joao1245 0 Denunciar post Postado Agosto 9, 2014 Bom Dia Pessoal, tudo bem!! Gostaria de saber se alguém com bons conhecimentos de modelagem de banco de dados poderia me ajudar. É o seginte, no projeto que estou modelando terei fabricante e fornecedor, sendo que um fabricante pode ser fornecedor também. Criei então uma relação de herança: Pessoa -----> Fabricante, Pessoa -------> Fornecedor. No modelo ER ficou assim: Pessoa(id, razao, nomefantasia, natureza, contato, endereço) Fabricante(cpf_cnpj,ie_rg, id_pessoa, ativo) Fornecedor(cpf_cnpj,ie_rg, id_pessoa, ativo) O que eu gostaria de saber é se a modelagem de herança está correto. E a dúvida principal, como farei para inserir e pra deletar. Tipo antes de inserir por exemplo Fabricante terei que verificar se o mesmo já está cadastrado na tabela Fornecedor e caso esteja, terei que puxar o id de pessoa pra jogar na tabela fornecedor, ou não?? E pra deletar, por exemplo pra deletar um fabricante, terei que verificar se o mesmo não está cadastrado como fornecedor pra poder deletar o registro da tabela pessoa, pois caso esteja cadastrado como fornecedor tbém,não poderei deletar o registro da tabela pessoa, pois estaria violando a integridade referencial. Preciso que algume me tire estas dúvidas pessoal. Grato desde já. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
joao1245 0 Denunciar post Postado Agosto 16, 2014 Esqueci de explicar... a relação que eu tenho é entre produto, fornecedor e cliente, então usei herança, mas não sei se se fiz certo: produto | | | Pessoa | | ------------------------ Fabricante Fornecedor E depois como vou inserir e como vou excluir registros: Tipo antes de inserir por exemplo Fabricante terei que verificar se o mesmo já está cadastrado na tabela Fornecedor e caso esteja, terei que puxar o id de pessoa pra jogar na tabela fornecedor, ou não?? E pra deletar, por exemplo pra deletar um fabricante, terei que verificar se o mesmo não está cadastrado como fornecedor pra poder deletar o registro da tabela pessoa, pois caso esteja cadastrado como fornecedor tbém,não poderei deletar o registro da tabela pessoa, pois estaria violando a integridade referencial. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lokaodomau 61 Denunciar post Postado Agosto 16, 2014 Desculpe @joao1245, mas está correto, o que está sentindo é uma insegurança natural, ficou bom! Só deixo uma dica, não delete as informações, apenas crie um campo do tipo DATE/DATETIME/TIMESTAMP que sirva para determinar que aquele registro não será mais utilizado, caso haja a necessidade a informação continuará disponível. Por exemplo, você deverá exibir todos os fornecedores dispensados e os produtos fornecidos... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites