Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andre.Ibt

Pesquisas em Delphi

Recommended Posts

Sou iniciante em Delphi, sempre programei em Java, e preciso fazer um programa como trabalho para a faculdade...

Na loja onde eu trabalho, temos um sistema em Delphi e quando vou fazer uma pesquisa (cliente, fornecedor, produtos, etc) eu seleciono uma determina coluna da tabela e digito o valor da pesquisa. Por Exemplo: na tabela de produtos tem Código do Produto, Nome e Marca. se eu clicar em marca aparece um Edit para eu informar o código do produto, se eu clicar em nome aparece um Edit para pesquisar pelo nome ou se eu clicar na coluna de Marca eu faço a pesquisa pela marca.

Eu gostaria de saber como fazer isso... Alguém poderia me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes... a primeira coisa é você dizer em que componente está clicando na tela... supondo que seja um radiogroup, bastaria você programar o evento OnClick dele para, de acordo com o valor do seu ItemIndex, setar o Caption do Label associado ao Edit para o desejado... dai preencher o campo e na hora de programar o evento onClick do botão de pesquisa montar o sql dinamicamente usando o mesmo ItemIndex do Radiogroup para definir o filtro a ser usado (desde que o Edit esteja preenchido).

Dê mais detalhes do que está usando no seu projeto, do código que já montou pra podermos auxiliar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Chrnos, no sistema da loja não tem radio button, de acordo com a coluna que eu seleciono na própria tabela é que gera o filtro para a pesquisa...

Para Explicar melhor... quando eu seleciono o botão de Produtos, abre uma Dialog com uma Tabela, apenas isso... A Tabela contem todos os produtos cadastrados, conforme a coluna que eu seleciono é o filtro que é gerado... (Se eu soubesse como enviar uma imagem eu colocaria para vc ver como é o nosso sistema)

Compartilhar este post

Link para o post

Então, deixe-me ver se entendi... você tem uma tela com um componente visual (um dbgrid por exemplo), onde é mostrado os dados da tabela.... ai tem 3 botões na tela: um pra filtrar por produto, outro pra nome e outro pra marca, e quando clica em um deles é mostrado apenas um prompt para digitar o valor a ser pesquisado, é isto? Ou o seu plano é fazer a tela de pesquisa do zero, usando apenas um componente visual (dbgrid) e, a partir do click em uma das suas colunas, exibir a opção de filtrar os dados pelo valor informado no edit exibido via pop-up?

Uma outra pergunta: você tem os fontes desta tela de pesquisa? Pode postar o código que está lá pra analisarmos?

Compartilhar este post

Link para o post

Não possui botão algum na tela, somente a DBGrid...

Acho q seria igual a segunda alternativa, é uma DBGrid contendo todos os dados por exemplo:

1ª Coluna | 2ª Coluna | 3ª Coluna |

------------------------------------------

Código | Nome | Marca |

-------------------------------------------

0001 | ABC | Avulso |

0002 | XYZ | Avulso |

Se eu clicar em cima do código (1ª Coluna) 0001 exibe um Edit para eu pesquisar por código

Se eu clicar em cima do nome (2ª Coluna) ABC exibe um Edit para eu pesquisar por nome

Se eu clicar em cima da marca (3ª Coluna) Avulso exibe um Edit para eu pesquisar por Marca

Não há botão algum, apenas clico em algum lugar da DBGrid, conforme o lugar q eu selecionei será o filtro da minha pesquisa

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.