece de boa... mas no DBGrid continua aparecendo os número sauhshuahshasuhaushua tem como arrumar isso tbm?

Segue fotenha \/

npyh.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos.

Amigo renan3dwar, uma forma de contornar isso seria trabalhando com campos lookups.

Vamos imaginar o seguinte:

Você tem uma Query/Table com os registros dos alunos;

Você tem uma Query/Table com os registros dos livros;

Você tem uma Query/Table com os registros do seu cadastro;

Na sua Query/Table onde ficam os registros do seu cadastro, você vai fazer o seguinte:

1) Dois clicks em cima da sua Query/Table para abrir a janela onde ficam os fields;

2) Clique com o botão direito e vá até a opção New Field;

3) Em Name coloque: lkpAluno;

4) Em type coloque ftString;

5) Em size coloque 50;

3) No grupo field type marque Lookup;

Em KeyFields você vai selecionar o campo que se refere ao código do aluno que está gravado na sua Query/Table de cadastros;

Em DataSet você vai selecionar a sua Query/Table do cadastro de Alunos;

Em LookupKey você vai selecionar o campo código do cadastro de Alunos;

Em Result Field você vai selecionar o campo que se refere ao nome do aluno;

Feito isso, agora lá no seu DBGrid, troque o valor da coluna fieldname onde você quer que apareça o aluno por lkpAluno.
É isso, basta fazer o mesmo para os Livros.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos.

Amigo renan3dwar, uma forma de contornar isso seria trabalhando com campos lookups.

Vamos imaginar o seguinte:

Você tem uma Query/Table com os registros dos alunos;

Você tem uma Query/Table com os registros dos livros;

Você tem uma Query/Table com os registros do seu cadastro;

Na sua Query/Table onde ficam os registros do seu cadastro, você vai fazer o seguinte:

1) Dois clicks em cima da sua Query/Table para abrir a janela onde ficam os fields;

2) Clique com o botão direito e vá até a opção New Field;

3) Em Name coloque: lkpAluno;

4) Em type coloque ftString;

5) Em size coloque 50;

3) No grupo field type marque Lookup;

Em KeyFields você vai selecionar o campo que se refere ao código do aluno que está gravado na sua Query/Table de cadastros;

Em DataSet você vai selecionar a sua Query/Table do cadastro de Alunos;

Em LookupKey você vai selecionar o campo código do cadastro de Alunos;

Em Result Field você vai selecionar o campo que se refere ao nome do aluno;

Feito isso, agora lá no seu DBGrid, troque o valor da coluna fieldname onde você quer que apareça o aluno por lkpAluno.
É isso, basta fazer o mesmo para os Livros.

Nossa deu certim xD obrigadão de novo mano vlw mesmo ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.