óbulo 0 Denunciar post Postado Julho 17, 2014 Boa tarde amigos, É a minha primeira participação neste fórum, creio que posso contribuir com vários amigos futuramente, mas no momento preciso da ajuda de vcs. O problema consite em que estou modificando os forms, na verdade já modifiquei a maioria para serem auto-ajustáveis, modificando as ancoragens dos objetos visuais devidamente para que ao maximizar eles fiquem o melhor possível. Desde que começei a fazer isso tenho enfrentado problemas com a posição dos objetos (geralmente sempre na parte inferior) vários forms. Eu coloco os botões dentro dos devidos painéis nas posições, corretas, salvo, e quando fecho todo o projeto e abro novamente, ele volta a ficar como estava antes que eu o salvasse, é como se de fato não salvasse o DFM com as definições dos objetos. Vou exemplificar por meio das fotos abaixo, na 1ª é como ele está no momento em que abri: http://uploaddeimagens.com.br/imagens/form_mal_posicionado-png depois de fazer os devidos ajustes e salvar ele fica assim: http://uploaddeimagens.com.br/imagens/form_corretamente_posicionado-png--2 o problema é que embora eu faça isso, ao fecha ro projeto e abrí-lo novamente, ele está novamente como anteriormente, como antes dos ajustes que foram feitos por mim. Alguém tem idéia porque isso acontece? Fico à espera de alguem que possa dar uma luz pra isso que já tentei de tudo. Esqueci de dizer, estou usando o Delphi XE2 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Julho 17, 2014 Estes objetos são herdados de alguma outra classe? Se não, uma vez tive problemas assim no delphi 7 e tive que apagar o arquivo .dcu e os ~.dfm, ~.pas do projeto e recompilar para resolver... não sei se com o XE é a mesma situação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
óbulo 0 Denunciar post Postado Julho 17, 2014 Não amigo, não são herdados de classe nenhuma, não herança visual nesse sistema. Acrescento que algumas poucos forms não são afetados, apenas os principais. Hoje teve algo mais esquisito que aconteceu, ao intercarlar entre o form visual com os componentes e a visualização do código do DFM (usando Alt + F12) várias vezes seguidas, os botões ficaram quase na metade de cima do formulário. Loucura heim. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Julho 18, 2014 Achei alguma informação sobre possíveis causas numa pesquisa rápida no google. Dá uma lida: http://stackoverflow.com/questions/12911124/delphi-xe2-changes-dfm-even-though-nothing-has-been-changed Pelo que entendi no texto, há situações que as alterações que você faz no formulário, por algum motivo, não marcam o .dfm como alterado e, por isso, ao salvar o formulário as suas alterações podem não estar sendo salvas no dfm. O porque não sei dizer, eu só lembro de ter tido problemas assim na facul, a quase 14 anos atrás... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
óbulo 0 Denunciar post Postado Julho 19, 2014 É amigo li o link que me passou e vi lá a situação, e concordo que de fato é isso que está acontecendo. Os objetos instanciados são salvos como instanciados e não como estão de fato no form com suas modificações. No entanto, embora ainda não tenha testado as possibilidades que são comentaas ali sobre a dpi, mas acredito que não seja esse o problema, devido a apenas eu dentro os programadores mexem nesse projeto específico e apenas na minha máquina. Vou tentar algumas possibilidades daquelas embora acredite que não seja, mas como tem coisas no mundo da tecnologia que não apresentam uma lógica inteligível para explicá-la, então... quem está morrendo na praia é que tem que se salvar... rssss Mas obrigado pela dica. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites