Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

budkewicz

O que aprender?

Recommended Posts

Boa tarde,

entrei para o mercado de trabalho na área de TI fazem alguns meses, já consigo lidar com algumas situações, principalmente de correções de códigos e um pouco de desenvolvimento, porem sei que para eu começar algo do 0 teria muitas dificuldades, até porque não domino muitas das áreas do PHP. E só as situações que vejo aqui no trabalho vão demorar para apresentar muitos outros conceitos, ou nem ocorrerão estas oportunidades, então como estudo muita coisa por conta, autodidata, venho com esta dúvida:

Qual seria o caminho correto para aprendizado dentro do PHP?

Existe algum Mind Map ou algo do tipo que possa me auxiliar?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não vou falar sobre qual conteúdo estudar porque acho algo complicado, e também não sei qual seu objetivo e qual área do PHP você vai utilizar mais. Vai trabalhar com o que? Sites? Sistemas?

Mas qualquer linguagem possui muito conteúdo para ser estudado. Um curso "completo" de PHP, mesmo feito pela internet (mais prático e produtivo), te daria uma base legal sobre grande parte do PHP; mas talvez na prática você não utilize muito do conteúdo visto ou então demore a utilizar, e o que você realmente vai utilizar não tenha no curso. Sem contar que você só vai aprender, de fato, quanto utilizar.

Minha primeira recomendação é que você estude bastante lógica de programação. Esse seria o primeiro passo. Como você disse que está há alguns meses na área, talvez já tenha estudado lógica de programação e também já tenha uma base do PHP; se não estudou, comece por aí.

Minha segunda recomendação, é: programe! Crie projetos pessoais para aprendizado/como hobby. Analise os problemas que vão surgir para encontrar as soluções. Utilize boas fontes para pesquisa, como o manual do PHP, "PHP: do jeito certo", stackoverflow, fóruns. Mas evite simplesmente copiar e colar código da internet, sem entender o que está sendo feito, afinal seu objetivo é aprender. Se você estiver sem ideias de projetos, na internet tem:

Nesse procsso de criar um projeto você vai quebrar a cabeça, vai ter dificuldades, como todo mundo um dia teve, mas vai aprender. Se não começar, nunca vai conseguir rs. Conforme for surgindo coisas que você não sabe/tem dúvida, pesquise sobre elas para aprender.

E outra dica, é participar de comunidades relacionadas ao PHP. Indico o grupo "Desenvolvimento Web" e "PHP Brasil" no Facebook. Você vai ficar por dentro do que está acontecendo nessa área e também vai ver alguns dos problemas que o pessoal tem no dia a dia (além de alguns barracos :D ).

Compartilhar este post

Link para o post

po valeu Anderson, obrigado pela resposta.

Sobre o qual função pretendo exercer, atualmente é de desenvolvedor Magento, tanto temas quanto módulos, até quebro um galho, mas ainda falta muito chão.

minhas noções de front-end são bem melhores que as de back, até por eu ter vivenciado mais essa parte, porem realmente preciso dos dois mundos, é uma necessidade do trabalho atual.

e essa parte de procurar projetos para desenvolver eu nunca tinha pensado, realmente genial, obrigado pela força!

Compartilhar este post

Link para o post
Nesse caso, entre também em grupos no Facebook sobre Magento. Vai encontrar várias dicas por lá, uma comunidade voltada especificamente à ele, e também pode trocar ideia com o pessoal que tem conhecimento sobre ele.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

• Primeiro de tudo recomendo a entender a sintaxe por completo do php como funções, variáveis nativas e etc... e também entender como o php funciona
  • Boas praticas
    • filosofias de desenvolvimento - SOC, DRY, DIE, KISS, YAGNI
    • object-calisthenics
  • Orientação a Objetos
    • Entender o que é classes, métodos, propriedades e etc...
    • phpDocumentor
    • Padrões de Projetos (design patterns)
    • Biblioteca SPL
    • PDO
    • Principio SOLID
    • Composer (pacotes)
    • TDD
    • DDD

Tem muito mais assuntos ae ser colocado.. como banco de dados e etc.. bem com o tempo você vai vendo o que estudar..

Bom estudos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.