Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

crisaum

Radio button e checkbox não querem cooperar ...

Recommended Posts

Galera, eu sei que é batido o assunto mas estou tentando recuperar um valor de um radio button e o maledeto não me retorna de jeito nenhum!

Estou usando o seguinte código para recuperar e condicionar o valor:

if(document.getElementById("radFinanciado").checked == true){
	var radFinanciado  = "Sim";
} else {
	var radFinanciado  = "Não";
}

O erro retornado diz que não foi possível obter a propriedade "checked" do radio button. Alguma idéia do que pode ser?

Eu to executando isso num form com ajax, esse tem sido meu problema porque não conheço muito ajax!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu só quer pegar o valor do radio tipo o "value?,

<input style="width:15px; border: 0px;" type="radio" value="Numeros" name="name1" id="id2">

tipo esse radio?

e tambem que estou vendo tu está tentando pegar pelo "checked" assim não vai dar!

caso seja isso,pegar o valor,"value" eu volto aqui e dou a resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Zack, o campo é este sim mas se tento puxar dentro do ajax pelo value ele retorna null, ai no caso eu estava tentando identificar qual o radio marcado do grupo pelo checked, sacou?

O grupo de radio buttons é de 2 respostas - sim ou não - por isso tentei verificar qual estava marcado e de acordo com o resultado passava o texto.

Nos checkbox também tenho grupos (maiores inclusive) mas vou validar depois que resolver os radio.

Pela lógica o checked deveria retornar true ou false, certo? Se ele me retornasse isso o value eu trabalho depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra esclarecer, minha estrutura está assim hoje:

Form:

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Sim" id="radFinanciado_0" /> Sim</label>

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Não" id="radFinanciado_1" /> Não</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="DH" id="chkAcessorios_0" /> DH</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="ABS" id="chkAcessorios_1" /> ABS</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="AIR BAG" id="chkAcessorios_2" /> AIR BAG</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="COURO" id="chkAcessorios_3" /> COURO</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="TRAVAS E VIDROS ELÉTRICOS" id="chkAcessorios_4" /> TRAVAS E VIDROS ELÉT</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="ALARME" id="chkAcessorios_5" /> ALARME</label>

Javascript:

var radFinanciado = "Sim";
} else {
var radFinanciado = "Não";
}

var chkAcessorios = "";
var e = document.getElementsByName("chkAcessorios").length;
var cnt = 0;
for(cnt = 0; cnt < e; cnt++){
if(document.getElementsByName("chkAcessorios").checked == true){
chkAcessorios = document.getElementsByName("chkAcessorios").value +",";
}
}

Eu tenho outros campos com text e select mas estes funcionam certinho, só radio e checkbox que estão dando nó.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Pode ser com jQuery?

jQuery

$('#enviar').on('click',function(){
    $('input:radio[name=radFinanciado]').each(function() {                        
        if ($(this).is(':checked')){
            var valor = $(this).val();
            alert(valor);
        }
    })
})

Pensando em um HTML assim:

<form>

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Sim" id="radFinanciado_0" /> Sim</label>

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Nao" id="radFinanciado_1" /> Não</label>

<input type="button" name="enviar" id="enviar" value="enviar"/>

</form>

Espero que ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde,sim crisaum eu tendi,só ficou uma dúvida minha que tu disse,

O grupo de radio buttons é de 2 respostas - sim ou não - por isso tentei verificar qual estava marcado e de acordo com o resultado passava o texto.

tu quer passar a opção de texto escolhido para tu ou para o usuário que a selecionou?

bom eu tenho um pequeno exemplo aqui,faz de conta que o alert(valor) é o usuário ou você porque eu nao sei si o valor vai pra tu ou para o usuário,

e dai quando selecionado uma rádio, seria disparado um alert

aqui vou mostrar meu link em funcionamento e aqui o código.

meu link

http://jsfiddle.net/X28F6/

e meu código

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Não" id="radFinanciado_1" /> Não</label>

jquery:

$(":radio").click(function() {
           if($(this).prop("checked")) {
               var valor = $(this).val();
               alert(valor);
         }   
        });

depois tu da a resposta si é quase assim,porque assim ele verifica as radio dando o valor!

té mais e abrçs...

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal eu até poderia utilizar JQuery, mas vou precisar mudar todo um form (bem grande) só por causa de 2 tipos de campos, sacaram? Eu sei que tem como recuperar o valor do radio e checkbox marcado com javascript e é isso que preciso descobrir como fazer.

