Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eductd

informação

Recommended Posts

Pessoal boa tarde !.

Estou interessado em aprender c, mas estou com uma dúvida. Para eu fazer um programa em c tem que ser num só arquivo ou vário arquivos exp: principal.c , clientes.c, produtos.c e chamar os outros arquivos pelo principal.c. No clipper temos vários arquivos .prg é só chamar o arquivo que queremos no principal.

Gostaria dessa informação e se possível um exemplo. grato pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Programas em C são divididos em unidades de tradução. Cada unidade pode ser - e geralmente é - composta por mais de um arquivo de código fonte. Na hora de compilar o programa, você "linka" os diversos arquivos que compõem as diversas unidades de tradução do seu programa.

Exemplo:

util.c

#include <stdio.h>

void say_hi(void)
{
    puts("Oi!");
}

main.c

void say_hi(void); // declaração da função definida na outra unidade de tradução

int main(void)
{
    say_hi();
}

Compilação:

gcc -std=c99 -Wall -Wextra main.c util.c -o programa.exe

Este programa imprime "Oi!\n" e termina a execução. Nele há 2 unidades de tradução:

1. A composta por util.c, stdio.h e todos os arquivos que stdio.h possa incluir (e assim por diante)

2. A composta por main.c

Como C não tem variáveis globais, é preciso declarar say_hi em main. A declaração é válida pois incluímos uma unidade de tradução no conjunto de arquivos do programa que tem uma definição para o nome (em util.c).

É usual compor o programa da seguinte forma:

util.c

#include <stdio.h>

void say_hi(void)
{
    puts("Hi!");
}

util.h

void say_hi(void);

main.c

#include "util.h"

int main(void)
{
    say_hi();
}

A linha de compilação é a mesma.

Nesta versão, o programa tem, também, 2 unidades de tradução:

1. A composta por main.c e util.h

2. A composta por util.c, stdio.h e quaisquer arquivos que stdio.h possa incluir (e assim por diante)

A diferença desta solução para a anterior é que, nesta, movemos a declaração do nome say_hi para outro arquivo.

É importante entender que é preciso declarar say_hi na unidade de tradução de main, pois C não possui escopo global.

Se algo não ficou claro, pode perguntar :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal as informações que vocês me passaram foi muito útil, e já estou começando a fazer algumas coisas em c. Gostaria de mais alguma informações de vocês:

1 - como limpar a tela em C ?

2 - como redimensionar o tamanho da janela que é aberta ?

3 - tem como mostrar o campo que é digitado (ex. quando fomos digitar o nome o campo ficar luminoso)?

4 - tem como fazer um meu de opções que tenha uma barra rolando e seja selecionado o menu ?

grato pela atenção

Eduardo Fernandes

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.