Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiscarlos5046

Arquitetura dos arquivos de sites dinâmincos ASP ou PHP

Recommended Posts

Olá Galera!

Me perdoem se este não é o lugar correto para o post.

Gostaria de saber da galera que é desenvolvedor back-end PHP ou ASP, como vocês costumam trabalhar com a arquitetura dos arquivos dos sites dinâmicos: index e includes?

Por exemplo: Eu costumo ter um arquivo index.asp ou php com toda a estrutura do header, sidebar e footer tudo já incluso no index. Sempre faço a inclusão dos arquivos de conteúdo na área reservada, o content... eu costumo criar os arquivos de conteúdos separados e sem o header, sidebar ou footer... somente com o quadro do conteúdo mesmo... e com isso as vezes me deparo com algumas dificuldades no tratamento dos links para url amigáveis entre outros.

Me dêem opiniões de qual a melhor forma de se criar os arquivos de conteúdo, includes e estrutura dos arquivos para sites dinâmicos.

Alguns costumam fazer o header, footer, sidebar e content todos separados, cada um em um arquivo PHP ou ASP separados, e são inclusos no index, fazendo assim a montagem da página dinâmica.

Por exemplo: Eu diria que tenho alguns links para um fictício site: index, noticias, contato, sobre, agenda. Como os colegas costumam criar esses arquivos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro simplesmente não usar includes.

Possuo um arquivo index.php para qual o servidor aponta.

Esse arquivo possui um routing que baseado nas URLs configuradas aponta para um controlador (uma classe).

Essa classe processa a requisição e manda a resposta.

PS: Uso o Twig para templates.

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolvedor PHP aqui.

Uso reescrita de URL no .htaccess para apontar todas as requisições para index.php, igual ao WordPress.

No index.php, uso routing para chamar a view para a URL requisitada.

Cada view tem um template e em cada template há um código de inclusão do header e do footer

Em resumo: URL routing, arquitetura Model-View-Template/MTV e Twig.

Agora se o site for bem simples, com apenas um nível de página, essa parafernália toda é desnecessária.

Então eu continuo colocando todas as requisições para index.php, mas no index.php eu uso o bom e velho include.

.htaccess

RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule (.*) index.php?p=$1 [L]

index.php

$pagina = isset($_GET['p']) ? $_GET['p'] : "home";

$paginas_validas = ['home', 'noticias', 'contato', 'sobre', 'agenda'];

if (!in_array($pagina, $paginas_validas)) {
    // Se a página não for válida, chama pela pagina de erro (404 - Not found)
    header('HTTP/1.0 404 Not Found');
    $pagina = "404";
}

include "inc/header.php";
include "inc/{$pagina}.php";
include "inc/footer.php";

E coloco 'header.php', 'footer.php', 'home.php', 'noticias.php', 'contato.php', 'sobre.php', 'agenda.php' e '404.php' no diretório inc/, não esquecendo de proteger esse diretório para não permitir acesso direto (se isso ocorrer, deve ser direcionado para index.php no diretório raiz).

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha mangakah!

Eu achei bem legal essa maneira!

E como fica os links para URLs amigáveis desta maneira como descreveu?

Eu costumo chamar os links desta forma ./noticias, ou ./noticias/123

Você costuma colocar as urls completas nos links ?

Compartilhar este post

Link para o post

Você costuma colocar as urls completas nos links ?

Bom... o pessoal que entende de SEO recomenda NUNCA usar URLs relativas.

Veja este artigo, por exemplo:

http://yoast.com/relative-urls-issues/

Se você já está acostumado a usar URLs relativas, você pode facilmente convertê-las para URLs absolutas usando uma função, como esta).

Isso na teoria... Já na prática, eu estou com você, prefiro URLs relativas mesmo. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom o artigo do Yoast, mas o que o cara se refere de tanto problema eu acho que é mais para quem usa pastas em seus projetos.

Nos meus projetos eu não costumo usar pastas, eu uso URLs relativas sem problemas juntamente com <basehref="http://www.example.com/">

Outro detalhe que ele se refere tbm é no fato da performance... Não sei se isso muda alguma coisa não...

Eu tive mais problemas em trabalhar com links para os casos de links amigáveis, usando url rewrite, isso me deu muita dor de cabeça pra entender essa coisa. Mas tá saindo alguma coisa.

No caso do WP eu notei que já trabalha com urls absolutas, pelo menos nos sites que mexo com wordpress.

Agora preciso me aperfeiçoar na criação dos arquivos e estrutura da pagina index com seus includes.

Eu mesmo criei um método para meus sites dinâmicos que, uso includes somente para o conteúdo... não utilizo include para topo, sidebar e footer não... já fica tudo na index... assim acho que a página carrega mais rápido do que inserir muitos includes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo trabalhar com páginas dinâmicas, basicamente é uma página só que recebe um parâmetro e, de acordo com este parâmetro, ela se monta para você.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.