Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kall.max

Alguém sabe como criar um CMS do zero

Recommended Posts

De início parece bicho de sete cabeças o php, mas com o tempo você vai vendo que quase nem precisa da funções mencionada acima.

Estude o links que lhe passei e procure principalmente por PDO, mysql e jquery, digamos que é o caminho das pedras.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lendo o que foi sugerido, pelo Williams Duarte e fazendo varias pesquisas, requisitei o seguinte:

Refiz minha lógica com poucas modificações e ficou como segue abaixo, me digam uma coisa quem desenvolve profissionalmente aqui no forum, vcs usam cms pronto pra desenvolver site pra seus clientes ou criam do zero e/ou como fazem para fazer a area administrativa para os clientes manipularem seu site.

Decidir usar o PHP OO e PDO para fazer isso.

Veja minha lógica apurada:

Criar uma pagina na área administrativa que de a opção para criar um menu salva-lo no banco com referencia a uma url(pre-definida) que referencia para uma pagina criada posteriormente, logo em seguida criar se uma *pagina na área administrativa lincando o menu criado anteriormente, tudo gráfico, salvando-a também no banco de dados. (Para que uma pessoa que não saiba programar possa entrar no painel e criar editar e excluir quantas paginas e menus quiser).

Depois com um select faço a chamado no back-end em uma **pagina (unica) exemplo "page.php" condicionando ela assim: se existir conteudo novo na tabela "menu" do banco exibir o menu(menu +1) e quando clicado(com um $_GET[] passado pela url) fazer a chamada dos dados do banco (na tabela conteudo por exemplo) e exibir na área de postagem da pagina recém criada.

Explicação dos asteriscos: *Não sei criar uma pagina e adicionar a formatação dela via codigo PHP (

fopen() - 'Abre' o arquivo para que possa ser manipulado.

fgets() - Pega uma linha do arquivo até o máximo de 1024bytes.

feof() - Durante a leitura de um arquivo, avisa se chegou ao final.

file_get_contents() - Pega todo conteúdo do arquivo aberto como uma string.

ftruncate() - Reduz o tamanho do arquivo. Usado para apagar seu conteúdo.

fwrite() - Escreve no arquivo.

unlink() - Apaga o arquivo indicado.

Usando estes métodos() do PHP ou outra mais facil

)

**usando OO em php para criar telas para exibir os dados (em uma unica pagina) ao de precisar criar varias paginas.

a sequencia seria = criar menu -> criar pagina -> inserir a formatação (css, javascript etc) que ja esta criada so feito o link delas mas graficamente -> verificar se existe conteúdo na tabela menu, caso sim exibi-lo no front-end-> depois verificar se se o menu existe exibe-o e faz uma condição pra verificar novos conteúdos de postagem, se sim ao clicar no menu (por meio de um $_GET['url'].

Estou aberto a ideias me digam o que fica mais facil, o que vcs usam para desenvolver para seus clientes.

"A solução de conhecimento é:

-->ninguém é tão inteligente que nunca possa aprender, ninguém é tão burro que nunca possa ensinar"

Compartilhar este post

Link para o post

Decidir usar o PHP OO e PDO para fazer isso.

Pelo que vi você esta querendo criar algo do zero e utilizar OOP + PDO + MYSQL + jQUERY + AJAX + JAVASCRIPT, para não sair programando sem rumo e sem saber o que esta fazendo, e para seu projeto não sair muito caro, sugiro que alem das vídeos aulas e links, você estude primeiro sobre:

UML

Diagramas de Classe

Wireframes

Muito material aqui neste link sobre Classe e Objetos, mais vai pelo o início para não se perder.

MySql

sql

MVC

É muiiiiiiiita coisa amigo, mais digamos que é o básico para um bom sistema nos dias de hoje, bons estudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceridade mesmo? Comece mais devagar, vai por mim, é necessário projetar/pensar um sistema antes de sair "codando".

Sim, planejar pode ser a parte chata/difícil no desenvolvimento de um projeto ( principalmente para dev's solo ), imagine um framework (laravel, zend, etc, etc), você acha que eles são feitos da noite para o dia? Não mesmo ! Existe muita gente, tempo, boa vontade envolvido.

Não entenda isso como um desencorajamento no desenvolvimento do seu, por favor, apenas estou tentando lhe mostrar a complexidade.

Estou trabalhando com laravel a uns 8 meses e estou achando bem interessante. Resolve os problemas das galaxias e tudo mais? Nem ele e nenhum outro inclusive. Tudo depende do que a aplicação necessita.

O laravel é um framework que utiliza técnicas bem fundamentadas e modernas de PHP.

Fica a sugestão caso queira conhece-lo melhor - http://laravel.com

Boa sorte nos estudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera muito obrigado pelas dicas, superaram minhas expectativas de ajuda.

Obrigado:

Sou programador Java(JSP) OO, C# Estrutural e OO.

Programo COBOL basico, android, J2ME.

E to tentando aprender PHP OO + PDO, pois ja sei o estrutural.

JavaScript(Jquery framework), CSS, HTML, Mysql, SQL em geral eu sei muito bem.

O unico que sei bem pouco e Ajax, mas esse vou me empenhar aprender.

Será que é muito dificil fazer isso em PHP (atualmente para web e melhor pois roda em todas plataformas) com o que eu sei de programação ??

Compartilhar este post

Link para o post

@kall.max

Você tem um currículo invejável, no bom sentido é claro, ainda pergunta cara! :clap:

Segue em frente, linguagem mais difícil você já sabe, adaptar-se é só uma questão de tempo.

A vantagem do PHP é que se tiver uma dúvida em relação a alguma função, é só procurar no google e vai cair a resposta.

Se não conseguir algo poste aqui no fórum que a comunidade lhe ajuda. :graduated:

ou http://pt.stackoverflow.com, php.net :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera,

Minha pesquisa resultou neste codigo,

o que me dizem dele, será que compensa é seguro ?

[php] 

<?Php 
$ content = <<< EOL 
<head> 
</ head> 
<body> 
Nova página 
EOL; 

mysql_connect ( "localhost" , "..." , "..." ); 
mysql_select_db ( "..." ); 
$ result = mysql_query ( "SELECT * FROM ... ORDER BY ID" ) 
or die ( mysql_error ()); while ( 

$ linha = mysql_fetch_array ( $ resultado )) { 
$ content . = $ linha [ 'nome' ] ; 
} 

$ content =. <<<EOL 
</body> 
</html> 
EOL; 
$file = "page.php" ; 
$open = fopen ( $file , "w" ); 
fwrite ( $open , $content ); 
fclose ( $open ); 
?> 

[/php]

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma como esta querendo fazer estará dificultando sua aprendizagem, não é necessário gravar os dados dinâmicos em um arquivo, basta dar um echo na variável

echo $content 

para te ajudar a montar seus layouts use

http://getbootstrap.com/

http://globocom.github.io/bootstrap/

procure também entender o conceito MVC.

include

include_once

GET['page']

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma como esta querendo fazer estará dificultando sua aprendizagem, não é necessário gravar os dados dinâmicos em um arquivo, basta dar um echo na variável

echo $content 

para te ajudar a montar seus layouts use

http://getbootstrap.com/

http://globocom.github.io/bootstrap/

procure também entender o conceito MVC.

include

include_once

GET['page']

Tens razão: postei este codigo ai acima por erro, fiz burrada.

Depois de concluir hoje um curso do PHP OO + PDO pude observar o quão é mais simples o desenvolvimento com orientação a objeto,

Agora so tenho que descobrir como fazer a criação da pagina e chama-la no front-end. Sera meu proximo passo nesse próximos dias.

Acredito que será facil.

Tive fazendo varias consultas, "how create page in php and mysql" dentre outras e vi diversas formas, porém nenhuma como eu quero : vou dar uma consultada a fundo no manual do php pra ve o que consigo.

Estive observado novamente as dicas acima e abrir um topico de duvida em "cms" : derepente o laravel ou o phalcon poderão me auxiliar. ->

http://forum.imasters.com.br/topic/519936-laravel-ou-phalcon-ou-criar-um-do-zero/

Valeu desde já,

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de sugerir outros antes, eu ficaria com o cakephp para começar a entrar no mundo do Frameworks, por o seguinte motivo de acordo com o manual do mesmo.