Zack, o que quero saber é qual o radio que o usuário marcou, pegando o "checked" eu entro na condição e trato o texto que vou escrever no cadastro do cara e no email enviado. Eu não queria pegar somente o value do campo, mas identificar qual do grupo foi selecionado.

O exemplo deu pau, abriu a mensagem de depuração ou procurar solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite crisaum,esse meu script que postei, eu testei no Firefox e Google Chrome e rodou certo!

a função dele é quase igual a do Angelo Rubin,ele verefica e dispara um alert, ele vai diretamente a qualquer radio,

caso 3 ou mais,o certo seria arrancar $(":radio") e usar por id! e utilizei este plugin,

https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.7.2/jquery.min.js

eu sei usar checked em javascript tambem!

mas como vou usar 2 radio,teria que ser de uma forma diferente,vou deixar para mais tarde blz,madrugada já!

té mais e fique com Deus!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Quando você se refere a qual do grupo, refere-se ao índice dele? Hierarquia na arvore? O que você precisa de retorno exatamente? Não consigo entender o que isso quer dizer .....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, eu acho que eu acabei complicando mais do que explicando, vamos por etapas. Quando falo grupo estou me referindo as respostas que o usuário pode escolher em cada radio, como mostro abaixo o radFinanciado (um grupo com duas respostas - sim ou não):

O form está ok, envio outros campos normalmente e tal mas não consigo pegar o radio selecionado pelo usuário dentro do ajax. Os campos text eu pego utilizando o seguinte código:

var txtNome = document.getElementById("txtNome").value;

No caso do radio eu não consigo saber se o usuário clicou no sim ou no não, se coloco pra pegar o value ele me retorna null, se coloco pra pegar o checked ele também retorna null. Tudo que preciso é que ele me diga qual a opção do usuário, e dai pra frente eu me viro.

Neste trecho, eu tentei forçar uma condição achando que pudesse ser o til que estivesse atrapalhando mas vi que não tem nada a ver.

var radFinanciado = "Sim";
} else {
var radFinanciado = "Não";
}

Eu esclareci melhor agora ou confundi mais ainda?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Veja se isso ajuda:

Js

<script type="text/javascript">	   
var radioObj = document.getElementsByName('radFinanciado');	
function getCheckedValue(radioObj) {
	if(!radioObj){
		return "";
	}
	var radioLength = radioObj.length;
	if(radioLength == undefined)
		if(radioObj.checked)
			return radioObj.value;
		else
			return "";
	for(var i = 0; i < radioLength; i++) {
		if(radioObj[i].checked) {
			console.log(radioObj[i].value);
		}
	}
	return "";
}
</script>

Html

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Sim" id="radFinanciado_0" />Sim</label>
<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Nao" id="radFinanciado_1" />Não</label>
<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Talvez" id="radFinanciado_2" />Talvez</label>
<br/><!--Não faça isso, utilize o CSS-->
<input type="button" id="btn-verificar" onClick="javascript:getCheckedValue(radioObj)" value="Verificar"/>

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Veja se isso ajuda:

Js

<script type="text/javascript">	   
function getCheckedValue(radioObj) {
	if(!radioObj){
		return "";
	}
	if(radioLength == undefined)
		if(radioObj.checked)
			return radioObj.value;
		else
			return "";
		if(radioObj[i].checked) {
			console.log(radioObj[i].value);
		}
	}
	return "";
}
</script>

Html

<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Sim" id="radFinanciado_0" />Sim</label>
<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Nao" id="radFinanciado_1" />Não</label>
<label><input type="radio" name="radFinanciado" value="Talvez" id="radFinanciado_2" />Talvez</label>
<br/><!--Não faça isso, utilize o CSS-->
<input type="button" id="btn-verificar" onClick="javascript:getCheckedValue(radioObj)" value="Verificar"/>

Maravilha Angelo, não era bem isso mas usei a idéia para adaptar ao que eu precisei.

Ficou assim:

if(radioLength != undefined){

if(radioObj.checked) {

txtFinanciado = radioObj.value;

}

}

}else{

//alert('Selecione uma resposta para a questão de financiamento!!');

txtFinanciado = '';

}

Agora eu preciso aplicar a mesma idéia no checkbox, e ai sim finalizo essa parada! Eu fiz de um jeito que era pra funcionar, mas não passa nada! Ficou assim:

var txtAcessorios = "";

var cnt = 0;

txtAcessorios = txtAcessorios + document.getElementsByName("chkAcessorios").value +",";

}

}

Dessa vez, não deu erro nem nada mas o checkbox não retorna nenhum valor, é como se estivesse sem nenhum campo selecionado. Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde crisaum,eu não respondi tu porque eu estava fora,mas por favor passa seu script,o checkbox!

