Ir para conteúdo
diegowell25

Ler os dados dos registros do arquivo.txt(não binario) para o vetor(struct).

Recommended Posts

Preciso criar uma agenda de contatos distribuída com as seguintes características:

Cada contato deverá conter: nome, número de telefone, número de celular, endereço, e-mail.

Agenda deve funcionar menu da seguinte forma: adição, remoção, alteração ou pesquisa de algum contato.

Deve salvar os contatos em um arquivo .txt formatado.

Estou fazendo assim:

Abro o arquivo em modo de leitura ("r" = read).

Verifico se existe;

Se não, eu defino o tamanho do vetor e vou para o menu para cadastrar e salvo um novo arquivo em modo de leitura "w";

Se existir, eu leio o arquivo.txt(formatado) e envio os dados para struct (NÃO SEI FAZER ISSO), e continuo a incrementação se for o cada de um novo cadastro, depois salvo tudo (o que ja tinha e o novo cadastro)

Alguém tem algum exemplo de como pode fazer isso sem ser binário?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- você verifica se o arquivo existe depois de ler? Tá meio errado isso.

2- "w" não é modo de leitura.

3- "envio os dados para struct " -> você lê os dados do arquivo com fscanf ou fgets e usa atribuição nos campos da struct.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Gustavo2503
      Eu preciso de um link para abrir um arquivo em decodificado em base64, eu fiz o link mas quando eu abro o link ele não aparece nada, o título da página fica "Sem título" e a página fica branca, vazia. E quando eu clico na URL e dou ENTER, ele aparece o meu arquivo normal. O link está assim:
      <a target="_blank" href="data:application/pdf;base64,MEU_ARQUIVO_BASE64">Arquivo</a> Como arrumar isso?
    • Por Marcelo Lopes Vidal
      #include<stdio.h> #include<string.h> #include<stdlib.h> struct aluno { char nome[20]; char endereco[50]; char data_de_nascimento[10]; char telefone[15]; float nota1; float nota2; }; struct aluno recadastramento(struct aluno valuno[10]); void media_das_notas(struct aluno valuno[10]); void aprovado_ou_reprovado(struct aluno valuno[10]); void mostrar_informacoes(struct aluno valuno[10]); int main(void) { struct aluno valuno[10]; int op; float media; int i; int j; printf("Digite as informacoes dos alunos"); for(i=1;i<11;i++) { printf("Digite O Nome Do Aluno[%d]\n\n",i); printf("Nome: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].nome); printf("\nDigite O Endereco Do Aluno[%d]\n\n",i); printf("Endereco: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].endereco); printf("\nDigite A Data De Nascimento Do Aluno [%d] No Formato <00/00/0000>\n\n",i); printf("Data De Nascimento: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].data_de_nascimento); for(j=0;j <15; j++) { if(valuno[i].data_de_nascimento[2] != '/' && valuno[i].data_de_nascimento[5] != '/') { printf("ERRO! Digite novamente"); printf("\nDigite A Data De Nascimento Do Aluno [%d] No Formato <00/00/0000>\n\n",i); gets(valuno[i].data_de_nascimento); break; } else { printf("FORMATO CORRETO"); break; } } printf("\nDigite O Telefone Do Aluno [%d] No Formato <(DDD)00000-0000>\n\n",i); printf("Telefone Do Aluno: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].telefone); for(j=0;j <15; j++) { if(valuno[i].telefone[0] != '(' && valuno[i].telefone[4] != ')' && valuno[i].telefone[10] != '-') { printf("ERRO! Digite novamente"); printf("Digite O Telefone Do Aluno [%d]: ",i); gets(valuno[i].telefone); break; } else { printf("FORMATO CORRETO"); break; } } printf("\nDigite A Primeira Nota Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Nota 1: "); scanf("%f",&valuno[i].nota1); printf("\nDigite A Segunda Nota Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Nota 2: "); scanf("%f",&valuno[i].nota2); } do { printf("\nMENU\n"); printf("- 1)Editar informações dos alunos \n 2)Mostrar as medias dos alunos \n 3)Dizer se os alunos foram aprovados medias >= 6 ou reprovados (medias <6)\n 4)Listar todas as informações dos alunos"); printf("\n\nOpcao::: "); scanf("%d",&op); switch(op) { case 1: recadastramento(valuno); break; case 2: media_das_notas(valuno); break; case 3: aprovado_ou_reprovado(valuno); break; case 4: mostrar_informacoes(valuno); break; default: printf("\nOpcao INVALIDA\n"); break; } }while(op > 0 && op < 5); } struct aluno recadastramento(struct aluno valuno[10]) //recadastramento de informações//Funções { int i; for(i=1;i<11;i++) { printf("\nDigite O Nome Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Nome: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].nome); printf("\nDigite O Endereco Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Endereco: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].endereco); printf("\nDigite A Data De Nascimento Do Aluno [%d] No Formato <00/00/0000>\n\n",i); printf("Data De Nascimento: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].data_de_nascimento); int j; for(j=0;j < 11; j++) { if(valuno[i].data_de_nascimento[2] != '/' && valuno[i].data_de_nascimento[5] != '/')//validção de data no formato correto { printf("ERRO! Digite novamente"); printf("\nDigite A Data De Nascimento Do Aluno [%d]No Formato <00/00/0000>\n\n",i); gets(valuno[i].data_de_nascimento); break; } else { printf("FORMATO CORRETO"); break; } } printf("\nDigite O Telefone Do Aluno [%d] No Formato <(DDD)00000-0000>\n\n",i); printf("Telefone Do Aluno: "); fflush(stdin); gets(valuno[i].telefone); for(j=0;j <15; j++)//validção de numero no formato correto { if(valuno[i].telefone[0] != '(' && valuno[i].telefone[4] != ')' && valuno[i].telefone[10] != '-') { printf("ERRO! Digite novamente"); printf("Digite O Telefone Do Aluno [i]: ",i); gets(valuno[i].telefone); break; } else { printf("FORMATO CORRETO"); break; } } printf("\nDigite A Primeira Nota Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Nota 1: "); scanf("%f",&valuno[i].nota1); printf("\nDigite A Segunda Nota Do Aluno [%d]\n\n",i); printf("Nota 2: "); scanf("%f",&valuno[i].nota2); } } void media_das_notas(struct aluno valuno[10])//media de notas { int i; for(i=1;i<11;i++) { float media; media = (valuno[i].nota1 + valuno[i].nota2) / 2; printf("Media: %.2f\n",media); } } void aprovado_ou_reprovado(struct aluno valuno[10])//se foi aprovado ou reprovado { int i; for(i=1;i<11;i++) { float media; media = (valuno[i].nota1 + valuno[i].nota2) / 2; if(media >= 6) { printf("\nAluno [%d] APROVADO\n",i); } else { printf("\nAluno [%d] REPROVADO\n",i); } printf("\nMedia do Aluno[%d]: %.2f\n",i,media); } } void mostrar_informacoes(struct aluno valuno[10])//mostrando informções de cadastro { int i; for(i=1;i<11;i++) { printf("-Listagem Do Aluno[%d]",i); printf("\n\nNome do Aluno[%d]: %s",i,valuno[i].nome); printf("\nEndereco do Aluno[%d]: %s",i,valuno[i].endereco); printf("\nData De Nascimento do Aluno[%d]: %s",i,valuno[i].data_de_nascimento); printf("\nTelefone do Aluno[%d]: %s",i,valuno[i].telefone); printf("\nNota 1 do Aluno[%d]: %.2f ",i,valuno[i].nota1); printf("\nNota 2 do Aluno[%d]: %.2f ",i,valuno[i].nota2); } } //Fim Do Codigo  
    • Por karine.pedro
      Olá pessoal,
      Depois que eu formatei meu PC eu instalei novamente meu Corel, e aí veio minha frustração, todos os arquivos que eu tento salvar pela segunda vez ele trava, ele trava tudo,aí tenho que fechar o Corel pelo gerenciador e abrir novamente o Corel ... Isso está acabando com o andamento dos meus projetos, tem alguem que possa me ajudar?
    • Por Doloblan
      Peguei esse codigo da internet, e estou tentando modificar ele para ficar do jeito que preciso, peguei ele sem funcao e preciso de funcao para cada acao e apos criar a funcao de cadastro apenas para teste nao salva a variavel no arquivo binario.
      #include <stdio.h>
      #include <stdlib.h>
      #include <string.h>
      struct Contato{
        char nome[100];
        int  telefone;
      };
      struct Contato *agenda;
      FILE *fp;
      int cadastra(int n, int cap){
          fp = fopen("xxx.dat","a+b");
          if(n == cap){
              cap *= 2;
              agenda = realloc(agenda, sizeof(struct Contato)*cap);
          }
          printf("Digite o nome: ");
          scanf(" %[^\n]", agenda[n].nome);
          printf("Digite o telefone: ");
          scanf("%d", &agenda[n].telefone);
          fwrite(agenda, sizeof(struct Contato), n, fp);
          fclose(fp);
          return n++;
      }
      int main(){
          int cap; 
          int n;  
          int opc; 
          int i;
          struct Contato *agenda;
          FILE *fp;

