Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gustavo Dal Pai

Criação de Tabela

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Recentemente comecei a estudar um pouco de MySQL, e resolvi tentar aplicar-lo criando uma tabela de cadastrados aqui no clube que faço parte.

Create database Clube
default character set utf8
default collate utf8_general_ci;

use Clube;

create table Cadastrados(
Nome varchar(50),
Sexo enum('M', 'F'),
Matricula varchar(9),
Curso enum('Arquitetura e Urbanismo', 'Engenharia Ambiental', 'Engenharia Civil', 'Engenharia de Controle e Automação', 'Engenharia de Minas', 'Engenharia de Produção', 'Engenharia Geológica', 'Engenharia Mecânica', 'Engenharia Metalúrgica', 'Outro'),
Endereco varchar(50),
CPF varchar(15),
RG varchar(15),
Aniversario date,
Email varchar(30),
Telefone varchar(20),
Socio enum('SIM', 'NÃO'),
Atleta enum('SIM', 'NÃO'),
Treinador enum('SIM', 'NÃO'),
primary key (Matricula)
)default charset = utf8;

Até ai tudo bem. Consegui criar a tabela, usei o "insert into" para adicionar valores e testar os campos, tudo tranquilo. Mas agora que minhas duvidas começam:

 

Na coluna "Atleta", um cadastrado meu pode ter até 5 modalidades. Como eu faria dar certo?

 

De primeira eu pensei em criar outra tabela e utilizar o comando enum para resolver o problema.

Create table Atletas(
Modalidade1 enum('Atletismo', 'Basquete', 'Futebol de Campo', 'Futsal', 'Futebol Americano', 'Handebol', 'Natação'),
Modalidade2 enum('Atletismo', 'Basquete', 'Futebol de Campo', 'Futsal', 'Futebol Americano', 'Handebol', 'Natação'),
Modalidade3 enum('Atletismo', 'Basquete', 'Futebol de Campo', 'Futsal', 'Futebol Americano', 'Handebol', 'Natação'),
Modalidade4 enum('Atletismo', 'Basquete', 'Futebol de Campo', 'Futsal', 'Futebol Americano', 'Handebol', 'Natação'),
Modalidade5 enum('Atletismo', 'Basquete', 'Futebol de Campo', 'Futsal', 'Futebol Americano', 'Handebol', 'Natação')
)default charset = utf8;

E depois tentar ligar as duas tabelas.

 

Mas estou achando muito "porco" esse meio. Até pq quando eu adiciona algo com o "insert into", não consigo modificá-lo depois, nem mesmo colocar o valor defaul como vazio.

 

Alguem poderia me ajudar q melhorar isso, e resolver meu problema?

 

Grato desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegui entender o seu propósito. Colunas com valores pré-definidos são bacana, mais com essa quantidade de valores acredito que não vale mais a pena. O melhor seria você criar outra tabela, "MODALIDADES" e salvar na tabela Atletas nos campos de modalidade apenas os IDs de referência da tabela Modalidades, mantendo assim a integridade dos dados e podendo acrescentar mais modalidades caso venha necessitar.

 

Para colunas com valores pré-definidos utilize SET ou ENUM. O ideal para mais de 2 valores é o tipo ENUM, à partir de 2, SET.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Tudo bem pessoal?
       
      No código abaixo, estou fazendo uma consulta nas tabelas, banners e banners_referencia
      Meu objetivo é trazer resultados com valores iguais ao nome da cidade declarada na $cidade ou resultados com a referencia Total.
      O problema é que está trazendo todos os resultados. Tenho 10 linhas, 1 com o nome da cidade e duas com o valor Total, então o resultado teria que ser de apenas 3 linhas, mas mostra tudo.
       
      $banner = "SELECT A.*, B.* FROM banners A, banners_referencia B WHERE B.cod_referencia = A.cod_referencia AND A.cidade = '$cidade' OR B.referencia = 'Total' ORDER BY RAND()";
      $banner = mysqli_query($conexao, $banner) or die ("Banner não encontrado");
      while($busca= mysqli_fetch_array($banner)){
          print $busca['cidade'].'<br>';
      };
       
      Alguém consegue me ajudar?
    • Por luiz monteiro
      Olá, tudo bem?
       
