Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tacno

Qual framework Desktop devo usar?

Recommended Posts

Olá! Sou programador PHP, porém de um tempo para cá estou querendo começar a desenvolver aplicações para desktop.

COmo não sou apreciador do PHP-GTK, estou querendo estudar java pelo fato de ser compatível com todos os sistemas operacionais.

Minha dúvida é, qual framework devo utilizar para desktop??

Os frameworks já vem com o MVC implementado ?

Qual vocês me recomendam e por quê?

Vale a pena usar framework para desktop ou vale a pena fazer tudo na mão?

Obs: Utilizo o Ubuntu 12.04

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Na mão", dependendo do projeto e, se você estiver sozinho vai ser canseira...

Eu também programo e gosto muito de JAVA, mas para aplicações Desktop venho usando o Adobe AIR a um bom tempo.

Isso porque tem-se uma série de vantagens em usar o AIR em vez do JAVA.

Dentre elas a produtividade(Quando se usa o Flash como IDE você produz muito mais rápido se comparado ao netbeans ou eclipse).

*Esses dias um amigo meu achou que conhecia JAVA melhor do que eu e quis me questionar sobre o que acabei de te passar... Fez um "auê" danado...

Então lancei um desafio, e antes mesmo de comerçarmos, eu mostrei para eles que estava certo na minha afirmativa... Ele e um outro amigo meu ficaram de boca aberta como desenhei uma aplicação em tão curto espaço de tempo(claro só o visual, mas que em java levaria bem mais tempo).

Para fins de entendimento, basta você entender que tudo* o que você quiser fazer, em termos visuais, você pode. Desde janelas transparente, ícones personalizados etc etc.

Contudo, o AIR não é tão completo quando o JAVA. Mas se em algum momento sua aplicação precisar de mais recursos que o AIR porventura não disponha, ele te permite criar extensões nativas(pode-se usar o JAVA, inclusive) e assim sumprir essa necessidade.