Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dnielrodrigues

Existe algum NoSQL como o SQLite?

Recommended Posts

Bom dia Amigos,

Será que existe algum NoSQL como o SQLite que não precisa de instalação no servidor, roda direto em um arquivo no FTP e é ideal para fins didáticos e pequenas aplicações pessoais????

(a partir daqui é só uma explicação extra das minhas idéias, leitura dispensável)

Gostaria de iniciar os estudos em NoSQL mas como sempre esbarramos nas dificuldade naturais de novas tecnologias (ou tecnologias não tão novas mas que só agora despontaram ou estão despontando). A principal dificuldade é a falta de hospedagem. Os servidores que já trabalhamos geralmente só disponibilizam mySQL e não queremos gastar com outro servidor até ter pelo menos um cliente pagando.

Claro que sempre podemos usar offline, mas acredito que pra aprender de verdade vc tem que usar a aplicação que está criando e sentir seus resultados, como se comporta, seu "feeling" de trabalho, será que estou sendo claro...

Gostaria de desenvolver algumas mini aplicações para uso próprio no meu celular usando NoSQL mas não tenho hospedagem própria para isso.

Dentro dos SQL existe o SQLite, um banco de dados que funciona em um arquivo simples que fica no FTP mesmo e não precisa instalar nada, tudo é feito na própria biblioteca da linguagem (php, asp, etc), é um recurso interessantíssimo para quem está aprendendo ou quer desenvolver pequenas aplicações para seu próprio dia a dia que não precisam da robustes de um postgree da vida.

Será que existe algo assim neste universo NoSQL?

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os bancos de dados nosql que conheço não possuem essa possibilidade, pois como o Leozitho disse, eles são projetados para serem escalaveis, e por lidarem com grandes volumes de dados (tanto para armazenamento como analise desses dados), isso passa longe de uma solução que rode num celular.

É possível instala-los num computador ou notebook e a partir disso iniciar seus estudos.

Todas as funções e funcionalidades que terá um banco de dados hospedado num servidor qualquer você também terá com ele rodando no seu computador.

O que torna perfeitamente possível criar qualquer aplicativo que acesse esses dados via web.

Se preferir não instalar o banco de dados no seu computador, talvez serviços como heroku ofereçam algo nesse sentido.

Se não terá de partir para um serviço de vps, pois até onde sei, nenhuma hospedagem oferece banco de dados nosql como parte de seus pacotes de serviços padrão.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas,

Um amigo meu me aconcelhou a simplesmente desenvolver usando JSON no lugar do banco de dados. Não é tão robusto quando o próprio banco mas segundo ele seria uma solução perfeita para fins didáticos. Estou fazendo isso e já da pra sentir bem as diferenças entre planejar para as duas plataformas.

Obrigado,

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.