Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcos_cav

Como fazer o contrário da função SUM?

Recommended Posts

Olá, dúvida rápida e simples, mas eu procurei em todos os cantos e não consegui achar nada então tive que recorrer a este fórum.

 

 

Segunte, tenho o seguinte resultado do select

 

COD DESC VENDAS DATA

1 detergente 1 01/11/2013

1 detergente 1 02/11/2013

1 detergente 3 03/11/2013

1 detergente 4 04/11/2013

1 detergente 5 05/11/2013

1 detergente 7 06/11/2013

 

 

*O CAMPO Vendas é sempre cumulativo, ou seja, ele sempre vai aumentar

 

O que eu quero saber é o seguinte, se eu der um select SUM no campo vendas, ele vai somar tudo(1+1+3+4+5+7) e vai me trazer como resultado 21.

 

 

O que eu preciso é fazer ao contrário, preciso que ele me de a diferença do ultimo registro(data mais recente) para o primeiro(data mais antiga). ou seja, ele precisa fazer 7-1 e me devolver como resultado do select o 6, porque ai eu saberia que do dia 01 até o dia 06 teve 6 vendas.

 

Banco de dados Access.

 

Obrigado

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://www.google.com.br/search?redir_esc=&hl=pt-BR&safe=images&q=analytic%20function%20access&source=android-browser-type&qsubts=1383997471451#hl=pt-BR&q=microsoft+access+analytic+function

 

 

Em Oracle existem ANALYTIC FUNCTIONS que facilitam este tipo de trabalho, creio que face às limitações o ACCESS não tenha nada semelhante mas pesquise se existem soluções de contorno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No access tem como fazer sim só que deve ser feito uma função pública na área do vba depois criar uma expressão que é um campo flutuante(mais conhecido como campo calculado) em sua consulta e aplicar a função criada passando os devidos parâmetros mais como você quer subtrair deve ser passado também valor inicial para que para que o resultado não seja negativo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.