Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

renan.miranda

Criar um portal de Filmes Online

Recommended Posts

Como vai galera, tudo certo?

Bem, vamos lá...

Já tenho um conhecimento de linguagem de programação, mais especificamente PHP, e na parte de estilo e marcação como HTML5, CSS3 e etc, graças a Deus isso não é problema...

Pois bem. Tenho a vontade de criar um portal para assistir filmes on-line, até aí tudo bem, a parte de cadastro de filme, upload, gerenciamento, toda essa parte eu já sei fazer, mas a minha dúvida seria, por onde devo começar a estudar, o que devo procurar saber, para que apenas as pessoas logadas no site possam ver o filme. A parte de de autenticação, beleza, a pessoa só vai visualizar o conteúdo se estiver logada, mas caso ela veja o filme, poderá copiar o link e repassar para outras pessoas.

O que devo saber a respeito?

Espero que tenha conseguido repassar a minha dúvida.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use um arquivo para verificar se o usuario esta logado ou não,

caso não : ele não ele é sempre redirecionado para a pagina de login ou principal.

se sim : permite a entrada dele.

Depois é só chamar esse arquivo no começo dos outros que estão com o conteudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, os vídeos ficarão no próprio servidor, e irei utilizar o player JW (Caso exista outro melhor estou aberto a sugestões) para a visualização dos Filmes.

Eu cheguei até a pensar agora uma forma um pouco trabalhosa, muito manual, para que eu tenha um controle das execuções, que seria, cada vez que o usuário pedir pra assistir um filme, o nome do video seria modificado para um nome unico utilizando MD5 por exemplo e salvando em uma Session, quando usuário acabar de ver o filme, ele já modifica para outro nome, caso um outro usuário esteja interessado em ver o filme, no banco de dados, na linha do filme na coluna "Vendo" por exemplo, estará ON, ou seja, ele ira duplicar esse arquivo no servidor fazendo o mesmo processo, e ao termino, ele ira apaga-lo... Enfim, é uma viagem (rsrsrs),a mas irei estudar essa questão das sessions

Compartilhar este post

Link para o post

Colega,

Isso é como os sites de hospedagem de imagens, eles não exibem o conteúdo diretamente, esse conteúdo é acessado através de uma página dinâmica onde a mesma informa através do cabeçalho que aquela página é determinado tipo de arquivo.

Por exemplo, ao acessar www.imgur.com/myimage.php?id=31875 - a página irá informar ao navegador que trata-se de uma imagem (não de .php) e ele interpretará como tal, e o conteúdo não terá um código fonte especíco, o código fonte será o mesmo de um .jpg ou .png.

E o mesmo deve ser feito para formatos de vídeo. Você ainda pode aprimorar a experiência do usuário, na hora de registrar o filme informar qual extensão ele é, para que na hora da saída (output) do PHP, ele informe o cabeçalho correto.

E sua "viagem" é muito trabalhosa (serverside), pois imagine você colocar um filme HD, tem bem mais que 1GB, quanto tempo o servidor irá levar até criar o arquivo?! Depois ainda terá de excluir. Agora imagine somente 80 usuários fazendo isso? Processador + espaço em dísco + memória, pense.

Da forma como lhe disse é a forma mais útil e eficaz que conheço.

Ainda haveria uma outra alternativa, através do HTACCESS. Com ele você iria renomear o arquivo para não deixar exposto o arquivo original e ainda salvará cada autenticação de usuário. Ou seja, mudou a senha do banco através do site? Muda a senha do htaccess (proteção de senha), assim, o usuário teria de dar a senha dele para acessar o diretório de filmes também, e não somente o link.

Mas a mais interessante de se fazer é através do cabeçalho da página. Aí o que você faz, diz que a página é um vídeo, verifica se o usuário está logado, se estiver você faz o include do arquivo. :)

@Obs:

Há um player melhor, o Flowplayer. E não pense em forma manual, a programação está em nossas vidas justamente para automatizar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e claro, essa página que lhe disse é só para você incorporar a autenticação no seu arquivo .MP4 ou .AVI, etc. Também deve haver uma autenticaçao na página onde conterá o layout do seu site...

Então ou seja, terá a página "video.php?id=8" que ficará responsável por fazer um select no banco de dados, recuperar o diretório do arquivo e a extensão do mesmo. Após isso você define o cabeçalho e incluí o arquivo respectivo. Já na sua página do site "assistir.php" na hora de dizer ao player onde está o arquivo, você diz que está em "video.php?id=8"

À disposição! (:

@Edit:

O "video.php" pode ser interpretado como uma library para complementar a visualização dos vídeos, podendo existir um contador, ou até mesmo algo mais complexo que fica por conta de sua criatividade! Já o "assistir.php" interpreta-se como uma tela (view) da sua aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa parte aí é tranquila, já tenho a ideia da autenticação, a questão do nome da página ser chamada, que irei criar um campo na tabela só para ela, como a remoção dos acessos e caracteres especiais e espaços, fazer a modificação no .htaccess incorporando URL amigável na chamada da página, acho que irá melhorar, além de esconder propriamente o link direto para o site, mesmo tendo a questão da autenticação já sendo obrigatória... Aquele negócio, o meu sistema irá trabalhar com créditos, ou seja, se a pessoa comprar 50 filmes, e quiser dá a senha pra outra pessoa, bem, aí o problema será dela não é verdade? Outra coisa, eu gostei daquele lance das $_SESSIONS, não sei se você viu o link que inseri, achei interessante também... Enfim, irei fazer um apanhado geral das informações. Mais uma vez obrigado Cleiton e à todos que deram uma força aí em cima. =)

Agora tenho que me preocupar apenas com a questão jurídica, saber se existe algum problema em disponibilizar filmes que já comprei para minha locadora de forma online. Terei que consultar meu advogado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.