eu até tinha preparado um script para o radio,mas vejo que essa parte ja foi solucionada!

mas por favor manda o do checkbox,eu estou com tempo agora!

mas ai era só usar

document.getElementById('radFinanciado_1').value

ou

document.getElementsByName("radFinanciado").value

usando uma function,if e else,ele te retornaria o valor!

mas manda ai por favor!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde crisaum,eu não respondi tu porque eu estava fora,mas por favor passa seu script,o checkbox!

eu até tinha preparado um script para o radio,mas vejo que essa parte ja foi solucionada!

mas por favor manda o do checkbox,eu estou com tempo agora!

mas ai era só usar

document.getElementById('radFinanciado_1').value

ou

document.getElementsByName("radFinanciado").value

usando uma function,if e else,ele te retornaria o valor!

mas manda ai por favor!

Fala Zack, esquenta não que as vezes também é corrido pra mim ... O código é o seguinte:

Javascript:

var txtAcessorios = "";

var cnt = 0;

txtAcessorios = txtAcessorios + document.getElementsByName("chkAcessorios").value +",";

}

}

HTML:

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="DH" id="chkAcessorios_0" /> DH</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="ABS" id="chkAcessorios_1" /> ABS</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="AIR BAG" id="chkAcessorios_2" /> AIR BAG</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="COURO" id="chkAcessorios_3" /> COURO</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="TRAVAS E VIDROS ELÉTRICOS" id="chkAcessorios_4" /> TRAVAS E VIDROS ELÉT</label>

<label><input type="checkbox" name="chkAcessorios" value="ALARME" id="chkAcessorios_5" /> ALARME</label>

No Javascript em teoria os checkbox do grupo seriam percorridos e a cada checkbox identificado como "checked" a variável txtAcessorios receberia o valor + ",". Por exemplo, se selecionar DH e ABS a variável txtAcessorios deveria ter como valor "DH,ABS" mas não acontece, a variável fica nula sem nenhum erro.

Eu acredito que seja algum detalhe idiota que de tanto olhar pra esse form está me passando batido, mas o fato é que não estou conseguindo identificar o erro e isso está me enrolando a vida!! kkkkk

Espero que tenha conseguido passar bem o que acontece, se ficou dúvida diz ai. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Boaa Noitee crisaum,Bom oque eu entendi,você tem 6 checkbox,dai quando alguem for usar eles vão selecionar umas opções e dai concluir,dai você está com problema de juntar todos pela variavel!

Então crisaum,eu fiz um exmplo aqui depois tu responde esse exemplo é apenas um exemplo kkkkkkkkkk zueira,

dai tu seleciona as duas opção e dai as funcionam!

depois mais tarde eu faço um mais completo,eu tava editando a tempinho aqui,é que eu faço outras coisas por isso demorei dai sem querer desliguei o pc kkkkk, mas dai fiz um exemplo curto e simples!!!

http://jsfiddle.net/4Tg8j/

está ai! eu sei que nao tem nada a ver com o seu, mas ele segue esse patamar!

Compartilhar este post

Link para o post

Boaa Noitee crisaum,Bom oque eu entendi,você tem 6 checkbox,dai quando alguem for usar eles vão selecionar umas opções e dai concluir,dai você está com problema de juntar todos pela variavel!

Então crisaum,eu fiz um exmplo aqui depois tu responde esse exemplo é apenas um exemplo kkkkkkkkkk zueira,

dai tu seleciona as duas opção e dai as funcionam!

depois mais tarde eu faço um mais completo,eu tava editando a tempinho aqui,é que eu faço outras coisas por isso demorei dai sem querer desliguei o pc kkkkk, mas dai fiz um exemplo curto e simples!!!

http://jsfiddle.net/4Tg8j/

está ai! eu sei que nao tem nada a ver com o seu, mas ele segue esse patamar!

Zack, eu descobri porque deu pau no outro exemplo ... Eu uso o IE 10 aqui e nele não abre por nada, abri pelo Chrome e funcionou. Mas eu fiquei quebrando a cabeça hoje cedo e consegui achar o erro, o código ficou assim pra quem precisar:

var txtAcessorios = "";

var checkObj = document.getElementsByName('chkAcessorios');

var checkLength = checkObj.length;

for(var i = 0; i < checkLength; i++){

if(checkObj.checked == true){

txtAcessorios = txtAcessorios + checkObj.value +",";

}

}

De qualquer forma, agradeço a todos pelo empenho e ajuda! Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.