Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pamh

Sistema de busca em PHP

Recommended Posts

Olá

sou nova em PHP, mas ja conheço como funciona buscas em mysql

a minha duvida é o seguinte

eu tenho um site de produtos mas nao quero cadastrar os produtos com o nome deles

gostaria que ficasse algo mais profissional

exemplo

www.site.com/produto.php?id=id_do_produto

ou

www.site.com/produto?id=id_do_produto

quanto a busca no mysql isso é facil, eu faria uma busca no ID do produto e retornaria para o cliente o link para ele

o que nao sei é o seguinte, como que eu faço a pagina de "produto" com os IDs, por exemplo

www.site.com/produto.php?id=323 seria o ID de uma camisa

e

www.site.com/produto.php?id=434 seria o ID de uma caneca

eu precisaria criar pagina por pagina? por exemplo, eu teria que criar a pagina, produto.php?id=323 ? e assim por diante?

eu ja elaborei um sistema de busca, usando o mysql junto com os IDs dos produtos, o que nao sei exatamente, é se eu preciso criar pagina por pagina dos produtos daquele jeito

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, você criaria uma página e pegaria o id do produto usando GET

Compartilhar este post

Link para o post

sim, isso eu ja consegui fazer, criaria a pagina, e no banco de dados estaria os dados referente a essa pagina

por exemplo

id nome modelo marca tamanho

so, o que eu nao entendi, é

eu teria que criar as paginas com o nome

produto.php?id=323 e assim por diante? o servidor aceitaria alguma coisa, depois do .php?

isso que eu nao entendi

por exemplo a pagina da camisa

id nome modelo marca tamanho

323 camiseta banda normal marca m

se a pessoa procura por banda tal ou tamanho, apareceria os ID's para ele

www.site.com/produto.php?id=323 e assim por diante

Gostaria de saber, se eu teria que criar a pagina com o nome produto.php?id=323

Compartilhar este post

Link para o post

Pamh, antes de escrever, pense no que que vai escrever e leia pra ver se é interpretável. Fiquei vários minutos aqui pra tentar interpretar o que você escreveu.

Pamh, quando se inicia em qualquer linguagem de programação é bom você aprender com exemplos prontos e funcionais, porque se não você vai ter duvidas em projetos simples e querer que a gente poste o código inteiro pra você e não estou a fim de fazer isso e loja virtual não é básico para iniciante.

Pamh, você vai ter duas páginas, uma de pesquisa e uma de produto. A página de pesquisa poderá ter esse formato de URL: pesquisa.php/?id=&nome=&modelo=&marca=&tamanho= além de outros parâmetros que você deseje ou tenha que incluir.

Ao fazer uma pesquisa no banco de dados, você terá os ids dos produtos pesquisados, e esses ids você usa na página produto.php?id= , não há necessidade de mais parâmetros na página produto.php.

Lembre-se, você só terá uma página pesquisa.php(Servirá para todas as pesquisas) e uma página produto.php(Servirá para todos os produtos)

Se não for isso que precisas, pare, respire e escreva com calma o que deseja.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao, nao to pedindo o codigo pronto, o sistema de busca eu ja fiz

nao esta tao sofisticado, ele apenas procura por palavras chaves no banco de dados, e tras uma lista de produtos relacionados

eu fiz um sistema de busca baseado nos ID's dos produtos, o banco de dados salva informaçoes pertinentes aos produtos, entao o ID 323 contem

nome modelo marca e tags

eu ja montei a pagina de produtos, e cada produto tem um link em particular

www.site.com/masculino/camisa_modelo.php

eu nao entendo apenas como eu deixaria a pagina desse estilo

www.site.com/masculino?id=323

eu sei que eu precisaria usar o $_GET mas nao sei como usa-lo para pegar tal informaçao

nao sei como atribuir o valor dos ID's aos produtos, como eu te disse, cada produto tem uma pagina em particular, eu nao sei como eu faria por exemplo, uma pagina com todos os produtos, e atribuiria os ID's a eles

a minha atual pagina de busca esta buscando nao pelos ID's mas pelo nome, entao se alguem quer uma camisa com uma certa estampa de uma banda, ele digita o nome da banda, e no meu banco de dados esta o link da pagina

a busca retorna entao, o link para a camisa, e nao o ID, espero que voce tenha entendido

Compartilhar este post

Link para o post

Agora estou começando a entender. Bom, você tem todos os dados dos produtos no banco de dados certo. Então você cria uma página produtos.php, onde você sempre passará o id do produto na url assim: produtos.php?id=100

Então na página produtos você coloca assim pra pegar o id:

if(isset($_GET['id']) && is_numeric($_GET['id'])){
$idProduto = $_GET['id'];

//Faz um select para pegar os dados do produto em especifico no banco de dados procurando pelo id do produto

//Mostra o produto em questão

}

Entendeu?

Caso você queira deixar com uma url personalizada tipo www.site.com/roupas/masculino/123 deve estudar urls amigaveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acho que url amigáveis é meio complicado pra você visto que nem o $_GET você tem muita intimidade :)

Compartilhar este post

Link para o post

na pagina produto.php:

<?php

if(isset($_GET['id'])){

$res = mysql_query("SELECT * FROM produto WHERE id='".mysql_real_escape_string($_GET['id'])."' LIMIT 1") or die(mysql_error());

$produto = mysql_fetch_assoc($res);

echo "<PRE>";

print_r($produto);

echo "</PRE>";

}

?>

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui fazer o que eu queria

eu criei o banco de dados com as informaçoes de cada produto

o que eu queria saber, era, como definia os numeros em cada url

www.site.com/produto.php?id=323

e isso quem define é o programador mesmo

nos links é so colocar o id do produto

mas Obrigado por tentarem ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.