Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RindoMuito.com

Duas instâncias MYSQL no mesmo servidor, vai travar?

Recommended Posts

Galera, recorro a vocês para conseguir algumas idéias da melhor forma de se utilizar um servidor de banco de dados.

Tenho mais de uma aplicação, cada uma com um banco de dados distinto (ambos são mysql).

Porém periodicamente ou durante alguns processos, um script exporta informações de um banco para o outro.

Acontece que ambos bancos são gigantes, as vezes roda alguma consulta que chega a travar o mesmo.

Estou migrando agora para um servidor mais potente (bem mais potente :yes: ) e pretendo utilizar esta máquina para hospedar as duas aplicações e os dois bancos.

Minha dúvida, se acontecer de um banco travar, o outro será afetado?

É possível rodar duas instancias distintas de mysql no mesmo servidor? Se uma travar ou apresentar lentidão, a outra tbm sofrerá?

Qual a forma mais otimizada para utilizar num único servidor os dois bancos, e caso alguma consulta causar lentidão/travar a tabela, o outro banco permanecer funcionando?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um colega meu mantinha 4 instâncias do PostgreSQL na mesma máquina, cada uma com 4 bases de dados diferentes. Cada instância rodava em uma porta diferente.

Aí tem um detalhe importante: pode ser que os processos não travem, mas o HD acabe por limitar severamente o desempenho das instâncias e acabe por "travar" toda a máquina (que precisa de recursos do HD) -- na verdade ela não está travada, mas o I/O da máquina não fornece condições dos processos continuarem a trabalhar. Fica a dica de ver se as máquinas trabalham com discos de alta performance (SSDs podem ajudar nisso). Outra coisa que pode ajudar (até mais do que o SSD) é instalar as instâncias de banco em HDs diferentes (se um HD travar, o outro continua rodando).

Compartilhar este post

Link para o post

bem possa ser que eu esteja falando alguma besteira por que nunca tive essa necessidade.

mas você tem 2 banco de dados

1 gigante e outro normal

se fizer um consulta ou um insert que pegue muito o desempenho do servidor, se travar acho que não sera o hd e sim o serviço.

ex: quando trava, apenas o que trava e o banco de dados e não o servidor todo.

mas mesmo assim e muito estranho um banco de dados travar o serviço por conte de uma consulta. ou alguma outra requisição sql.

qual as configurações de hardware do mesmo

ele esta usando windows ou linux?

estava falando a respeito deste assunto com um amigo meu,

e ele passou por um problema semelhante a este só q em outro bd(sql server)

por que o que acontece, quando você fazer um insert ,delet ou update.

aquela modificação e gravada. e vai criando espaço no bd, e quando o banco de muito grande, acentece ate travar.

estava olhando este link http://ftp.nchu.edu.tw/MySQL/doc/refman/4.1/pt/commit.html

e tem algo relacionado a commit.

pesquise também por : http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/optimize-table.html

por que isto que esta acontecendo deve ser registros desnecessários gravados no bd.

se ajudou clique ai => rep_up.png

Compartilhar este post

Link para o post
  • mateuslohn, muito obrigado pelas dicas.

• erison, na verdade os 2 bancos são grandes. tabelas com milhões de registro.

O que acontece é que durante o update/insert o mysql dá um lock na tabela para manter a integridade.

Qdo a tabela é muito grande, este lock acaba levando alguns segundos, numa sequencia grande atualizações tem requisição que fica 1min ou mais aguardando o SGBD liberar a tabela.

Eu preciso de uma forma que os dois bancos trabalhem na mesma máquina, e qdo um deles ficar travado (locked) o outro permanecer livre para continuar processando as requisições.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.