Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

(RNU) Ruan Silva

PHP e HTML juntos

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

tenho visto sempre em sala de aula, professores ensinando os alunos (programação web) sem separar códigos (php e html).

Pergunta: É errado (não aconselhável) fazer isso?

Ex:

uma tela que exiba uma tabela, com dados vidos de um sgbd...

<html>
<body>

<table>
<tr>

<?PHP

//meu código que faz consulta ao banco e retorna os dados;
?>
</tr>
</td>
</table>

</body>
</html>

Ouvi falar que é sempre desejável separar estes códigos. Ví um vídeo tratando sobre isso (utilizando JSON e JavaScript), e até trabalhei em cima (pra aprender).

Outra coisa, quanto aos códigos de cookies ou sessions (para verificar se o usuário está autorizado a visualizar a página)... estes podem estar no mesmo local do HTML ou tem como separar eles tambem? caso fiquem juntos, as páginas sempre serão salvas em .php.

Agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como diz a velha máxima: "Na prática a teoria é outra".

Separar o "HTML" do "PHP" na teoria é muito desejável, na prática pouca gente trabalha assim e por vários motivos, que vão desde o despreparo até a falta de necessidade de se fazer isto. Veja o meu caso, quando desenvolvo algum sistema para um cliente utilizo as melhores técnicas possíveis, pois não sei quem irá dar manutenção nele, então faço o possível para que qualquer humano minimamente treinado consiga ler e entender o sistema. Por outro lado, quando desenvolvo um sistema para meu uso misturo tudo e não me preocupo, porque sigo "o meu padrão" e como só eu vou por a mão é indiferente o modo como será feito, pois só eu terei que entender.

Existe uma infinidade de sopas de letrinhas, de todos os gostos possíveis, para tratar de tudo, "aplica xpto", utilizei "abc", etc... você tem que ver o que realmente é útil à você e aplicar aquilo no que acredita.

Não vejo como "certo" ou "errado" ensinar alguém misturando PHP com HTML, o intuito neste caso seria inserir a pessoa no contexto da linguagem, agora por exemplo se for um curso de MVC, começar a misturar tudo tiraria o sentido do próprio curso em si, enfim, tudo depende do contexto sempre.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.