markmark 0 Denunciar post Postado Março 20, 2016 Olá, pessoal. Estou trabalhando com notas de alunos, sendo que existe uma tabela com o cadastro dos alunos e duas tabelas com notas, da seguinte forma: tb_alunos: aluno_id, aluno_nome, aluno_email, aluno_status tb_nota1: nota1_id, nota1_email, nota1_tipo, nota1_pontos tb_nota2: nota2_id, nota2_data, nota2_aluno_id, nota2_pontos As tabelas tb_nota1 e tb_nota2 usam campos diferentes para identificar o aluno: A tb_nota1 usa o campo nota1_email (que é igual ao campo aluno_email da tabela tb_alunos). A tb_nota2 usa o campo nota2_aluno_id (que é igual ao campo aluno_id da tabela tb_alunos). Preciso exibir algo como os nomes dos alunos concatenado com a soma dos pontos: João 92 Maria 75... A dúvida é: como eu consigo exibir a soma dos pontos (nota1_pontos + nota2_pontos) de forma agrupada por aluno (aluno_id)? Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Março 20, 2016 Pesquise por JOIN , SUM , COUNT e GROUP BY Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
markmark 0 Denunciar post Postado Março 21, 2016 Com o código mais abaixo, consigo trazer o seguinte: ------------------------------------------------------ | ALUNO | NOTA 1 | NOTA 2 | ------------------------------------------------------ | Aluno 1 | 50 | 20 | ------------------------------------------------------ | Aluno 2 | 80 | 20 | ------------------------------------------------------ CÓDIGO: include "conexao.php"; $res = "select * from (tb_alunos left join tb_nota1 on aluno_email = nota1_email) left join tb_nota2 on aluno_id = nota2_aluno_id"; $con = $mysqli->query($res) or die($mysqli->error); ?> <table width="300" border="0"> <tr> <td>Aluno</td> <td>Nota 1</td> <td>Nota 2</td> </tr> <?php while($dado = $con->fetch_array()){ ?> <tr> <td><?php echo $dado["aluno_nome"]; ?></td> <td><?php echo $dado["nota1_pontos"]; ?></td> <td><?php echo $dado["nota2_pontos"]; ?></td> </tr> <tr> <td> </td> <td> </td> <td> </td> </tr> <?php } ?> </table> Estou com dúvida de como conseguir o seguinte: ------------------------------------ | ALUNO | SOMA NOTAS | ------------------------------------ | Aluno 1 | 70 | ------------------------------------ | Aluno 2 | 100 | ------------------------------------ Obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites