Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ximnes

Lógica por trás de sites com vendas de MP3

Recommended Posts

Olá. Boa noite a todos.

Estou montando o site do meu selo fonográfico, e primeiramente pensava em vender meus albums somente por Itunes.

Porém estou estudando a possibilidade de vender pelo site, utilizando o Buy Page da Cielo.

Tenho algumas dúvidas e gostaria de discutir com vocês.

A idéia é que eu possa vender o album completo, e também cada faixa separada (assim como no Itunes).

Porém a lógica por trás é que eu me complico.

Eu já fiz o sistema de cadastro de usuários e tudo mais, e a da loja também.

O que me complica é quando alguém comprar, como vou liberar o download do mp3 para o usuário que tenha adquirido.

Os mp3 que eu liberar para download(teoricamente os singles do álbum), eu consegui não deixar o link "exposto", assim o usuário não tem o link original do mp3, sendo assim só usuários cadastrados poderão baixar.

A base do meu pensamento de como quero que funcione é o site da Stones Throw, lá eles vendem o mp3 do site internamente, e também redirecionam para algum site que faça o reconhecimento do cartão de crédito(tipo a buy page da cielo).

Porém eu acho que eles põe um limite de downloads também, por exemplo 4 vezes por mp3 que comprar, ou 4 por album(na verdade eu nunca comprei mp3 somente albums físicos).

A dúvida principal realmente seria como autorizar tal usuário que comprou a poder baixar aquela faixa específica do mp3, ou album.

Desde já agradeço a atenção.

E se não fui totalmente claro, me avisem que tento explicar novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o header para forçar o donwload do arquivo sem mostrar o caminho dele, se você deseja fazer a restrição por quantidade de download, basta a cada requisição contar e guardar no BD, quando chegar ao limite retorna o erro, claro, imagino que seu sistema terá login e etc... Recomendo também que você deixe os arquivos fora da área pública (isto se for forçar o download com o header).

Compartilhar este post

Link para o post

Eai ESerra muito obrigado, pelas ideias.

Eu to usando o codeigniter para desenvolver o site.

Em relação ao download o force download eu consegui fazer certo já.

De qualquer forma eu teria que autorizar o download do usuário após confirmar a compra e pagamento certo?

E tem como me dar um exemplo de como seria a estrutura de pastas?

Eu tinha pensado em deixar na publica.

Tipo public/artista/album/files/ e dentro dela conter os singles e o álbum completo.

Eu sei que tem como por login e senha no proprio servidor nas pastas, mas assim o usuario teria que receber também o login e senha né?

desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer forma eu teria que autorizar o download do usuário após confirmar a compra e pagamento certo?

A própria Cielo te informa o que foi pago, então isso pode ser automatizado.

E tem como me dar um exemplo de como seria a estrutura de pastas?

No meu entendimento isso é irrelevante, já que eu controlaria tudo pelo BD

Eu sei que tem como por login e senha no proprio servidor nas pastas, mas assim o usuario teria que receber também o login e senha né?

Login/senha de acesso ao sistema e não a pastas.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, primeiramente obrigado pela sua dúvida.

A primeira coisa a se fazer nestes casos é analisar a sua estrutura de banco de dados atual. Pois dependendo da sua estrutura o tipo de lógica aplicada mudará.

Uma dica seria armazenar os dados da compra do cliente e adicionar isso como crédito para ele no seu sistema.

Vamos dizer que o cliente compre um crédito de 20 reais, que da direito a 20 faixas (99 centavos por faixa) ou a 1 álbum (com 20 músicas), então basta você adicionar esses 20 reais de crédito quando a Cielo te retornar o status da transação do cartão de credito do cliente como aprovada.

Sendo assim, toda a vez que o cliente tentar baixar uma música, você verifica a quantidade de créditos dele, e além disso adiciona aquela música na lista de música compradas que ele possui.

Sei que o processo é um tanto complicado, mas acredito ser simples.

Se possível me adicione no Skype que auxilio você a montar esse modelo e te explico melhor essa lógica.

Meu Skype e: StudyClassBr

Fique na paz.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.