Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ariel.morgan

Exibir Somente Itens Ativos No Grid [Delphi7]

Recommended Posts

Olá pessoal, minha primeira dúvida aqui no fórum e primeiro post!
Sou programador iniciante, iniciante mesmo! Estou no primeiro ano 1 semestre Completo, então já peço desculpas pelos códigos

desenvolvidos errados ou mal desenvolvidos ('Todas as dicas serão muito bem vindas'), meu objetivo é aprender e trocar idéias construtivas [Obrigado!].

Minha dúvida é a seguinte:

Tenho um banco de dados com o Nome CLIENTES no IBConsole, com o campo ATIVO CHAR(1) esse campo vai receber informações booleanas T (True) e F (False). Preciso que no Delphi meu dbgClientes exiba somente os itens com o campo ATIVO = T como consigo fazer isto no Delphi?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, não faz nem dois dias foi aberto um tópico sobre o mesmo assunto aqui no fórum (http://forum.imasters.com.br/topic/523857-dbgrid-exibindo-somente-itens-ativos/) ... dê uma lida e qualquer coisa volte a questionar, explicando claramente qual a sua dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero exibir somente os itens ATIVO= ' T ' no DBGrid, não sei como fazer isso no código em Delphi!! Porque esse mesmo campo ATIVO recebe T ou F ...

MINHA TABELA É ESSA:

* Table: CLIENTES, Owner: SYSDBA */

CREATE TABLE "CLIENTES"
(
"COD_CLIENTE" INTEGER NOT NULL,
"NOME" VARCHAR(45) NOT NULL,
"CPF_CNPJ" VARCHAR(18) NOT NULL,
"RG_IE" VARCHAR(14) NOT NULL,
"ORGAO_EMISSOR" CHAR(5),
"IM" VARCHAR(15),
"FONE_RES" CHAR(11),
"FONE_COM" CHAR(11),
"CELULAR" CHAR(11),
"ENDERECO" VARCHAR(40),
"BAIRRO" VARCHAR(30),
"CIDADE" VARCHAR(40) NOT NULL,
"UF" CHAR(2) NOT NULL,
"CEP" CHAR(10) NOT NULL,
"E_MAIL" VARCHAR(30),
"DATA" DATE,
"NOME_PAI" VARCHAR(40),
"NOME_MAE" VARCHAR(40),
"DATA_NASC" DATE,
"ATIVO" CHAR(1),
PRIMARY KEY ("COD_CLIENTE")
);
SET TERM ^ ;
/* Triggers only will work for SQL triggers */
CREATE TRIGGER "GERA_COD_CLIENTE" FOR "CLIENTES"
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
BEGIN
NEW.COD_CLIENTE = GEN_ID(GEN_COD_CLIENTE,1);
END
^
COMMIT WORK ^
SET TERM ;^
PRECISO EXIBIR NO MEU DBGRID SOMENTE OS REGISTROS COM O CAMPO ATIVO = T !!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, você leu o código que postei no link anterior? Sua dúvida é sql básico e já postei no outro tópico um exemplo de como seria o formato do sql que precisa usar, só teria que trocar o 'A' no final por 'T' e ajustar para a sua tabela... Você postou agora o código de geração da sua tabela no banco, blz... mas não falou nada de como está seu código no delphi, qual a sua dúvida realmente... se o problema é que não sabe como fazer a conexão ao banco, setar as propriedades no query, como montar a query dinamicamente para exibir os dados no grid, como linkar os componentes... o que realmente não está conseguindo fazer? Em que parte está empacado? Sem saber isso fica difícil dar sugestões... em todo caso, dê uma lida nisto:

Tutorial consulta sql: http://www.devmedia.com.br/tutorial-sql-seu-guia-pratico-para-execucao-de-consultas-parte-i/2973

Tutorial dbgrid: http://www.delphibr.com.br/artigos/delphioracle.php

Compartilhar este post

Link para o post

:skull: Cara, não estou sabendo me expressar kkkkkkk

Vou tentar explicar de outra forma, eu não sei como eu faço pra que isso funcione, não sei se preciso adicionar uma Query ou um ClientDataSet e como eu ligo isso pra funcionar, de forma que exiba os dados que receberem ATIVO=T, é dúvida que dever ser mole pra vocês... mas estou iniciando agora no Delphi e to buscando aprender o mais que posso :flores:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já postei dois links que falam disso Ariel... no primeiro post eu citei resumidamente as ligações necessárias e no meu último post inclusive postei um tutorial de uso do dbgrid que explica passo a passo o que fazer... acho que um pouco de boa vontade em lê-los é o mínimo né? Pode até ser que ele não se aplique totalmente ao banco de dados que está usando, mas tá bem claro os passos nele e algumas coisas são só adaptações aos componentes que pretende usar (que por sinal não disse de novo, se usa ADO, DBExpress ou outro componente). :closedeyes:

Compartilhar este post

Link para o post

:upset: pois é eu li e salvei os links caso eu precise, mas consegui fazer de outra forma aqui, Vlw pela ajuda, próximo Tópico espero conseguir me expressar melhor !!
Obrigado Pela Ajuda, vo marcar o seu aqui porque os links me ajudaram um pouco sim !!

VLW :coolio:

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.