Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

delaruvi

boas práticas no desenvolvimento de banco de dados

Recommended Posts

Pessoal estou desenvolvendo um sistema e tenho algumas dúvidas em relação ao desenvolvimento do banco dedos, agradeço se alguém que tenha mais experiência possa me ajudar.

1 - Para criar uma tabela de cadastro de clientes com pessoa física e pessoa jurídica como devo criar os campos NOME, CPF, RG, RAZÃO SOCIAL, NOME FANTASIA, CNPJ e IE? Devo cria um campo para o CPF e CNPJ, outro campo para o RG e IE e outro para NOME e RAZÃO SOCIAL sendo três campos ou devo criar um campo para cada informação sendo sete campos?

2 - O sistema deve ter um cadastro de cliente, fornecedor e talvez outros tipos, será que o correto é fazer uma tabela para cada tipo ou uma tabela de pessoa com um campo tipo?

3 - Em um cadastro de serviços e produtos, devo criar duas tabelas uma para produto e outra para serviço ou criar somente uma tabela para ambos com um campo tipo?

Essas são algumas dúvidas, será que você conhecer algum artigos com boas praticas para essas dúvidas?

Acredito que muitas dessas dúvidas não exista uma forma correta, mas gostaria de saber a opinião do pessoal do fórum.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Sistema foi modelado em UML ?

É uma questão comum quando se modela um objeto/classe e se implementa em BD relacional.

A questão básica é que separando fica "mais próximo" do modelo mas as queries podem ficar mais complexas, uma view pode facilitar a coisa mas realmente não creio existir a solução certa.

Pelo que vi todavia MySql não tem "instend of triggers" o que complica um pouco o uso de duas tabelas e uma view.

Minha primeira opção seria uma tabela única e o uso de uma "flag" de tipo F/J.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.