Muky 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2013 Estava tentando executar um comando simples do linux usando um script php mas não obtive sucesso!<?php shell_exec('mkdir /home/thiago/Documentos/PastaTestes'); ?> mas só consigo obter a saida de determinados comandos! Com certeza estou fazendo algo errado, ainda mais sobre permissões que eu tenho que dar em determinadas pastas para usuários que fazem requests da web para o servidor, não? E sobre os comandos, exec(), shell_exec(), e system()? Podem me explicar como funcionam? abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Outubro 7, 2013 as definições estão no manual http://php.net/exec dê uma olha em tudo e também no passthru Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Muky 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2013 Ta mas você não sabe nada sobre a questão de permissões? Eu li o manual mas não saquei muito sobre essas funções, queria outra explicação se possivel! abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raul Silva 41 Denunciar post Postado Outubro 8, 2013 raul@*****-l004:~$ mkdir a raul@*****-l004:~$ Observe, o mkdir não trouxe nenhuma saida, obviamente se vc executasse mesmo pelo php não iria retornar nada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Muky 0 Denunciar post Postado Outubro 8, 2013 raul@*****-l004:~$ mkdir a raul@*****-l004:~$ Observe, o mkdir não trouxe nenhuma saida, obviamente se vc executasse mesmo pelo php não iria retornar nada. Sim, sim, mas tipo, ele não estava criando, teria algo haver com a permissão dos comandos? ou de criar naquela pasta? Sendo assim, um usuário web seria permissão para a, u, o ou g? abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Evandro Oliveira 331 Denunciar post Postado Outubro 8, 2013 u = user -> usuário g = group -> grupo o = others -> não usuário e fora do grupo a = all Para criar/remover diretórios e arquivos, o diretório-pai deve fornecer permissão de escrita: $ ls -l / drwx---r-x root root /home Apenas o usuário root pode criar diretórios dentro de [inline]/home[/inline]. Qualquer um pode entrar dentro dela e listar seu conteúdo. $ ls -l /home drwx-----x evandro evandro evandro Apenas o usuário evandro lê o conteúdo de e cria arquivos/diretórios em [inline]/home/evandro[/inline]. Todos podem entrar no diretório sem listar o conteúdo $ ls -l /home/evandro | grep Sites drwxrwx--- evandro wheel Sites Tanto o usuário evandro quanto o grupo wheel podem fazer alterações dentro de /home/evandro/Sites. Exceto para estes dois casos ninguém pode entrar nela nem em seus subdiretórios. $ su - cobaia $ groups cobaia $ cd /home $ ls evandro $ cd evandro $ ls ls: não foi possível abrir o diretório .: Permissão negada $ cd Sites cd: can't cd to Sites $ su - www-data $ groups www-data wheel $ cd /home $ ls evandro $ cd evandro $ ls ls: não foi possível abrir o diretório .: Permissão negada $ cd Sites $ ls $ mkdir oliveiraev.com $ ls oliveiraev.com Dúvidas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites