Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dexter.senne

Recuperar Senha do Site

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, estou desenvolvendo um sistema, porém me deparei com a situação de o usuário ter de recuperar a senha dele caso o mesmo esqueça.

Problema: Porém não tenho até o presente momento encontrado nada sobre o assunto de como fazer ou quais meios devo utilizar para criar esse método de recuperação de senha, enviando um e-mail para o usuário com o link de recuperação.

Aguardo a ajuda de Vocês!!!

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça assim:

 

Crie uma campo (pode ser em uma tabela nova, ou como você quiser) que guardará uma string, no caso usarei um hash de MD5 (32 caracteres).

 

Quando a pessoa pedir para recuperar a senha, gere uma string aleatória e salve no banco de dados de forma que fique associado essa string aleatória com o usuário. Você pode colocar uma data do pedido para criar um prazo de validade.

$key = md5(rand());

Agora gere um link contendo o ID do usuário ou e-mail mais essa string aleatório e mande para o e-mail dele.

http://www.site.com/recuperar.php?email=exemplo@teste.com&key=$key

No arquivo recuperar.php, você vai pesquisar no banco de dados o e-mail e verificar se a key é igual ao que está sendo recebido pela URL, se for você exibe um formulario para a pessoa digitar a senha, caso contrario diga que a key é invalida. Você tem vai poder verificar se ainda não passou da validade essa key. Quando a pessoa alterar a senha, apague do banco de dados a key gerada, para que a pessoa não use a mesma url novamente.

 

Qualquer coisa use a criatividade para incrementar o processo, como usar a pergunta de segurança, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.