Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eronventer

Calculando porcentagens

Recommended Posts

Oi pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema de pontuação onde o representante vai pontuar a cada 10% atingido da meta dele, por exemplo:

Meta: 80%

1% a 10% atingido: 1 ponto

11% a 20% atingido: 2 pontos

21% a 30% atingido: 3 pontos

31% a 40% atingido: 4 pontos

41% a 50% atingido: 5 pontos

51% a 60% atingido: 6 pontos

61% a 60% atingido: 7 pontos

71% a 80% atingido: 8 pontos

81% a 90% atingido: 9 pontos

91% a 100% atingido: 10 pontos

Minha dificuldade é calcular o quanto ele atingiu no final do mês para dar a ele a pontuação, ou seja, se ele vai receber a pontuação conforme a meta atingida. Qual seria o primeiro passo, o raciocínio...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos supor que um representante tem uma meta de vender 27000,00 reais no mês e que ele fez as seguintes vendas no mês:

Venda 1 de 700,00 reais no dia 02;

Venda 2 de 1200,00 reais no dia 04;

Venda 3 de 340,00 reais no dia 05;

Venda 4 de 1510,00 reais no dia 14;

Venda 5 de 3444,00 reais no dia 22;

No total ele vendeu 7194,00 reais certo? Esses 7194,00 equivalem a quanto na meta de 27000,00? Matemática básica:

7194 / 27000 = 0,26644 * 100 = 26,64%. Ou seja, ele cumpriu 26,64% da meta dele. Agora é só passar para o PHP.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui compreender a lógica no seu exemplo, porém no caso do meu cliente a meta é definida em % para cada produto (exemplo abaixo) que eles chamam de pulverização, então vou ter que resgatar a qtde de cada produto que o representante vendeu e calcular de alguma forma a % equivalente a meta estipulada e ver se ultrapassa ou não para pontuar, então como posso fazer isso?

Feijão: meta de 80% e no final do mês vendi 5000 fardos

Arroz: meta de 30% e no final do mês vendi 2000 fardos

Trigo: meta de 5% e no final do mês vendi 500 fardos

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique a quantidade de cada produto vendido, verifique qual quantidade corresponde a 100%, assim você pode calcular se ele atingiu a meta calculando quantos % ele vendeu e comparando com a meta de cada produto.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui compreender a lógica no seu exemplo, porém no caso do meu cliente a meta é definida em % para cada produto (exemplo abaixo) que eles chamam de pulverização, então vou ter que resgatar a qtde de cada produto que o representante vendeu e calcular de alguma forma a % equivalente a meta estipulada e ver se ultrapassa ou não para pontuar, então como posso fazer isso?

Feijão: meta de 80% e no final do mês vendi 5000 fardos

Arroz: meta de 30% e no final do mês vendi 2000 fardos

Trigo: meta de 5% e no final do mês vendi 500 fardos

Assim fica difícil de ajudar, pois você não fala objetivamente quais dados você tem em mãos e quais dados você precisa calcular. Tentei adivinhar mas não consegui. A minha intuição me diz que não tem lógica alguém chegar para você e falar "você precisa alcançar pelo menos 60% da meta esse mês" sem eu saber QUAL é essa meta. Sacou meu pensamento? Tente explicar objetivamente o que precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

André D. Molin, quando me explicaram também me confundi, então vou passar a tabela exemplo que me passaram para ver se conseguimos entender.

----- // ------

Produto | Positivação | Pulverização

Feijão | 105 | 78,36%

Arroz | 69 | 51,49%

Média de clientes atendidos: 134

*Positivação = Qtde média de venda do produto

*Pulverização = (Positivação / Média de clientes atendidos) * 100

----- // ------

A cada pedido faturado do representante será gravado em uma tabela os dados conforme exemplo:

NF | Data NF | Produto | Cliente | Qtde
0001 | 12/3/2014 | Feijão | 1 | 500

0002 | 12/3/2014 | Feijão | 4 | 100

0003 | 12/3/2014 | Feijão | 1 | 200

0003 | 12/3/2014 | Arroz | 7 | 1000

----- // ------

Então assim, com esses dados preciso chegar a uma porcentagem de venda de um determinado produto e ver se bateu a meta/pulverização.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uns testes com dados que tenho aqui.

Talvez esse sql sirva para você iniciar

ps. Nomeei como tabeladois, corrija com o nome da sua tabela e/ou campos

select distinct(td.produto) as produto,avg(qtde) as positivacao, avg(qtde) as qtde,(avg(qtde)/count(cliente))*100 as pulverizacao
from  tabeladois as td
group by (produto)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.