Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hélio Anderson

SMTP com Servidor Relay e phpmailer - só envia emails para o próprio d

Recommended Posts

Olá!

De coração agradeço a quem puder me ajudar!

Desenvolvi um sistema que, dentre suas funcionalidades, precisa de enviar e-mails para confirmação e validação de cadastros. Enquanto utilizando alguns servidores como Hostnet, Locaweb e Gmail eu consigo enviar os e-mails sem problemas, ao mudar para o servidor da empresa onde ele passará a ser usado, o sistema passou a enviar e-mails apenas para os cadastros feitos com e-mails da própria rede.

Ex:

Usando o servidor da Hostnet eu envio e-mails para:

- fulano@hotmail.com (ok)

- ciclano@empresa.com (ok)

Usando o servidor da empresa eu envio e-mails para:

- fulano@hotmail.com (não ok - SMTP server error: 5.1.2 Recipient address rejected: User unknown)

- ciclano@empresa.com (ok) - envia somente para quem tem conta no servidor da empresa.

Meu cenário:

Estou usando a classe PHPMailer para envio.

Pesquisando na Web percebi que pode ser um problema entre as funções do php (mail e smtp), porque os servidores de fora da empresa (hostnet, gmail e etc) usam como servidor instâncias como: smtp.nomeDoDominio enquanto que na empresa usam: mail.nomeDoDominio.

Não sei se isso poderia interferir no funcionamento do sistema.

Outra observação relevante é que nos servidores smtp externos os envios são autenticados com conta, usuário e senha - tudo certinho. Já na empresa somos obrigados a usar um servidor com Relay, sem autenticação de usuário e senha.

Como eu tenho uma conta de e-mail no próprio servidor até usei meu usuário e senha para tentar autenticar, mas o problema persiste: só envia email pelo servidor da empresa para os cadastros que utilizam contas do próprio domínio da empresa.

Agradeço a quem puder ajudar!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, debugando o código encontrei a seguinte mensagem:

SMTP -> ERROR: RCPT not accepted from server: 554 5.1.2 Recipient address rejected: User unknown

Que traduzindo significa:

SMTP - > ERRO: RCPT TO não aceites a partir de servidor: 554 (5.1.2 .) endereço de destinatário recusado: Usuário desconhecido

Pelo meu entender, o servidor de e-mail do destinatário (hotmail que receberia a mensagem) não aceitou recebê-la.

Imagino se isso se deve ao fato de usar um servidor Relay (sem usuário e senha) para o envio.

A solução seria criar um usuário e senha neste mesmo servidor ou solicitar um outro servidor que faça autenticação?

Dá pra fazer alguma alteração no PHPMailer para corrigir isso sem precisar mexer na configuração do servidor de e-mail?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.