Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Samuel Arruda

Problema de pesquisa que envolve 2 tabelas apenas

Recommended Posts

Bom dia.

Preciso resolver urgente um problema de pesquisa que envolve 2 tabelas.

1. Tabela de pagamentos (Registro de todos os pagamentos efetuados pela instituição ou empresa)

2. Tabela de tabelas internas (---o, Tipos de pagamento, tipos de documentos, etc...)

Estou exibindo a tabela 1 em um DataGridView e coloco para o usuário 2 colunas, 1 que representa o código do pagamento que obti no momento do cadastramento e é um numero e uma outra que é a descrição do código que estou objeto através de select dentro de select.

até tudo bem funciona e o usuário pode ver em uma linha tando o código do tipo que esta na tabela 1 como a descrição desse código que esta na tabela 2

tipo

1 a vista

2 a prazo

1 a vista

1 a vista

O problema esta na pesquisa, pois quando o usuário clica no cabeçalho da coluna abro um forma para obter 3 opções, pesquisa exata, por conter ou não algo, e por período (Int, numérico, ou data). quando ele clica na coluna de código, funciona perfeitamente pois utilizo where para exata, like para conter ou não e Where novamente para períodos (Nesse caso pessoa 2 campos, inicio e fim).

Não sei como fazer o select quando ele escolhe a coluna de descrição pois pode por exemplo informar um texto (vista por exemplo) e a opção de conter ou não algo na coluna e ai eu teria que selecionar os registros a serem apresentados na tabela 1 com um like na tabela 2.

Isto é, como selecionar registro da coluna de código da tabela 1 utilizando um like na tabela 2

Não sei se me fiz entender.

Alguem me ajuda ?

Att

Samuel Arruda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Samuel, creio que as tabelas se relacionem, coreto?

talvez fazendo um join entre elas ex:

select colunas from tabela1

join tabela2

on tabela1.campox = tabela2.campox

where

tabela2.campolike like '%valorquequercomparar%'

ou caso o o campo da tabela 1 contem o texto do campo da tabela 2, por isso o like

select colunas

from tabela1

join tabela2

on tabela1.campox like '%'+tabela2.campox+'%'

se possível, poste a estrutura das tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.