Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

laudirbispo

Boas práticas: Insert e edit na mesma página

Recommended Posts

Já pesquisei no fórum mas não achei nenhuma resposta convincente.

A minha dúvida é a seguinte:

Qual seria o mais correto a fazer, criar uma página em que o usuário possa inserir e editar os dados nela mesma, ou separar em 2 páginas, uma que insere e outra que edita?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende de como você está organizando sua visão no sistema?

você poderia colocar uma aba de cadastra e uma de cosulta que mostrar o registro e possibilita a edição? tudo depende de como seu cliente precisa que seja o sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente tenho uma página que lista os registros em uma tabela, outra com o formulário para inserir e outra com o formulário para editar.

Seria mais ou menos assim:

admin.php?page=list_cars

admin.php?page=insert_car

admin.php?page=edit_car&id=xxxx

Compartilhar este post

Link para o post

então você deve se preocupar em assimilar bem o conteúdo o resto você vai pegar quando começa a trabalhar, estude bastante modelagem. Tente fazer a modelagem do sistema e seguir os requisitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Laudir eu prefiro sempre fazer o seguinte:

Pagina carros.php

- Listo os carros

Dentro da pagina carro faço Switches para funções de inserir, editar e deletar que fica num arquivo separado somente com funções.

Em questões de modelagem não sei te dizer se é o ideal mas em minhas programações eu sigo sempre esse fluxo onde na pagina da seção listo os registros já cadastrados (tomando a sua situação como exemplo) e as demais funções de edição, inserção e exclusão coloco em funções numa pagina separada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Guilherme Luiz falou, até agora os sistemas web que vi, as pessoas realizam essas separação. Somente em alguns sistema em Java desktop, já vi usarem uma abordagem diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu, particularmente, prefiro separar os arquivos. Atualmente trabalho mais ou menos assim:

|_app

|_plugins

|_usuarios

|_UsuariosController.php

|_UsuariosModel.php

|_CadastroView.php

|_ListarView.php

|_EditarView.php

A manutenção é muito mais simples. Se tenho problemas no db, abro direto o model, se tenho problema com os dados, abro controller, e se eu precisar inserir ou editar algum elemento html ou mudar o modo de exibição dos dados em uma página abro ela direto (View's). Mas aí tudo depende de como o projeto é estruturado mas como eu disse, recomendo SEMPRE separar os arquivos, nem que depois você de apenas um include no switch na página principal, mas no meu ponto de vista, separado é muito mais fácil de manter a manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode fazer tudo na mesma página trabalhando com IF and GET. Claro que gera bem mais códigos, mas não vejo problemas em organizar com comentários.

Por exemplo:

// SE FOR PARA ID ?editcar=2 VAI EXECUTAR A FUNÇÃO DO MESMO

$editcar = isset($_GET['editcar'])?$_GET['editcar']: 0; // AQUI ELE BUSCA A ID
$nomecar = "Fusca";

if ($editcar > 0){ // ELE VERIFICA O VALOR SE É MAIOR QUE 0 (QUANDO TÁ NA PÁGINA DA FERRAMENTA O VALOR É 2)
$checkcar=$pdo->prepare("UPDATE bancodocarro set nomecar = :nomecar where id = :id");
$checkcar->bindValue(":nomecar", $nomecar);
$checkcar->bindValue(":id", 2);
$checkcar->execute();
echo "OK!";
}

// OU SEJA ELE SÓ VAI FAZER A ALTERAÇÃO SE TIVER NA PÁGINA EDITCAR.
// DAI BASTA USAR ECHO E CONSTRUIR A ESTRUTURA OU NO PRÓPRIO HTML, VOCÊ DECIDE.

Eu mesmo não gosto de fazer várias páginas.

Até mais amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.