jbg.bruno 0 Denunciar post Postado Janeiro 14, 2015 Galera, estou com um projeto onde tenho um sistema desktop (delphi) com uma base firebird local, e tenho um sistema web (PHP) que utiliza uma base igual na web so que em mysql. o que estou precisando é manter as bases sincronizadas. tipo: cadastro um cliente no sistema desktop e ao salvar ele envia os dados direto para o servidor web ou ao fim do dia mando clico em algum botao que tenha esse evento.me disseram que a saida é usar webservice, se alguem tiver alguma dica por onde começar ficarei grato. sou iniciante em delphi e tenho um pouco de conhecimento com PHP. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eisenheim 67 Denunciar post Postado Janeiro 21, 2015 Olá amigo, tudo jóia? Existem algumas maneiras de se fazer isso, hoje eu particularmente usaria uma troca de dados com JSON, que além de ser um formato "compacto", é menor e mais rápido na hora de trafegar pela rede. No entanto, uma solução seria você ter uma segunda conexão apontando para o seu servidor remoto (MySQL), e a ele vincular algum componente do tipo Query e/ou Table. Toda vez que você realizar alguma operação de onde precise "sincronizar" os dados, você chamaria essa conexão ao seu servidor remoto e faria a inclusão/alteração da mesma forma como você faz na sua aplicação local. Um exemplo de uso para facilitar. Para isso, vou adotar que você tenha o componente Zeos instalado e funcionando no seu Delphi. Você teria um ZConnection com as propriedades abaixo preenchidas: Host: O nome ou IP do seu servidor remoto. Geralmente, a sua hospedagem lhe fornecerá essa informação. User: Usuário do banco de dados MySQL; Pass: Senha do banco de dados MySQL; Port: Geralmente se utiliza a padrão: 3306; Protocol: MySQL; Você teria um ZTable ou ZQuery com a propriedade Connection apontando para o seu ZConnection acima. O Resto do processo é identico ao que você faz com a aplicação local. Obs: Você precisa ter a DLL libmysql.dll junto a pasta da sua aplicação para que o sistema consiga realizar a conexão com seu servidor. Até a próxima. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites