#Allan 1 Denunciar post Postado Setembro 24, 2014 Tenho q fazer um relatório dos maiores devedores para um cliente e não estou conseguindo! Ele quer um relatório assim... "Fulano" esta devendo 10 parcelas de R$100,00, tenho q pegar essas 10 parcelas q são cada uma um registro e tornar em um registro só, ou seja "Fulano" fica com a dívida de R$ 1.000,00. tive um idéia de deixar o Recer(onde fica tudo o q o cliente tem a receber) em ordem alfabética e fazer um while onde ele pega desde o primeiro registro do recer e vai somando, e no final grava em um BD chamado TEMP. Se alguém souber me ajudar arrumar isso ou me mostrar algo mais fácil agradeço desde já! var xClien: String; xValor: Currency; DM.ibTemp.Open; DM.ibPesqRecer.Close; DM.ibPesqRecer.SQL.Clear; DM.ibPesqRecer.SQL.Add('select * from RECER'); DM.ibPesqRecer.SQL.Add('order by nome'); DM.ibPesqRecer.Open; DM.ibPesqRecer.First; while not (DM.ibPesqRecer.Eof) do begin xClien:= DM.ibPesqRecerNOME.Text; xValor:= 0; while DM.ibPesqRecerNOME.Text = xClien do begin xValor:= xValor + DM.ibPesqRecerVLRDEV.AsCurrency; Next; end; DM.ibTemp.Append; DM.ibTempNOME.Text:= xClien; DM.ibTempVALOR.AsCurrency:= xValor; DM.ibTemp.Post; DM.ibTemp.ApplyUpdates; DM.Trans.CommitRetaining; Next; end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Setembro 25, 2014 Amigo, isso é questão de sql... você pode resolver facilmente usando o comando SUM.... veja o link a seguir como exemplo: http://www.w3schools.com/sql/sql_func_sum.asp No seu caso, o mais simples seria isto (considerando os campos informados no seu código) DM.ibPesqRecer.Close; DM.ibPesqRecer.SQL.Clear; DM.ibPesqRecer.SQL.Add('select nome, SUM(VLRDEV) as Total from RECER Group by nome'); DM.ibPesqRecer.SQL.Add('order by nome'); DM.ibPesqRecer.Open; Somente isso já irá lhe retornar a lista de nomes com os valores agrupados em um único registro somados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
#Allan 1 Denunciar post Postado Outubro 6, 2014 vlw pela ajuda Chrnos, funcionou certinho! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites