Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

daviassumpcao

Geolocalização com PHP

Recommended Posts

Olá pessoal... estou trabalhando em um projeto onde tenho itens em meu banco de dados que eu gostaria de sugerir para os usuários do meu site assim que eles acessarem. Essa sugestão seria feita com base na localização deste usuário, exemplo: se ele estivessem Belo Horizonte, apareceriam ofertas para ele nessa cidade... como é feito nesse site: https://www.educamaisbrasil.com.br/

Como é meu primeiro projeto nesse sentido, estou sem saber o que fazer.... o PHP faz isso? Tipo, obter o IP do usuário e fazer uma busca no BD para itens em sua localidade.... ou se alguem puder me ajudar, com qual tecnologia se faz isso... é JS... Ajax... Sei lá.

Perdoe-me se postei essa questão em local errado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu pensamento está certo!

Tem que ter a localização do cliente, pelo menos a cidade e país e depois tem que utilizar um serviço que desenhe no mapa o ponto do cliente mais os pontos que estão perto dele, num raio, de por exemplo, 6 km!

Pesquise pela ferramentas do google maps, ele tem essa funcionalidade nativamente. E de graça.

Dê uma pesquisa neste site! Também vai ajudar! https://www.easymapmaker.com/

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, codercss disse:

O seu pensamento está certo!

Tem que ter a localização do cliente, pelo menos a cidade e país e depois tem que utilizar um serviço que desenhe no mapa o ponto do cliente mais os pontos que estão perto dele, num raio, de por exemplo, 6 km!

Pesquise pela ferramentas do google maps, ele tem essa funcionalidade nativamente. E de graça.

Dê uma pesquisa neste site! Também vai ajudar! https://www.easymapmaker.com/

Interessante esse link codercss .... gostei muito. Nâo tinha pensado em desenvolver o projeto com mapa, vai agregar valor ao trabalho para o usuário.

Na verdade minha dúvida se faz sobre como esse site que eu postei o link, faz para simplesmente exibir o nome da cidade que ele está. Tenho lido que a boa prática é informar o usuario que sua localização está sendo utilizada, porém nesse site do Educa Mais Brasil não há essa informação.

Compartilhar este post

Link para o post

O correcto, e isso é feito com ferramentas do google maps, pelo menos é o que eu conheço, é na abertura da página que faz a localização do cliente aparecer uma aba no topo onde pergunta algo do genero "Permite que a página para efeitos de melhor serviço utilize a sua localização?"

Caso o cliente informe que sim então nova info é disponibilizada ao cliente com base na sua localização.

Se é apenas para saber a cidade e informar algum texto não complica, no header tem essa informação. Não sei se é no header, mas sei que get da página esses dados andam por lá a circular. (falta-me os nomes para as coisas :P ) Desculpe mas de momento não consigo ajudar mais....está a faltar-me os termos!

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, codercss disse:

O correcto, e isso é feito com ferramentas do google maps, pelo menos é o que eu conheço, é na abertura da página que faz a localização do cliente aparecer uma aba no topo onde pergunta algo do genero "Permite que a página para efeitos de melhor serviço utilize a sua localização?"

Caso o cliente informe que sim então nova info é disponibilizada ao cliente com base na sua localização.

Se é apenas para saber a cidade e informar algum texto não complica, no header tem essa informação. Não sei se é no header, mas sei que get da página esses dados andam por lá a circular. (falta-me os nomes para as coisas :P ) Desculpe mas de momento não consigo ajudar mais....está a faltar-me os termos!

Boa sorte

Ja ajudo muito !

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois não esquece de partilhar com a comunidade o resultado, ou pelo um exemplo para ajudar a gente :)

Boa sorte e bons estudos :)

[UPDATE]

Ainda não consegui recordar o local onde tem essa informação....mas é onde tem a informação relativamente ao browser do cliente, versão e coisas assim....

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.