Jump to content
AnthraxisBR

Geração de formulário com MySQL + PHP + Bootstrap

Recommended Posts

Bom dia, estou com uma dúvida acerca de um método de trabalho que estou utilizando um um sistema:

 

O problema é o seguinte, eu tenho muitos campos tipo text, com validações diferentes, validando número de recibo, ou cpf, cnpj, e outros códigos internos, tenho muitos campos select que também possuem muitos tratamentos diferentes com os dados, porém os selects todos passam apenas números em seu 'value', os outros tipos de input são poucos utilizados, o que eu fiz foi o seguinte:

 

Criei uma tabela no mysql com os formulários, e uma tabela com os inputs, e criei condições pra preencher os campos, exemplo:

 

Tenho um formulário com as seguintes definições:

 

3 abas (tab panel);

Aba 1 - Controle

             2 Colunas

             Coluna 1 - 4 inputs

             Coluna 2 - 4 inputs

Aba 2 - Notas

Aba 3 - Avançado

 

OBS: Uso os recursos do bootstrap pra montar as abas e colunas.

 

Para chamar esses inputs tenho a seguinte string que é interpretada por algumas funções, e essa string é gerada por um único formulário de criar formulários.

 

O formato é: a vírgula separa os inputs, e os dois pontos os separam os parâmetros, ficando assim ->  tabela:coluna:type:nome_input:Texto Input

 

controle:1:select:apuracao:Apuração,controle:1:text:recibo_simples:Recibo Simples,controle:1:data_d_m_A:data_de_envio:Data Envio,controle:1:data_d_m_A:data_de_recebimento:Data Recebimento,controle:2:text_read_only:usuarios:Responsável,controle:2:select:sintegra:Sintegra,controle:2:select:difal_destda:DIFAL / DeSDA,controle:2:select:retencoes_cpom:Retenções CPOM

 

E cada input também tem suas definições que chamam as funções necessárias pra cada um, por exemplo campo data_de_envio tem essas funções:

 

is_date, format_date_d_m_A

 

Depois que eu fiz isso não precisei mais de nenhum arquivo para formulários, somente chamar a função com os parâmetros corretos, assim de acordo com o que foi cadastrado no banco de dados o formulário é gerado e validado de forma cadenciada.

 

OBS final: Todos os formulários possuem muitas condições na hora de serem gerados, pois cada setor da empresa, e cada nível de usuário ( são 5 níveis e 4 setores ) interagem de forma diferente com as opções acerca da mesma coisa, exemplo: Fiscal de acesso nível 3 pode visualizar os campos do Contábil, porém não pode editar, mas os campos do fiscal ele pode editar, mas se algum usuário nível 4 marcar a permissão, o usuário de nível 3 pode editar, mas apenas naquele campo específico, e todas as modificações são salvas em um histórico.

 

A dúvida é: tem algum meio mais eficiente de se fazer isso? mesmo que aparentemente esteja funcionando como eu precise.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By victor.dsz
      Como checar se um usuário estar logado antes que ele entre em cada página.
    • By granderodeo
      Estou tentando pegar dados de duas tabelas logo no inicio da sessão quando o usuário realiza o login, quando utilizo o 
      SELECT * FROM usuarios, orders WHERE email = '$login' and senha= '$senha' Consigo realizar o login tranquilamente, até ai de boa, mais quando modifico o código para
       
      $comando="SELECT * FROM usuarios INNER JOIN orders ON usuarios.id_usuario = orders.id_usuario WHERE email.usuarios='$login' and senha.usuarios='$senha'"; Ele só me deixa fazer login se o usuário já tiver algum orders (pedido). O que estou tentando fazer é assim que o usuário loga, mostre também os pedidos que ele já fez etc, que são dados que estão em outra tabela. Alguém consegue ver meu erro?
    • By fsanchez
      Pessoal, o que estou fazendo de errado?
       
      estou tentando gerar um numero sequencial concatenando string e int, porem quando chega no numero 10 ele fica no 10 e nao soma +1.
       
       
      PED-2019/1
      ....
      PED-2019/10
       
      ....chega aqui ele deveria gerar 
       
      PED-2019/11..12..13
       
      consulta:
       
      select concat('PED-',YEAR(NOW()),'/',cast(SUBSTRING_INDEX(PED_Codigo,'/',-1) as UNSIGNED)+1) as NUM_PED from tbs_pedido order by PED_Codigo desc limit 1  
    • By Fernando Rafael
      Estou tendo problemas com a leitura de porta serial com PHP, consigo facilmente escrever na mesma, mas sempre que no comando de abertura da porta eu coloco que haverá permissão de leitura o PHP trava e fica carregando infinitamente, e a porta fica bloqueada e só libera quando reiniciado o computador.
       
      Segue o cod:
      exec('MODE COM1:9600,n,8,1'); //seta configuração na porta COM $fp=fopen("COM1","r+b"); if(!$fp) {     echo("Erro ao abrir a porta com1");     exit; } else {         echo("COM1 aberta <br>"); } fwrite($fp,Chr(5));  //escrevendo valor na porta sleep(1); //pausa para retorno dos dados echo (fgets($fp)); fclose($fp); já tentei  colocar:
      fopen("COM1", "r+b");
      fopen("COM1", "r+t");
      fopen("COM1", "r");
      fopen("COM1", "w+");
      fopen("COM1", "r+");
       
      para escrever consigo normal, com o fopen("COM1", "w");.  mas já para ler.....
       
      Notei que na internet tem muito sobre esse problema, inclusive falaram em permissões de usuário, sendo que nos casos em que conseguiram, estavam usando o Linux.
      Eu estou usando o W7 e W10 com PHP 5.2, se for o caso de permissões, como resolvo isso? preciso configurar mais alguma coisa no php.ini?
       
      Também já tentei usar uma classe: phpSerial
       
      Mas retorna o seguinte erro:
      Warning: Reading serial port is not implemented for Windows in C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\balanca\php_serial.class.php on line 503
       
       
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.