Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mateus Aziani

Consulta de preço entre duas datas

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo beleza?

To com uma baita dúvida pra fazer uma consulta no MySQL a partir de um formulário. Vou tentar explicar melhor:

Tenho um formulário para cotação de diária de hotél, com vários hotéis já cadastrados no bd e suas respectivas diárias (visto que o valor das diárias muda de acordo com o periodo do ano).

Os campos recebidos do formulário são:

$id_hotel    = $_POST['id_hotel']; //id do hotel buscado
$datainicial = $_POST['datainicial']; //data da entrada
$datafinal   = $_POST['datafinal']; //data da saída
$qtd_05	     = $_POST['qtd_05'];   //quantidade de crianças 0 a 5 anos
$qtd_12	     = $_POST['qtd_12'];  //quantidade de crianças 6 a 12 anos
$qtd_adulto  = $_POST['qtd_adulto']; //quantidade de adultos

Sei que devo fazer uma consulta no MySQL para buscar as diárias disponiveis entre as datas desejadas.

Até tentei fazer mas não funcionou, o código que havia tentado é o seguinte:

SELECT id_hotel, id_diaria, nome_diaria, precoadulto_diaria
FROM diarias_tb
WHERE datainicial_diaria >= '$datainicial'  AND datafinal_diaria <= 'datafinal'

Sendo que no banco de dados , 'dataincial_diaria' e 'datafinal_diaria' são onde são armazenados as datas de cada diária.

Será que deu pra entender? Se sim, qual a maneira correta de realizar a busca para que o valor da diaria apareca de acordo com a data buscada?

Obrigado!

Uma informação que talvez seja util acrescentar: Cada diária cadastrada tem a id do hotel, pra que seja possivel buscar as diarias do hotel.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BETWEEN '$data_inicio' AND '$data_fim' 

Para selecionar o período entre as datas você vai usar o between para o hotel desejado acredito que like seja uma boa opção (você busca pela id do hotel correto?) e os outros parâmetros são apenas para calculo da diária em cima dos valores do resultado da pesquisa

não tinha visto que o Osmar tinha postado, é isso ai mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Osmar e Willian: Obrigado! Funcionou aqui! É realmente simples né?

Uma outra dúvida agora que eu queria acertar: Vamos supor que até o dia 30/09 o valor é X, e a partir de 01/10 o valor passa a ser Y: É possivel adaptar o código para que ele exiba os dois valores separadamente?

Da maneira atual, se houver uma buscar entre 29/09/2013 e 04/10/2013 aparece apenas o valor de outubro.

Eu preciso do valor das duas diárias para somar depois (se vocês puderem me dar alguma dica quanto a isso também, eu agradeço!)

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

dei uma olhada melhor no código e tem uma coisinha

SELECT * 
FROM diarias_tb
WHERE id_hotel = '6'
AND datainicial_diaria
BETWEEN '2013-09-02'
AND '2013-10-10'

to testando assim direto do bd, se eu com essas datas ele consegue buscar o mês de outubro apenas, mas se eu coloco duas datas de um mesmo mês ele não me retorna nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, vou adicionar algumas informações que creio que podem ser úteis.

Minha tabela está alimentada com alguns dados (coloquei os relevantes)

| id_hotel | nome_diaria | precoadulto_diaria | datainicial_diaria | datafinal_diaria |
+----------+-------------+--------------------+--------------------+------------------+
| 6        | Setembro    | 100.00             | 2013-09-01         | 2013-09-30
| 6        | Outubro     | 150.00             | 2013-10-01         | 2013-10-31
| 6        | Novembro    | 200.00             | 2013-11-01         | 2013-11-30
| 6        | Dezembro    | 400.00             | 2013-12-01         | 2014-01-04

Quando realizo a seguinte consulta:

SELECT * 
FROM diarias_tb 
WHERE id_hotel= '6'
AND datainicial_diaria >= '2013-09-26' 
AND datafinal_diaria <= '2013-09-28'  

Não me retorna nada. Pelos dados passados, não deveria me trazer as informações referente a o mês Setembro?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos dados que você passou não vai retornar nada mesmo. Você esta dizendo na query que quer o hotel 6 com datainicial_diaria maior ou igual a 26/09 e datafinal_diaria menor ou igual a 28/09, veja que no seu caso você tem o hotel 6 com datainicial_diaria do dia 01/09 (ou seja, menor do que 26/09) e datafinal_diaria do dia 30/09 (ou seja maior que 28/09).

Compartilhar este post

Link para o post

Ué, imaginei que por a data que eu busquei estar entre as duas datas na tabela funcionaria. Mas entendi!

Qual seria a maneira ideal para criar isso?

Isso faz parte de um sistema de cotação de diárias para hotéis. São duas áreas, uma administrativa, para realizar o cadastro dos hotéis e suas diárias (os preços das diárias tem data especifica, dai o 'datainicial_diaria' e 'datafinal_diaria') E a áre a publica, onde há um formulário com select.

O cliente informa a data que deseja ficar no hotel, e o sistema buscara diárias dentro da data informada.

Não sei se deu pra entender bem, de qualquer forma obrigado pela resposta :)

Compartilhar este post

Link para o post

Você já pensou em ter uma modelagem do tipo

id_hotel

data

valor

Assim o cara no momento do cadastro colocaria a data inicial e final e você geraria as datas intermediária, isso resolveria o seu problema e ainda de quebra o cliente poderia colocar valores diferentes nos "dias do meio"... foi a solução que eu encontrei quando precisei fazer um sistema de agendamento. Óbvio que cada caso é um caso, e o escopo do projeto define a modelagem que vai ser seguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas! Vamos lá.

ESerra, você poderia me explicar melhor sobre a modolagem por favor? ficou meio confuso pra mim rs

Evandro, dei uma lista no tópico que você me passou, porém daquela forma ele não me traz resultado nenhum.

E Lúdio, no momento eu estou testando as consultas diretos pelo MySQL!

Compartilhar este post

Link para o post

Para usar a modelagem que você idealizou você tem que usar:

SELECT * FROM diarias_tb WHERE id_hotel= '6' AND datainicial_diaria <= '2013-09-26' AND datafinal_diaria >= '2013-09-28'

Só note que usando os mesmos dados que você mostrou, não retornaria nenhum resultado se eu usasse por exemplo 2013-09-26 e 2013-10-05.

Compartilhar este post

Link para o post

ESerra, dessa maneira funcionou perfeitamente! Obrigado!
Mas como eu poderia fazer para que retornasse dois resultados se eu usasse por exemplo essas duas datas mesmo que você disse 2013-09-26 e 2013-10-05?

Compartilhar este post

Link para o post

Ai em vez de AND você teria que usar OR entre as datas

SELECT * FROM diarias_tb WHERE id_hotel= '6' AND (datainicial_diaria <= '2013-09-26' OR datafinal_diaria >= '2013-09-28')

Observe que isso poderia te trazer inúmeras linhas... ai você teria que tratar isto tudo com o PHP.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi! Realmente, fiz várias consultas com a última query que me passou e todas elas me trouxeram todos os registros.

Poxa, não imaginei que seria tão complicado assim e daria tanto trabalho pro pessoal do fórum. =[

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, acho que encontrei por hora uma solução para o meu problema! \o/

Fuçando em um fórum de Portugal me deparei com essa query:

SELECT
	*
FROM
	diarias_tb
WHERE
	id_hotel='6'
	AND 
	-- Esta primeira parte apanha todas as actividades que tenham o fim ou o inicio no teu
	-- intervalo
	((datainicial_diaria between '2013-10-02' and '2014-01-04')
	OR (datafinal_diaria between '2013-10-02' and '2014-01-04')
	-- Esta segunda parte serve para apanhar as actividades que começam e acabam 
	-- fora do teu intervalo, mas que o intersectam
	OR ('2013-10-02' between datainicial_diaria and datafinal_diaria)
	OR ('2014-01-04' between datainicial_diaria and datafinal_diaria))

E funcionou como o esperado! Esta query consegue buscar tanto dentro de um mês quando em mais de um mês!

Agora estou aqui pensando como vou trabalhar com o PHP para separar as datas para realizar a soma caso aconteça de haver mais uma diária durante o período selecionado. Se alguém tiver alguma dica para me dar, agradeço mais ainda!

Obrigado a todos que me ajudaram aqui. Obrigado mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.