Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matheus Brito

Dúvida sobre como tratar erro

Recommended Posts

Boa Tarde seguinte estou com dois problemas ao fazer chamadas externas com o php. O primeiro é: É possível tratar erros ao utilizar shell_exec e demais comandos para fazer chamadas externas?

O segundo é tem como pegar o carregamento do que está sendo processado em background? Para essa segunda dúvida eu fiz uma gambiarra aqui que funciona, mas queria saber se tinha como fazer do jeito correto.

O que eu fiz para resolver a segunda dúvida foi na função ajax eu chamo várias funções no php, passando um valor inteiro e modificando uma barra com jQuery.

Abraços,

Matheus

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Dá pra usar exec(). O terceiro parâmetro é o exit status do programa. Se esse programa retornar códigos de erro (que é comum em Unix), o tratamento será fácil.

2. Isso me parece mais um problema de JS, não PHP. Mesmo rodando em background, as chamadas Ajax costumam ter um handler que processa o retorno (a função definida em "success" no caso do jQuery, por exemplo)

Compartilhar este post

Link para o post

To conseguindo responder não deve ser o código... :(

Beraldo eu fiz exatamente o que você falou no caso 2. Porém to fazendo uma barra de progresso fictícia passando valores a cada execução, mas a barra não é real pelo progresso do programa que tá sendo executado. Sobre o caso 1 não sabia sobre o terceiro paramêtro, pois eu uso dois parâmetros no exec e um justamente é a variável que guarda a saída do programa, porém não entendi esse terceiro parâmetro como seria? Eu faço assim:

//$cmd_trimmer = "path/to/program/params 2>&1";

//echo exec($cmd_trimmer, $out_trimmer);

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Todo programa retorna um exit status, que pode ser exibido com $? no shell. Veja:

piemonte:tmp beraldo$ date
Thu Apr 21 11:10:41 BRT 2016
piemonte:tmp beraldo$ echo $?
0
piemonte:tmp beraldo$ comando_nao_existe
Segmentation fault: 11
piemonte:tmp beraldo$ echo $?
139

0 é exit status sem erro. Números diferentes de 0 significam erro

Esse é o número salvo no terceiro parâmetro de exec

O caso da barra de progresso depende da resposta do PHP. Por padrão, a resposta é enviada no final, depois de todo o processamento. Dá pra enviar imediatamente usando as funções de controle de buffer (flush, ob_end_flush etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Diga Beraldo, vou dar uma olhada nessas funções de buffer. Quanto ao tratamento do erro eu não entendi muito bem, seria como vc disse acima? Eu adicionaria o terceiro parâmetro no exec e testaria a saída se for diferente de 0 eu tenho um erro?

Abraços,

Matheus

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Se o terceiro parâmetro for diferente de zero, geralmente significa que houve um erro. Isso pode variar, dependendo do programa que está sendo chamado. Mas é orientação geral que todo programa Unix retorne 0 quando tudo corre bem

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.