Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

claudio_luiz98

Delphi - Cadastro de clientes

Recommended Posts

olá

Estou fazendo um cadastro de clientes, onde eu adiciono as informaçoes no delphi e ele salva no banco de dados(no caso uso access/excel) porem eu queria que na interface de cadastro do delphi, o usuario apenas pudesse adicionar um cliente e não poder acessar as informaçoes deles pela interface.

Como eu faço isso, já que no dbnavegator da pra passar todos os clientes.

não sei se fui muito claro.. qualquer coisa perguntem, espero que alguem possa ajudar ;)

valeu ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Pelo que entendi, na sua tela de cadastro, você tem um dbnavigator por onde faz as operações em sua tabela. Uma forma de "travar" esse comportamento, seria você selecionar seu dbnavigator e ir até a propriedade VisibleButtons e expandí-la. Lá você pode atribuir o valor false para as opções de navegação:

nbFirst;

nbPrior;

nbNext;

nbLast;

Veja se é isso que você queria.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Pelo que entendi, na sua tela de cadastro, você tem um dbnavigator por onde faz as operações em sua tabela. Uma forma de "travar" esse comportamento, seria você selecionar seu dbnavigator e ir até a propriedade VisibleButtons e expandí-la. Lá você pode atribuir o valor false para as opções de navegação:

nbFirst;

nbPrior;

nbNext;

nbLast;

Veja se é isso que você queria.

olá, obg! resolveu o primeiro problema. porem, quando eu rodo o projeto a primeira tela que aparece , os campos de textos estao preenchidos com os dados do primeiro cliente da tabela. eu queria que já aparecessem em branco.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Existem duas situações:

1- Se você estiver trabalhando com Query, você teria que alterar sua instrução para na abertura da tela ele lhe trazer apenas os campos, sem as informações, algo semelhante a isso:

SELECT * FROM tabela WHERE 1=2;

Dessa maneira, você está impondo uma condição que não é verdadeira, logo somente os campos da sua tabela serão exibidos, sem o resultado.

2- Se você estiver trabalhando com Table, você teria que usar a mesma ideia acima, mas usando a propriedade filter:

Tabela.Filtered := false;

Tabela.Filter := '1=2';

Tabela.Filtered := true;

Essas, são duas alternativas, existem outra maneiras, mas acredito que de ante-mão isso já resolva seu problema. Trabalhe em cima da ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Existem duas situações:

1- Se você estiver trabalhando com Query, você teria que alterar sua instrução para na abertura da tela ele lhe trazer apenas os campos, sem as informações, algo semelhante a isso:

SELECT * FROM tabela WHERE 1=2;

Dessa maneira, você está impondo uma condição que não é verdadeira, logo somente os campos da sua tabela serão exibidos, sem o resultado.

2- Se você estiver trabalhando com Table, você teria que usar a mesma ideia acima, mas usando a propriedade filter:

Tabela.Filtered := false;

Tabela.Filter := '1=2';

Tabela.Filtered := true;

Essas, são duas alternativas, existem outra maneiras, mas acredito que de ante-mão isso já resolva seu problema. Trabalhe em cima da ideia.

Mas onde eu digito esses codigos?? (Tabela.Filtered := false;Tabela.Filter := '1=2';Tabela.Filtered := true;)

estou usando table

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Não sei como você está tratando, mas pode ser no evento OnShow do seu Form de clientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas onde eu digito esses codigos?? (Tabela.Filtered := false;Tabela.Filter := '1=2';Tabela.Filtered := true;)

estou usando table

usei estes codigos, mas abriu uma janela de erro dizendo ("os argumentos sao incorretos,estao fora do intervalo aceitavel, ou estao em conflito "etc...) =r

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Supondo que sua table de clientes se chame TbClientes, e que exista uma coluna aonde ficam armazenados os códigos dos clientes, no evento OnShow do seu form você poderia fazer algo semelhante a isso:

TbClientes.Filtered := false;

TbClientes.Filter := 'cod_cli=0';

TbClientes.Filtered := true;

Obs: substitua cod_cli pela sua coluna de código de clientes.

Tente compreender a idéia e trabalhar em cima dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.