eductd 0 Denunciar post Postado Janeiro 30, 2014 Pessoal boa tarde !. Estou interessado em aprender c, mas estou com uma dúvida. Para eu fazer um programa em c tem que ser num só arquivo ou vário arquivos exp: principal.c , clientes.c, produtos.c e chamar os outros arquivos pelo principal.c. No clipper temos vários arquivos .prg é só chamar o arquivo que queremos no principal. Gostaria dessa informação e se possível um exemplo. grato pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
guidjos 65 Denunciar post Postado Janeiro 31, 2014 Programas em C são divididos em unidades de tradução. Cada unidade pode ser - e geralmente é - composta por mais de um arquivo de código fonte. Na hora de compilar o programa, você "linka" os diversos arquivos que compõem as diversas unidades de tradução do seu programa. Exemplo: util.c #include <stdio.h> void say_hi(void) { puts("Oi!"); } main.c void say_hi(void); // declaração da função definida na outra unidade de tradução int main(void) { say_hi(); } Compilação: gcc -std=c99 -Wall -Wextra main.c util.c -o programa.exe Este programa imprime "Oi!\n" e termina a execução. Nele há 2 unidades de tradução: 1. A composta por util.c, stdio.h e todos os arquivos que stdio.h possa incluir (e assim por diante) 2. A composta por main.c Como C não tem variáveis globais, é preciso declarar say_hi em main. A declaração é válida pois incluímos uma unidade de tradução no conjunto de arquivos do programa que tem uma definição para o nome (em util.c). É usual compor o programa da seguinte forma: util.c #include <stdio.h> void say_hi(void) { puts("Hi!"); } util.h void say_hi(void); main.c #include "util.h" int main(void) { say_hi(); } A linha de compilação é a mesma. Nesta versão, o programa tem, também, 2 unidades de tradução: 1. A composta por main.c e util.h 2. A composta por util.c, stdio.h e quaisquer arquivos que stdio.h possa incluir (e assim por diante) A diferença desta solução para a anterior é que, nesta, movemos a declaração do nome say_hi para outro arquivo. É importante entender que é preciso declarar say_hi na unidade de tradução de main, pois C não possui escopo global. Se algo não ficou claro, pode perguntar :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
magnostadt 4 Denunciar post Postado Janeiro 31, 2014 Se estiver aprendendo você pode começar com um só, tipo "main.c" se for para algoritimos básicos e tal... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eductd 0 Denunciar post Postado Fevereiro 3, 2014 Pessoal as informações que vocês me passaram foi muito útil, e já estou começando a fazer algumas coisas em c. Gostaria de mais alguma informações de vocês: 1 - como limpar a tela em C ? 2 - como redimensionar o tamanho da janela que é aberta ? 3 - tem como mostrar o campo que é digitado (ex. quando fomos digitar o nome o campo ficar luminoso)? 4 - tem como fazer um meu de opções que tenha uma barra rolando e seja selecionado o menu ? grato pela atenção Eduardo Fernandes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites