Ir para conteúdo
AndréAraujo

como executar função ao carregar a página?

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com uma dúvida referente ao Ajax, necessito que o item selecionado no primeiro select seja enviado ao carregar a página, quando faço seleção diretamente no primeiro select o segundo é chamado normalmente, tentei trocar o change por focus mas não obtive resultado.

<label for="id_categoria">Categoria:</label><br>
      <select name="id_categoria" id="id_categoria">

<!--Aqui existe um script que seleciona o registro que esta no banco de dados -->
            <!--Exemplo:<option value="1" selected>Valor 1</option> -->

<option value="1">Valor 1</option>
            <option value="2">Valor 2</option>
            <option value="3">Valor 3</option>

</select><br><br>

<label for="id_sub_categoria">Sub-Categoria:<span class="carregando"> Carregando...</span></label><br>
      <select name="id_sub_categoria" id="id_sub_categoria"></select>
<script src="http://www.google.com/jsapi"></script>
<script type="text/javascript">
      google.load('jquery', '1.3');
</script> 

<script type="text/javascript">
      $(function(){
            $('#id_categoria').change(function(){
                  if( $(this).val() ) {
                       $('#id_sub_categoria').hide();
                       $('.carregando').show();
                       $.getJSON('sub_categoria.ajax.php?search=',{id_sub_categoria: $(this).val(), ajax: 'true'}, function(j){
                       var options = '<option value=""></option>'; 
                       for (var i = 0; i < j.length; i++) {
                             options += '<option value="' + j[i].id_sub_categoria + '">' + j[i].nome_sub_categoria + '</option>';
                       } 
                       $('#id_sub_categoria').html(options).show();
                       $('.carregando').hide();

});
                 } else {
                       $('#id_sub_categoria').html('<option value="">– Escolha uma Categoria –</option>');
                 }
            });
      });
</script>

Agradeço a atenção!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá reebr, primeiramente obrigado pela atenção, o meu problema se encontra nesta linha:

sem ela o valor do select não entra, tentei inserir o load, focus e mais algumas outras coisas.

Até agora não encontrei nada, meu conhecimento sobre a linguagem é limitado, você não tem alguma ideia de algo que eu possa fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá André,

tenta colocar um option vazio, para obrigar o usuário a selecionar, o evento change só é acionado se o valor do elemento for alterado então precisa que o usuário escolha uma opção. Para debugs utilize console.log(alguma coisa) ele gera uma mensagem no console debuger do seu navegador e vc consegue debugar teu código e ver o que está e o que não esta acontecendo.

<option value=""></option>
//Utilize as ferramentas de desenvolvedor de seu navegador e
console.log(variavel);
//ou
console.log("passou por aqui...");

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você tem que definir em qual evento você quer que a função seja executada.

Para executar a função quando a página é carregada, usa-se o evento "onload", e para quando o item é alterado, usa-se o "onchange".

Se você quer que a função seja disparada quando a página é recarregada, então deve-se utilizar o evento "onload", como o amigo reebr disse.

É só fazer assim:

$(document).ready(function(){
                  if( $(this).val() ) {
                       $('#id_sub_categoria').hide();
                       $('.carregando').show();
                       $.getJSON('sub_categoria.ajax.php?search=',{id_sub_categoria: $(this).val(), ajax: 'true'}, function(j){
                       var options = '<option value=""></option>'; 
                       for (var i = 0; i < j.length; i++) {
                             options += '<option value="' + j[i].id_sub_categoria + '">' + j[i].nome_sub_categoria + '</option>';
                       } 
                       $('#id_sub_categoria').html(options).show();
                       $('.carregando').hide();

});
                 } else {
                       $('#id_sub_categoria').html('<option value="">– Escolha uma Categoria –</option>');
                 }
            });

Compartilhar este post

Link para o post

Olá BRAndersonLuciona, obrigado pela atenção, a página onde o select vai ser exibido é uma página para criar e editar conteúdo, no caso de criação de conteúdo o primeiro option será vazio para que o usuário escolha a categoria desejada, até aqui o código já está funcionando corretamente.

Mas na parde de editar o conteúdo, a seleção automática é indispensável pois o primeiro select tem que carregar a categoria encontrada no banco de dados, "até aqui tudo funcionando".

Compartilhar este post

Link para o post

Olá DSerma, obrigado pela atenção, como avia dito acima, ao retirar o:

o script não reconhece o valor do id do select "#id_categoria", como não tem valor ele cai no else e assim a mensagem de erro é exibida no select.

Eu não sei como substituir esta linha.

Sobre decidir qual evento eu vou usar, vou usar onchange e onload, mesmo que tenha que criar dois eventos separados.

Compartilhar este post

Link para o post

Você fez exatamente da maneira que postei?
Da maneira que coloquei, ele vai esperar carregar toda a página, ou seja, só vai executar depois que o select tiver um valor, que no caso será o primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Ctrl + c Ctrl + v, ele não reconhece o valor msm, o meu select seleciona o valor que for igual ao valor do banco de dados, no código fonte da para ver perfeitamente que exite valor no <option> e que o valor que é igual ao do banco recebeu o selected, sem contar que com o change o script funciona corretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por JGD
      Supondo que tenho um input name = dataHoraINI...
      Este input tem o  valor/value =  21/03/2019 09:00 
      Chamo a função abaixo pelo <button...:

<button class="btn btn-primary" onclick="popdataJGD('dataHoraINI','pop1',document.getElementById('dataHoraINI').value)"> <i class="glyphicon glyphicon-calendar"></i> </button>  
      São 03 parâmetros: popdataJGD(objeto, div, value).. Sendo o 3º: data + hora.

Observar que passo para a função o 3º parâmentro assim: document.getElementById('dataHoraINI').value
      Como poderia passar este 3º paramentro como string e inline a data e hora ???

Qual diferença entre: 
      document.getElementById('dataHoraINI').value E
      this.value E/Ou ainda.
      var data_hora = "21/03/2019 09:00" Neste caso : popdataJGD(objeto, div, data_hora)... Observar no code acima a questão das aspas simples.

Agradeço qualquer ajuda conceitual

• Por _badi_
      Preciso de ajuda! Pode parecer uma dúvida besta, mas sou nova nessa área e não estou conseguindo resolver essa questão da facul!
      A questão é:
      1)      Faça o fluxograma e depois faça o código em Javascript de um programa  que lê  3 notas obtidas por um aluno e depois calcule  e imprima a média dos para avaliação, usando  a fórmula abaixo. Imprimir depois o conceito, conforme a tabela abaixo. Use o prompt no javascript e um botão que mostre a média e o conceito depois que do clique no mesmo.
      MA = (Nota1 + Nota2 x 2 + Nota3 x 3 + ME )/7
      Média de Aproveitamento
      Conceito
      10
      A
      7,5 e < 10
      B
      4,0 e < 7,5
      C
      < 4,0
      D

Meu código ficou assim:
      <!DOCTYPE html> <html> <head>      </head> <body> Para calcular sua media e saber seu conceito, clique no botao abaixo: <br> <br> <button onclick='mostra()'>Try it</button> <p id="resp"></p> <br> <br> <script>     function mostra(){         var nota1 = prompt ("Digite a nota 1");         var resp1 = parseInt (nota1);         var nota2 = prompt ("Digite a nota 2");         var resp2 = parseInt (nota2);         var nota3 = prompt ("Digite a nota 3");         var resp3 = parseInt (nota3);         var ME = (resp1 + resp2 + resp3)/3;         var MA = resp1 + (resp2 * 2) + (resp3 * 3) + ME/7;         if (MA=10) {             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi A!");         } else if (MA=7.5&&MA<10){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi B!");         } else if (MA=4&&MA<7.5){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi C!");         } else if (MA<4){             document.getElementById("resp").innerHTML=("Sua media foi " + ME + " e seu conceito foi D!");         }         }          </script> </body> </html>  
      Mas sempre volta como conceito A, não importa os valores que coloco :(
      Obrigado!

• Por Eduardo S. B. de Oliveira
      Senhores, preciso de uma ajuda, estou criando um formulário onde o checkbox fique "checked" quando clicar em cima, mas o detalhe e que quando atualizar a pagina o checkbox permaneça marcado. É possível? 
    • Por alh
      Estou seguindo as especificações corretamente do git. https://github.com/opencartbrasil/opencart-rest-api/blob/master/README.md
      Estou tendo o erro ao acessar minha página de integração:
      ERRO: Not found (entity)
      Ao acessar minha página que contém o seguinte código: categorias.php

No arquivo abaixo estou colocando a minha KEY e domínio correto.
      <?php $headers = array(); $headers[] = 'Content-Type: application/json'; $headers[] = 'key: MINHAKEY'; // // Replace key value for API key OpenCart (Only numbers and letters) $ch = curl_init(); curl_setopt_array($ch, [ CURLOPT_URL => 'http://www.NOMEDOMEUDOMINIO.com.br/api.php/categories', // Replace domain and table name CURLOPT_HTTPHEADER => $headers, CURLOPT_CUSTOMREQUEST => 'GET', CURLOPT_RETURNTRANSFER => true, CURLOPT_SSL_VERIFYHOST => false, CURLOPT_SSL_VERIFYPEER => false ]); $out = curl_exec($ch); curl_close($ch); print_r( $out ); // Result json ?>
    • Por gleidsonb12
      Bom dia amigos, estou iniciando no javascript e tenho seguinte problema, preciso que o javascript mostre uma campo justificativa se a data selecionada no input for superior a 5 dias da data atual.

O script que estou tentando dazer funcionar é este:

<link rel="stylesheet" href="https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.1.3/css/bootstrap.min.css"> <script src="https://code.jquery.com/jquery-3.3.1.slim.min.js"></script> <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/popper.js/1.14.3/umd/popper.min.js"></script> <script src="https://stackpath.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.1.3/js/bootstrap.min.js"></script> <script> function obtemMes() { var mes = document.getElementById("dataselecionada").value; if (mes<>"2019-03-15"){document.getElementById("mes").style.display = "none";} </script> <div class="form-group col-md-3"> <label>Data</label> <input type="date" id="dataselecionada" class="form-control" onchange="obtemMes()"> </div> <div class="form-group col-md-3" id="mes"> <label>Mes</label> <input type="text" class="form-control"> </div> Qualquer ajuda é bem vinda

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.