• Comunidade ativa e amigável
  • Licença flexível
  • Compatível com o PHP 5.2.6 e superior
  • CRUD integrado para interação com o banco de dados
  • Scaffolding para criar protótipos
  • Geração de código
  • Arquitetura MVC
  • Requisições feitas com clareza, URLs e rotas customizáveis
  • Validações embutidas
  • Templates rápidos e flexíveis (Sintaxe PHP, com helpers)
  • Helpers para AJAX, JavaScript, formulários HTML e outros
  • Componentes de Email, Cookie, Segurança, Sessão, e Tratamento de Requisições
  • Controle de Acessos flexível
  • Limpeza dos dados
  • Sistema de Cache flexível
  • Funciona a partir de qualquer diretório do website, com pouca ou nenhuma configuração do Apache.

e a curva de aprendizagem 10 vezes mais rápido. =D

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de sugerir outros antes, eu ficaria com o cakephp para começar a entrar no mundo do Frameworks, por o seguinte motivo de acordo com o manual do mesmo.

• Comunidade ativa e amigável
  • Licença flexível
  • Compatível com o PHP 5.2.6 e superior
  • CRUD integrado para interação com o banco de dados
  • Scaffolding para criar protótipos
  • Geração de código
  • Arquitetura MVC
  • Requisições feitas com clareza, URLs e rotas customizáveis
  • Validações embutidas
  • Templates rápidos e flexíveis (Sintaxe PHP, com helpers)
  • Helpers para AJAX, JavaScript, formulários HTML e outros
  • Componentes de Email, Cookie, Segurança, Sessão, e Tratamento de Requisições
  • Controle de Acessos flexível
  • Limpeza dos dados
  • Sistema de Cache flexível
  • Funciona a partir de qualquer diretório do website, com pouca ou nenhuma configuração do Apache.

e a curva de aprendizagem 10 vezes mais rápido. =D

Beleza, vou procurar entender ele vi no slidshare varias apresentações vou dar uma olhada.

CakePhp->LavouEu(){}.

rrss

Compartilhar este post

Link para o post
Manipulação de arquivos em php
Observei e puder criar este código ele funciona muito bem( criar o arquivo certinho faz a inserção de conteúdo na pagina criada) só não consegui fazer a leitura de um arquivo externo e adicionar na nova pagina.
Criei seguinte código:
<?php

$file = 'pagina'; //armazena o nome do arquivo
//Cria o arquivo
$newFile = fopen($file . '.php', 'w+');
if ($newFile == false)
die('Não foi possível criar o arquivo.');

// abre o arquivo colocando o ponteiro de escrita no final
$file_insert = /*Aqui eu quero abri um arquivo template.php pegar
* * o valor dele e colocar na nova pagina criada*/

$arquivo = fopen($file . '.php', 'a+');
if ($arquivo) {
// move o ponteiro para o inicio do arquivo
rewind($arquivo);
if (!fwrite($arquivo, $file_insert)) //Insere o conteudo na pagina criada
die('Não foi possível atualizar o arquivo.');
echo 'Arquivo atualizado com sucesso';
fclose($arquivo);
}
?>

Como eu faço a inserção ( abrir o arquivo template.php, fazer a leitura e depois incluir ele na nova pagina)

no caso a inclusão é feita aqui (

if (!fwrite($arquivo, $file_insert)) //Insere o conteudo na pagina criada
die('Não foi possível atualizar o arquivo.');
echo 'Arquivo atualizado com sucesso';
fclose($arquivo); 
)

preciso fazer com que o fwrite faça uma copia do conteudo do template e inclua no novo arquivo criado.

Será que tem como fazer isso ??

Será é seguro esse codigo ??

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que, pelo período da última postagem, ele já achou a resposta!

Postado 05 maio 2014 - 18:10 :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você tem que começar devagar, primeiro estruture seu painel, crie tudo necessário para o bom funcionamento do sistema.

Depois de tudo isso pronto, faça logins, recuperações de senha, envio de emails, nível de administradores etc.

Ao invés de criar o sistema completo de cara, abra espaço para plugins, assim outros pode te ajudar nesse projeto, tirando uma carga grande de você.

Pois o que parece que você quer fazer uma versão sua do WP.

Compartilhar este post

Link para o post

já que foi ressuscitado

fiquei curioso, será que entendi certo?

o cara ta criando paginas dinâmicas ao pé da letra, ele ta criando os arquivos!!

será que na visão dele o cms wordpress cria uma pagina pra cada post feito?

ou eu nao entendi a intenção dele ou ele não entendeu o significado de páginas dinâmicas no PHP

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.