DnCxs 0 Denunciar post Postado Outubro 22, 2016 Olá, sou novo aqui e desde já peço desculpas por abrir um post como este e também não estou querendo abrir uma discussão sobre se um framework é melhor que outro, apenas gostaria de direcionar meus estudos com base em conhecimento de quem já esteve no meu lugar. Estou estudando PHP a algumas semanas, fiz alguns sisteminhas com PHP puro e venho aprendendo a linguagem. Não aprofundei ainda na parte de OO pois ainda não tive tempo para isso e por ser um programador C ficou mais fácil de fazer as coisas funcionarem direitinho do modo estrutural, porém logo vou começar com OO. Mas vamos a minha dúvida. Como estou iniciando no PHP, existe algum framework que seria recomendado? Por exemplo, o CodeIgniter é bem simples, já dei uma breve estudada nele, trabalha no modelo MVC, e pelo que entendi é basicamente fazer funções no Model, chamar e tratar no Controler e jogar tudo na View. Prático e rápido, porém hoje em dia vale a pena investir tempo neste framework? Outro exemplo é o Laravel, não cheguei a estuda-lo ainda, mas já baixei o composer e criei um projeto e foi quando surgiu a necessidade de buscar ajuda de alguém para me dar um norte, pois o laravel apesar de ser um ótimo framework (pelo que pesquisei) teria problemas em alguns servidores, principalmente com servidores compartilhados, por toda aquela questão de realmente mexer no servidor mesmo. Ele seria indicado para quem vai trabalhar sozinho em pequenos projetos? Não procuro um framework fácil, procuro algo que eu possa estudar e fazer alguns projetos, inicialmente não será nada grande mas vai que as coisas mudem, e preciso saber se estudar CodeIgniter vai ser "perda de tempo" e é melhor ir pro Laravel (ou algum outro framework). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Outubro 22, 2016 Bom dia ! Seja bem vindo ao fórum. Quero aproveitar e convidá-lo à ler nossas regras: ATENÇÃO: Orientações e Regras do Fórum de PHP Dê preferência para frameworks que estão em constate evolução, e que tenham uma farta biblioteca de artigos e tutoriais. Dessa forma você se sentirá "em casa" ao estudá-lo, evitando maiores dores de cabeça na hora de um possível problema. Acredito que o PHP é uma ferramenta complexa e muito completa, não tem essa de simples ou complicado, já que quer chegar a este ponto dê preferência aos que te falei, e que tenham qualidade e desempenho. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DnCxs 0 Denunciar post Postado Outubro 23, 2016 Muito obrigado pela resposta Alaerte Gabriel. Então resumindo seria melhor eu aprender o Laravel ao invés do CodeIgniter (Segundo o que pesquisei não vem acompanhando a evolução do mercado e do próprio PHP). Mas na questão do Laravel, teria problemas em instalar ele em um servidor dedicado? Andei vendo algumas formas de fazer isso, acabaria "boicotando" ele? E mais uma dúvida, quando você acha que seria a melhor hora para iniciar o aprendizado de um framework? Não conheço o PHP a fundo, na verdade conheço ele superficialmente, até agora não achei nada que não conseguisse fazer, mas tenho certeza que sei menos de 5% de suas funções. Deveria esperar mais ou com um framework como o Laravel eu consigo aprender mais sobre PHP "puro" também? Desde já agradeço pelos esclarecimentos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Outubro 23, 2016 Você pode utilizar o framework no servidor que desejar, desde que este dê suporte para versões mais recentes do php. Quanto ao seu aprendizado, se por questões de estudo mesmo, então é bom que se aprenda primeiro a forma estruturada, conceitos e métodos. Programação orientada à objetos, feita por você mesmo, código estruturado e uma boa lógica, após esses treinamentos e conhecimentos, aí é hora de dar uma estudada em frameworks. Particularmente eu não utilizo nenhum, gosto de fazer minha própria estrutura. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Outubro 24, 2016 Eu diria pra você não mexer com frameworks por enquanto. Primeiro aprenda PHP. Use PHP puro até estar confiante, dominando bem a linguagem. Não precisa ser nível avançado. Entre básico e intermediário, conhecendo os princípios básicos de OOP, pois a maioria dos frameworks usa OOP. Eu gosto muito do Laravel. Ele é robusto e fácil de usar :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Caio Lesnock 0 Denunciar post Postado Outubro 24, 2016 Existe um framework próprio para iniciantes. Se chama HXPHP. Tem uma série de aulas no YouTube. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LaerteDias 17 Denunciar post Postado Outubro 24, 2016 Antes de mais nada, foca em aprender PHP e OO e outras coisas essenciais para desenvolvimento web(HTML5,CSS3,Javascript), ai depois que tiver razoável, busque um framework. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DnCxs 0 Denunciar post Postado Outubro 26, 2016 Obrigado a todos pelos esclarecimentos, vou me aprofundar nos estudos de PHP puro e OO então. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites