mmillers 1 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 Bom dia galera, Tenho uma data vinda do banco no formato (Y-m-d 00:00:00) fica assim (2014-01-31 12:21:12) por exemplo. A minha dúvida é como pegar somente o ano desta data vinda do banco para comparar com uma variável $ano=2014 por exemplo. eu faço o seguinte $sql = "select * from tabela"; while ($dados = mysql_fetch_array($sql)) { if ($dados['data'] == $ano){ // executa ação } } mas nessa data vinda do banco de dados eu quero somente o ano alguém pode me dizer como faço isso? Agradecido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 como pegar somente o ano utilize date_format; exemplo supondo que vc digitou o ano num campo de 1 form chamado "busca": $anoprocurado=$_POST['busca']; "SELECT * FROM TABELA where date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%Y') = $anoprocurado" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mmillers 1 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 utilize date_format; exemplo supondo que vc digitou o ano num campo de 1 form chamado "busca": $anoprocurado=$_POST['busca']; "SELECT * FROM TABELA where date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%Y') = $anoprocurado" Fernando, e se eu quiser comparar o mes nesta mesma sql tem como? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 ola.. como assim? tem várias formas.. explique melhor.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Andrew Marques 47 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 $ano = date( 'Y', strtotime( $dados['data'] ) ); Tu consegue pegar somente o ano assim... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mmillers 1 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 ola.. como assim? tem várias formas.. explique melhor.. eu quero verificar o ano e mes dessa data: algo como : $mesprocurado =$_GET['mes']; $anoprocurado = $_GET['ano']; ai eu faço a sql pra me trazer os dados que possuem ano e mes igual ao passado na select.Como faria isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 eu quero verificar o ano e mes dessa data: não entendi de que data está falando.. enfim, se entendi bem sua dúvida uma forma bem simples é exibir os meses num "select" (ou "combo") no formulário; tipo: <select name="meses" id="meses"> <option value="01">janeiro</option> <option value="02">fevereiro</option> <option value="03">março</option> <option value="04">abril</option> <option value="05">maio</option> etc.. ano vc já sabe... declare a variáveis: $mesprocurado=$_POST['meses']; $anoprocurado=$_POST['ano']; consulta ao banco: "SELECT * FROM TABELA where date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%m') = $mesprocurado AND date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%Y')= $anoprocurado" qualquer coisa, retorne, mas.. 1 conselho de amigo: estude mais SQL, ok? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mmillers 1 Denunciar post Postado Janeiro 6, 2014 não entendi de que data está falando.. enfim, se entendi bem sua dúvida uma forma bem simples é exibir os meses num "select" (ou "combo") no formulário; tipo: <select name="meses" id="meses"> <option value="01">janeiro</option> <option value="02">fevereiro</option> <option value="03">março</option> <option value="04">abril</option> <option value="05">maio</option> etc.. ano vc já sabe... declare a variáveis: $mesprocurado=$_POST['meses']; $anoprocurado=$_POST['ano']; consulta ao banco: "SELECT * FROM TABELA where date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%m') = $mesprocurado AND date_format(COLUNA_COM_A_DATA, '%Y')= $anoprocurado" qualquer coisa, retorne, mas.. 1 conselho de amigo: estude mais SQL, ok? Vou estudar, estou começando, por isso as vezes aparecem dúvidas e mesmo procurando no google as respostas que aparecem nem sempre resolvem. Obrigado pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites