Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Raphael Saru

botão parecido com CURTIR do Facebook

Recommended Posts

Fala galera, blz?

Pessoal, alguém me dá uma luz aí por favor?

Estou fazendo um blog e os posts deles vem todos do banco de dados, entao na tabela tenho:

titulo

conteudo

data

e LIKES

em Likes o valor inicial é 0

Eu quero adicionar um link na minha pagina de posts que quando alguem clicar nele, ele atualize minha tabela do bd pra +1 e mostre quantas curtidas teve ao lado do link, (IMPORTANTE: SEM REFRESH na página) e também que nao seja possível a mesma pessoa curtir mais de uma vez (a nao ser q ela dê refresh, aí ela pode pois n quero mexer com sessões e cookies etc)

tentei fazer isso com ajax mas na hora de colocar a query UPDATE posts SET likes = likes+1 WHERE id=??? aqui dava merda pois precisa atualizar justamente o like do post que a pessoa curtiu, e nao um especifico...

nao sei se fui claro mas segue um exemplo do que quero

http://www.edobabado.com.br/

neste blog tem esse sistema, é onde está escrito AMOU?

Me socorre ai gente, valeuu!!!

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois precisa atualizar justamente o like do post que a pessoa curtiu, e nao um especifico...

isso ficou confuso

vc vai atualizar um especifico, o id do post que vc clicou

Compartilhar este post

Link para o post

Vou te explicar... Minha página que exibe os posts está com esse código:

<?php $sql_posts = mysql_query ("SELECT * FROM posts ORDER BY id DESC");

while ($lc = mysql_fetch_array($sql_posts)) {
      $id = $lc['id'];
      $titulo = $lc['titulo'];
      $datapost = $lc ['datapost'];
      $texto = $lc ['texto'];
      $tags = $lc['tags'];
      $loves = $lc['loves'];

?>

<h1 class="titulo-post"><?php echo "$titulo" ?></h1>

<p class="data-post">
<?php echo "$datapost" ?>
</p>

<p class="post text-justify">
<?php echo "$texto" ?>
</p>

<a href=" <?php echo "posts.php?id=$id" ?> "> Deixe seu comentário! </a>

<hr>

<?php } ?>

Compartilhar este post

Link para o post

Porém como fiz com AJAX pra ele nao atualizar a página, o meu arquivo que atualiza o banco de dados (processa.php) precisa entender qual poste o cara está dando LIKE

o código está assim, porem o WHERE nao consigo deixar dinamico sem o GET da barra de endereços:

$contador = mysql_query("UPDATE posts SET likes = likes+1 WHERE id='COMO POSSO POR AQUI???'");

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quiser ter uma precisão melhor é melhor você criar outra tabela só pros likes, tipo assim:

• post_id
  • usuario_id //Usuario que deu like
  • data
  • hora

Você pode usar Ajax para não recarregar a página. Só umas dicas... Olha essas que eu respondi em outro tópico(bem parecido):

Olha, isso é simples com php, você faz uma função que verifica se o usuario já curtiu e cria a curtir e descurtir.

Então temos 3 funções:

• Verifica
  • Curtir
  • Descurtir

No html você cria o botão e coloque um evento nele (Javascript), no caso onclick, e passa como parametro a id do post.

Essa função você irá usar no AJAX. Você cria a função no ajax e envia com método GET para um arquivo php.

Nesse arquivo você verifica se existe o $_GET['id']. Se sim, você usa a função de verificar se está curtido ou não, se estiver curtido você aciona a função descurtir, se não curtir. Ai você devolve um echo '0' ou '1'. Lá naquela função do AJAX como resposta, por exemplo 0 porque curtiu e 1 porque descurtiu, você faz um DOM com javascript.

Não dá pra explicar assim kkkkkkkkk. O Jeito é você aprender mesmo, ou pedir pra alguem fazer, porque assim fica dificil...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.