      Estou melhorando meu conhecimento em php e mysql e, me deparei com o seguinte. A tabela da base de dados tem um campo do tipo varchar(8) o qual armazena números. Eu não posso alterar o tipo desse campo. O que preciso é fazer um select para retornar o números que contenham zeros a direita ou a esquerda.
      O que tentei até agora
       
      Ex1
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form']);
       
      Se a direita da string $_REQUEST['campo_form'] termina ou inicia com zero ou zeros, a busca retorna vazio.
      Inseri dados numéricos, da seguinte maneira para testar: 01234567;  12345670: 12345678: 12340000... entre outros nessa coluna. Todos os valores que não terminam ou não iniciam com zero ou zeros, o select funciona.
       
       
      Ex2
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = 0340000) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex3
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = '02340001' ) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
       
      Ex4
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like 2340000) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex5
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '12340000') ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
      Ex6
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '"12340000"' ) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.
       
       
      Ex7
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form'])
      Não retorna dados.
       
      O  $_REQUEST['campo_form'] é envio via AJAX de um formulário. 
      Usei o gettype para verificar o post, e ele retorna string.
      Fiz uma busca com número 12345678 para verificar o que o select retorna, e também retrona como string.
       
      Esse tipo de varchar foi usado porque os números que serão gravados nesse campo,  terão zeros a direita ou na esquerda. Os tipos number do mysql não gravam zeros, então estou usando esse. O problema é a busca.
      Agradeço desde já.
       
       
    • Por ILR master
      Fala galera, tudo certo?
       
      Seguinte: No servidor A estou tentando fazer uma consulta com o servidor B, mas está dando erro.
      Estou usando o mesmo código de conexão do servidor B que funciona perfeitamente, mas no servidor A, dá erro.
      Segue código:
       
      $host = 'servidor B';
      $user = 'user';
      $pass = '********';
      $db   = 'banco';
       
      // conexão e seleção do banco de dados
      $conexao = mysqlI_connect($host, $user, $pass, $db);
      mysqlI_set_charset($conexao,"utf8");
      //print "Conexão rodando e OK!"; 
      //mysqlI_close($conexao);
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por douglas79
      Bom dia,

      Há alguns dias que venho instalar o apache, o php, mysql e o phpmyadmin manualmente e sem obter sucesso. Até consegui rodar o php, porém, quando vou baixar a úitima versão do MYSQL, não tem todos os pacotes nele instalados, inclusive no completo, só encontro o Router.
      Alguém pode me dizer o porquê que isso está ocorrendo?
      Desde já agradeço a ajuda de vocês, que será bem vinda!
      No aguardo!

      Uso a versão 8.3.9 do PHP
      Meu SO é o Windows 10 32 bits
    • Por landerbadi
      Tenho uma tabela chamada "item" com os seguintes campos: id, name, active. Nela tem cadastrado vários itens. No campo "active" eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo active. E outra tabela chamada "product" com os seguintes campos (id, name) com os seguintes registros: 1, Produto A 2, Produto B 3, Produto C E uma terceira tabela chamada "product_item" com os seguintes campos (productID, itemID). No campo productID eu coloco o id de um produto da tabela "product" e no campo "itemID" eu coloco o id do produto da tabela "item". Exemplo: 1, 1 1, 3 1, 4 2, 3 2, 4 Sendo assim o produto A da tabela 'product" comtem os itens casa, cama e moto. Eu preciso fazer uma busca da seguinte maneira:  Eu escolho um registro da tabela "item", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "product" que contenham a palavra "casa" e que os demais itens estejam ativos no siste. Ou seja, que contenham um "S" no campo "active"  Eu consegui fazer isso da seguinte maneira: SELECT P.id, P.name, GROUP_CONCAT(I.name ORDER BY I.name) AS items FROM product P JOIN product_item PI ON P.id = PI.productID JOIN item I ON I.id = PI.itemID AND I.active = 'S' WHERE P.id NOT IN ( SELECT PI.productID FROM product_item PI JOIN item I ON I.id = PI.itemID WHERE I.active IS NULL ) AND P.id IN ( SELECT PI.productID FROM product_item PI JOIN item I ON I.id = PI.itemID WHERE I.name = 'mesa' ) GROUP BY P.id, P.name; O problema que eu estou tendo é o seguinte:
      Quando eu jogo este código para o banco de dados onde eu já tenho os registros cadastrado o php fica lendo uma eternidade e não lista os produtos.
       
      Usando código no banco de dados que eu fiz para testes ele funciona perfeitamente pois nele tem poucos registros.
       
      No banco de dados principal a tabela "item" tem 11.196 registros. A tabela "product" tem 88.214 registros e a tabela "product_item" tem 518.378 registros. 
       
      Eu acredito que, devido o banco de dados ser muito grande, ele não consegue listar.
       
      Alguém sabe de algum meio de resolver isso?
       
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.