Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jeanzsousa

Consulta No Mysql

Recommended Posts

Salve, Galera

e o seguinte...

eu tenho duas tabelas: assinantes e pagamentos. Ao realizar uma pesquisa:

SELECT assinantes.nome, pagamentos.data_pg from assinantes JOIN pagamentos on assinantes.id = pagamentos.id_assinante

resultado:

nome: data_pg
jean 2016-10-25
jean 2016-09-02
joao 2016-09-10
maria 2016-10-05

O problema é que eu quero consultar quem ainda não pagou no mês (10). se eu colocar o where pagamentos.data_pg < '2016-10'

vai mostrar tanto o joao, quanto o jean. Porém o jean já pagou no mês 10. como fazer pra excluir, ou seja caso seja detectado que o assinantes em questão já pagou. Exiba somente quem não pagou?

O resultado esperado é

joão 2016-09-10

ou seja ultimo pagamento de João.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você poderia adicionar um campo status_pagamento, ao realizar um pagamento, você dá um update no status e coloca que foi pago.

Na hora de fazer a consulta, só é utilizar o select assinante where data < '2016-10' and status_pagamento=false

Compartilhar este post

Link para o post

ene1,

Eu pensei nisso o problema é que no mês seguinte caso o assinante não pague como eu vou fazer pra marcar false automático??

Você poderia adicionar um campo status_pagamento, ao realizar um pagamento, você dá um update no status e coloca que foi pago.

Na hora de fazer a consulta, só é utilizar o select assinante where data < '2016-10' and status_pagamento=false

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisei sobre o event realmente ajudaria porém ele não resolveria meu problema daria no mesmo

porque todo data_pg ele receberia o valor true porque é a ultima data de pagamento de um assinante. caso eu crie um evento pra marcar como false ele diria que o assinante não pagou.

meu problema é detectar quem ainda não realizou o pagamento. no mês corrente.

Pesquise sobre EVENT

Compartilhar este post

Link para o post

Como se registra o pagamento ?

O registro é criado no momento do pagamento ou é criado antes e alterado no pagamento ?

Compartilhar este post

Link para o post

É criado na hora do pagamento.

Como se registra o pagamento ?

O registro é criado no momento do pagamento ou é criado antes e alterado no pagamento ?

Pra resolver eu criei a query:

com MAX(pagamentos.data_pg) e agrupei por nome. Ai me exibiu os últimos pagamentos de cada cliente. Ai na aplicação em php, eu criei um if pra comparar se a data do ultimo pagamento tem mais de 30 dias e acima do vencimento ai gera juros e a lista que eu queria.

Obrigado a todos pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.