Fredrik Rinnestam e sua equipe de desenvolvimento, anunciou o lançamento de CRUX 3.2, x86-64, que na verdade vem otimizado mas não como nova versão e sim, por ter passado por algumas modificações e correções, e com alguns ajustes relevantes. A distribuição Linux em questão é muito leve e foi projetada para usuários de Linux que sejam mais experientes em relação ao sistema operacional em questão. Assim, a equipe responsável por CRUX tem o prazer de anunciar o lançamento da reformulação do 3.2 para a arquitetura x86_64, que vem com um conjunto de ferramentas multilib, incluindo glibc 2.19.0, GCC 4.8.3 e Binutils 2.24 e o kernel Linux 3.12.24. CRUX 3.2 vem com o X.Org 7.7 e X.Org Server 1.15.1. CRUX é uma distribuição Linux caracterizada principalmente pela leveza, voltada para computadores que executam processadores com arquiteturas x86 e ARM de 64 bits. O foco principal desta distribuição é o modo "keep it simple", que se reflete em um sistema de pacote baseado em tar.gz, initscripts BSD-style, e uma pequena coleção de pacotes devidamente ajustada. O foco secundário é a utilização de novos recursos do Linux, além de ferramentas recentes e bibliotecas.
https://crux.nu/
O projeto ReactOS, um sistema operacional de código aberto que tenta ser binário compatível com Microsoft Windows, apresentou recentemente, sua versão 0.4.2. O projeto ReactOS lançou uma nova versão, ReactOS 0.4.2. A nova versão melhora a compatibilidade com aplicativos do Windows via WINE, e inclui a capacidade de ler e escrever com relação a vários arquivos de sistemas Unix/Linux/BSD, incluindo ext, ReiserFS e UFS. Para além das alterações habituais para as dependências externas, como WINE e UniATA, muito trabalho tem sido feito para aperfeiçoar a experiência de usar o ReactOS, especialmente no que diz respeito ao shell gráfico e ao explorador de arquivos. ReactOS é um sistema operacional de código aberto, baseado nos melhores princípios de design encontrados na arquitetura do Windows NT. Escrito completamente a partir do zero, ReactOS não é um sistema baseado em Linux e não compartilha qualquer arquitetura UNIX que seja.
O principal objetivo do projeto ReactOS é fornecer um sistema operacional que seja binário compatível com o Windows. Isso permitirá que os aplicativos e drivers do Windows possam ser executados como se estivessem em um sistema em questão. Além disso, a aparência do sistema operacional Windows é utilizada nessa distro, de modo que as pessoas acostumadas a interface bastante familiar do Windows irão encontrar a simplicidade ao usar ReactOS. O objetivo final do ReactOS é permitir que as pessoas possam usá-lo como uma alternativa ao Windows, sem a necessidade de alterar o software que eles estão acostumados.
http://www.reactos.org/