Jump to content
Sign in to follow this  
Marcovisk

Postgresql com Case e Sum

Recommended Posts

Olá pessoal! Preciso de uma ajuda com uma consulta SQL no PostGreSQL (9.5). Entendo só o básico de SQL, e estou apanhando pra fazer uma consulta. Tenho uma tabela com a seguinte estrutura (simplificada) e registros.

Data, Situação, Total
22/09 Aguardando 2
22/09 Dirigindo 4
22/09 Refeição 1
22/09 Dirigindo 3
22/09 Refeição 1
22/09 Aguardando 3
23/09 Aguardando 1

Preciso fazer uma SQL que me retorne os dados agrupados por situação, e somando a coluna total. Deveria ficar assim:

Data Aguardando Dirigindo Refeição

22/09 5 7 2

23/09 1 0 0

Porém, já usei o case com sum e group by e o máximo que consegui foi o seguinte:

Data Aguardando Dirigindo Refeição

22/09 5 0 0 // Gostaria que esses três registros ficassem em uma linha só.

22/09 0 7 0 //

22/09 0 0 2 //

23/09 1 0 0
A SQL que eu fiz é a seguinte:
select data,
(case when situacao='DIRIGINDO' then sum(total) end) as "Dirigindo",
(case when situacao='REFEIÇÃO' then sum(total) end) as "Refeição",
(case when situacao='AGUARDANDO' then sum(total) end) as "Aguardando"
from jornada where codmotorista=3 group by data, situacao
Alguém me mostra onde estou errando, por favor!?
Muito obrigado!

tente

select data,
sum(case when situacao='DIRIGINDO' then (total) else 0 end) as "Dirigindo", 
sum(case when situacao='REFEIÇÃO' then (total) else 0 end) as "Refeição",
sum(case when situacao='AGUARDANDO' then (total) else 0 end) as "Aguardando" 
from jornada 
where codmotorista=3 
group by data

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By rsrodrigoam
      Alguém poderia me ajudar com a seguinte consulta?   Tab_base gtin(PK) | cod_entr | aliq_entr | cod_saida | aliq_saida     Tab_consulta cod_barra | cod_entr | aliq_entr | cod_saida | aliq_saida | status_saida | corr_saida | status_entr | corr_entr    A Tab_consulta é importada e deve consultar se existe o cod_barra igual ao gtin da Tab_base. Em caso positivo, preciso consultar os campos que tem informação na Tab_consulta de códigos e alíquotas, quando tiver informação cruzar com a Tab_base para validar se está correto, se estiver correto (status_* = 'OK'), se estiver diferente (status_* = 'inválido' and corr_* = "alíquota certa vindo da Tab_base").   Desde já agradeço a ajuda.
    • By luisfeliperm2
      Quero selecionar 10 noticias do banco de dados, irei utilizar paginação, então na próxima pagina será selecionada da 11-20, 21-30. Só que em todos esses select eu quero que venha a noticia principal que é definida pela coluna "destaque".  O motivo é que eu não quero usar 2 select pra buscar noticias.
      Pra ser bem resumido, eu quero selecionar a noticia principal e depois selecionar mais 10 que podem ser qualquer uma

Tentei da seguinte forma:
      select * from news where destaque = true UNION select * from news ORDER BY id DESC LIMIT 10 OFFSET 1;
    • By beto.vanzin
      Bom dia. Eu fiz tenho uma view que traz os movimentos de contas correntes. Porém, eu preciso agrupar em uma tabela dinâmica.

Estou tentando fazer  o agrupamento direto pela view. Porém, através de uma query, eu consigo ver o resultado que eu quero, mas pela view, não permite gravar.

Veja o script que eu estou usando, e a mensagem de erro ao gravar a view:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

USE [BANCO]
      GO
      /****** Object:  View [dbo].[SALDO_CONTA_CORRENTE]    Script Date: 03/06/2019 12:29:55 ******/
      SET ANSI_NULLS ON
      GO
      SET QUOTED_IDENTIFIER ON
      GO

ALTER  VIEW [dbo].[SALDO_CONTA_CORRENTE]
      AS

SELECT            A.EMPRESA,
                      C.TIPO_MOVIMENTO AS [TP_MOV],
                      A.RATEIO_FILIAL,                
                      RTRIM(A.CONTA_CONTABIL) + ' - ' + RTRIM(B.DESC_CONTA) AS [CONTA],                 
                      SUM(A.CREDITO) AS DEBITO,
                      SUM(A.DEBITO) AS CREDITO,
                      SUM(A.DEBITO - A.CREDITO) AS SALDO

FROM         dbo.CTB_LANCAMENTO_ITEM A   INNER JOIN
                            dbo.CTB_LANCAMENTO C   ON A.EMPRESA = C.EMPRESA AND A.LANCAMENTO = C.LANCAMENTO INNER JOIN
                            dbo.CTB_CONTA_PLANO B   ON A.CONTA_CONTABIL = B.CONTA_CONTABIL INNER JOIN
                            dbo.CTB_MOVIMENTO_TIPO D   ON C.TIPO_MOVIMENTO = D.TIPO_MOVIMENTO INNER JOIN
                            dbo.CTB_LX_LANCAMENTO_TIPO   ON A.LX_TIPO_LANCAMENTO = dbo.CTB_LX_LANCAMENTO_TIPO.LX_TIPO_LANCAMENTO

WHERE B.CONTA_CORRENTE = '1' AND B.INATIVA = '0'

GROUP BY
      A.EMPRESA,
      C.TIPO_MOVIMENTO,
      A.RATEIO_FILIAL,
      A.CONTA_CONTABIL,
      B.DESC_CONTA

ORDER BY A.EMPRESA, A.RATEIO_FILIAL, C.TIPO_MOVIMENTO, A.CONTA_CONTABIL

GO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E esta é a mensagem de erro:

Msg 1033, Level 15, State 1, Procedure SALDO_CONTA_CORRENTE, Line 29
      The ORDER BY clause is invalid in views, inline functions, derived tables, subqueries, and common table expressions, unless TOP or FOR XML is also specified.

Alguém consegue me ajudar com este erro?

• By luisfeliperm2
      Como posso estar recebendo backups todos os dias do banco de dados postgresql através do meu email ? Preciso fazer isso no Windows 2012
    • By Jhonata Candido
      Bom dia amigos,

Não consigo imprimir na tela o resultado da consulta. Direto no banco o resultado é exibido, porém com o código abaixo não consigo exibir na tela. O que estou fazendo de errado?

<?php                $sql_pagamento = "SELECT SUM(montante_pago) AS valor from dados INNER JOIN agenda ON 'dados.fornecedor' = '$fornecedor' AND 'dados.dt_execucao_prog' > '$lancamento'";                $query_pagamento = mysql_query($sql_pagamento);                while ($exibir = mysql_fetch_array($query_pagamento)){                    echo $exibir['valor'];                 }         ?>  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.