Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

benutte20

SQL Server via ODBC

Recommended Posts

boa tarde galera, estou tentando criar uma conexão via ODBC no SQl Server 2012, porem não estou tendo sucesso toda vez aparece esse erro ai, por favor me ajudem!! não conheço muito de SQL estou aprendendo na facul agr!!

Tentativa de conexão
[Microsoft]
Provedor de Pipes Nomeados: Não foi possível abrir uma conexão com o SQL Server [2]. 
[Microsoft][sql Server Native Client 11.0]O tempo limite do logon expirou
[Microsoft][sql Server Native Client 11.0]Erro relatado pela rede ou específico à instância ao estabelecer conexão com o SQL Server. O servidor não foi encontrado ou não está acessível. Verifique se o nome da instância está correto e se o SQL Server está configurado para permitir conexões remotas. Para obter mais informações, consulte os Manuais Online do SQL Server.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. vc consegue acessar pelo Management Studio?

2 . consegue dar um telnet neste servidor?

3. como esta a autenticacao do SQL? Mista?

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

não tentei acessar, farei isso agr, a autenticação é logon: sa e minha senha"

estou fazendo tudo local, mesmo assim preciso permitir conexões remotas dentro do sql? na opção de escolher um servidor eu coloco (local) ?

Compartilhar este post

Link para o post
preciso permitir conexões remotas dentro do sql

se é versão express, sim, mas não é "dentro" do sql.

é num painel de administração que é instalado à parte

(melhor dizendo: é instalado junto, mas acessado à parte)

agora não me lembro extamente qual é, verifique pelo iniciar - programas etc..

(tipo sql server control center, algo assim) - lá vc habilitará o protocolo tcp/ip.

1 obs: dependendo da sua aplicação você não vai precisar do driver ODBC;

há conexão nativas do framework .net especificas p/ sql server que são mais recomendaveis

(e mais faceis tb)... qqer coisa, retorne c/ + dados sobre sua aplicação

(PHP? Visual studio?).

Compartilhar este post

Link para o post

se é versão express, sim, mas não é "dentro" do sql.

é num painel de administração que é instalado à parte

(melhor dizendo: é instalado junto, mas acessado à parte)

agora não me lembro extamente qual é, verifique pelo iniciar - programas etc..

(tipo sql server control center, algo assim) - lá você habilitará o protocolo tcp/ip.

1 obs: dependendo da sua aplicação você não vai precisar do driver ODBC;

há conexão nativas do framework .net especificas p/ sql server que são mais recomendaveis

(e mais faceis tb)... qqer coisa, retorne c/ + dados sobre sua aplicação

(PHP? Visual studio?).

seria p utilizar o php ao sql server, o professor só explicou usando o ODBC para fazer a conexao, se você puder me explicar outra forma ficaria grato

Compartilhar este post

Link para o post

ah, sim. p/ conectar ao PHP antigo eu só conseguia via ODBC mesmo.

Bom, 1º veja se consegue acesso pelo Management Studio.
se estiver tudo ok:

1. crie no Management Studio um banco de dados e uma tabela simples p/ teste (2 ou 3 colunas, use chave primária);
feche o Management Studio.

vou t passar os passos com 1 sistema mais antigo
(windows XP Prof SP2 ou 3, PHP 5.2, sql server 2008 XPress SP2):

2. libere o protocolo TCP/IP pelo caminho q já indiquei.

no momento estou sem sql server aqui no serviço, mas veja essas dicas:
https://www.google.com.br/search?q=liberar+protocolo+tcp%2Fip+sql+server&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=G09_U-ytOcfHgAS67YCADA

3. Painel de Controle – Ferramentas Administrativas – Fontes de dados (ODBC) - Fontes de dados de sistema – Adicionar; na tela seguinte, selecione “SQL Server” ou “SQL Server Native Client 10.0”. Neste tutorial vamos escolher a 1ª opção (mas as duas, em nossos testes, deram certo) – Concluir; na tela seguinte, em “Nome” dê um nome para a conexão, à sua vontade; e, logo abaixo, em “Servidor” selecione o nome da instância do SQL Server que você deseja acessar – Avançar; na tela seguinte, verifique se estará selecionada a forma como você se conecta normalmente à instância (modo integrado do Windows ou login e senha personalizados) e selecione também (ou deixe selecionada) a opção “Conectar-se ao SQL Server para obter as configurações padrão...” – Avançar; na tela seguinte, ative a opção “Alterar o banco de dados padrão para:” e imediatamente abaixo será habilitado um menu “pull down”; selecione o banco que deseja acessar – Avançar; na tela seguinte, não é preciso alterar nada – Concluir.

Na tela seguinte (“Instalação do ODBC para SQL Server”) clique em “Testar fonte de dados”; deverá surgir uma mensagem “Testes concluídos com êxito”. Confirme em OK; sua conexão ODBC já estará pronta.

4. Para utilizá-la agora numa pg PHP, tente o seguinte código:

<?php
$con_sql = odbc_connect("nome-da-conexão-ODBC", "", "");
$sql = odbc_exec($con_sql,"SELECT * FROM TABELA-QUE-você-CRIOU-NO-PASSO1");
$i=0;
while(odbc_fetch_row($sql)) {
    $i++;
echo odbc_result($sql,"COLUNA 1 DA TABELA-QUE-você-CRIOU-NO-PASSO 1")." - ";
echo odbc_result($sql,"COLUNA 2 DA TABELA-QUE-você-CRIOU-NO-PASSO 1")." - ";
echo odbc_result($sql,"COLUNA 3 DA TABELA-QUE-você-CRIOU-NO-PASSO 1");
echo "<br/>";
}
?>

obs:
- pode ser necessário liberar essa porta 1433 no firewall do windows;
- atualmente eu tentaria PDO; quando possivel, pesquise a respeito pois é 1 solução mais recomendável.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, acho que o problema esta no meu win 8, fiz os mesmos procedimentos numa outra maquina com win 7 e tive sucesso....fecharei o tópico e gostaria de agradecer a vocês pela ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.