fp = fopen("xxx.dat","rb");
          printf("N; %d \n", n);
          if(fp==NULL){
              n = 0; 
              cap = 20; 
              agenda = (struct Contato *)malloc(sizeof(struct Contato)*cap);
          }
          else{ 
              fread(&n, sizeof(int), 1, fp);
              cap = n*2; 
              agenda = (struct Contato *)malloc(sizeof(struct Contato)*cap);
              fread(agenda, sizeof(struct Contato), n, fp);
              fclose(fp);
          }

do{
              printf("*** Menu ***\n");
              printf("1) Cadastrar contato.\n");
              printf("2) Exibir contatos.\n");
              printf("3) Apagar.\n");
              printf("4) Sair.\n");
              scanf("%d",&opc);
              switch(opc){
                     case 1:
                         printf("n %d\n", n);
                         n = cadastra(n, cap);
                         printf("n %d\n", n);
                  break;
              }
          if(opc==2){
              for(i=1; i<4; i++){
                  printf("*** Contato %d ***\n",i+1);
                  printf("Nome: %s\n",agenda.nome);
                  printf("Telefone: %d\n",agenda.telefone);
              }
              printf("N; %d \n", n);
          }
          else if(opc==3){
              char nome[100];
              int j;
              scanf("%s",&nome);
              for(i=0; i<n; i++){
                  if (strcmp(agenda.nome, nome)==0){
                      for(j=i+1; j<n; j++){
                              strcpy(agenda[j-1].nome,agenda[j].nome);
                              agenda[j-1].telefone=agenda[j].telefone;
                      }
                  n--;
                  i=n;
                  }
              }
          }
          }while(opc!=4); 

if(n>0){
          fp = fopen("xxx.dat","wb");
          fwrite(&n, sizeof(int), 1, fp);
          fwrite(agenda, sizeof(struct Contato), n, fp);
          fclose(fp);
          }
          free(agenda);

return 0;
      }

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.