Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gzoca

[Resolvido] Como fazer insert de uma session

Recommended Posts

Olá. Sou nova aqui e também sou iniciante em php. E me perdoem desculpem se minha pergunta for obvia
demais. Mas pesquisei muito, e não acho uma solução para esse problema. Eu preciso fazer um site de workshops,
onde um aluno pode se inscrever em até 3 workshops diferentes(ele não pode se inscrever mais de uma vez no mesmo 
workshop), nesse caso, criei um login para ele, e para que o aluno acesse a página dos workshops, ele precisa 
obrigatoriamente estar logado. Mas o problema é que não sei como passar o id do usuário logado para o workshop
em questão, tentei fazer esse código:

<!DOCTYPE html>
<html lang = "pt-BR">
    <head>
    </head>
    <?php

session_start();

if($_SESSION['logado'] != true)
        {
            header("Location: index.html");
        }
        else
        {
            $strcon = mysqli_connect('localhost', 'root', 'giovana', 'db_workshop') or die ('Erro ao conectar ao banco de dados');
            $sql = $strcon->query("SELECT cd_aluno FROM item_workshop_aluno WHERE cd_aluno='".$_SESSION["cd_aluno"]."'");

if(mysqli_num_rows($sql)){
                echo "<script>confirm('Você já se cadastrou neste workshop', window.location.href='workshops.php')</script>";
                exit();
            }else {
                $insere = $strcon->query("INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, '".$_SESSION["cd_aluno"]."')");

mysqli_query($strcon) or die ("<script>confirm('Erro ao tentar cadastrar registro', window.location.href='workshops.php')</script>");

mysqli_close($strcon);

echo "<script>confirm('Você participará deste workshop', window.location.href='workshops.php')</script>";
            }
        }
?>
</html>

Mas ele está apresentando "Erro ao cadastrar registro". Alguém poderia me ajudar no que estou fazendo de errado,
por favor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Bem vinda ao fórum.

Você precisa primeiro entender o conceito de autenticação do usuário. Você não está pegando o usuário em questão no banco de dados para obter o seu ID. Dê uma pesquisada sobre sistema de login com php que você irá entender.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Alaerte Gabriel disse:

Bom dia. Bem vinda ao fórum.

Você precisa primeiro entender o conceito de autenticação do usuário. Você não está pegando o usuário em questão no banco de dados para obter o seu ID. Dê uma pesquisada sobre sistema de login com php que você irá entender.

Primeiramente, obrigada por responder. Mas a autenticação do usuário já foi feita, essa seria a página que já iria inseri-lo em algum workshop. Por exemplo, ele já logado(e autenticado), clica em um botão "Inscrever-se", que irá inserir os dados dele nessa tabela de workshop em questão. Desculpa se não estou conseguindo ser clara o suficiente. O problema mesmo é que não sei como obter o ID do usuário em questão que está logado, já fiz diversas pesquisas e tentei diversas formas, mas mesmo assim continuou dando erro. 

Compartilhar este post

Link para o post

O problema provavelmente está nessas duas linhas:

$insere = $strcon->query("INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, '".$_SESSION["cd_aluno"]."')");
mysqli_query($strcon) or die ("<script>confirm('Erro ao tentar cadastrar registro', window.location.href='workshops.php')</script>");

Honestamente, não entendi muito bem o que está sendo feito aí...

Na minha cabeça isso soa como uma instrução SQL sendo executada duas vezes, pois há duas queries.

Como você faz a inserção de um usuário no seu sistema? Ou de um workshop? Veja estes exemplos e tente reaplicá-los neste caso.

1 - Certifique-se de que $_SESSION[ 'cd_aluno' ] possua um valor válido. Para isso, você pode dar um echo nessa variável antes de fazer a inserção e ver o resultado gerado (provavelmente o id do usuário, como 3 ou 4, por ex). Apenas para termos certeza.

2 - Acesse o seu banco de dados e certifique-se de que as informações estão corretas (a linha não está inserida, os nomes dos campos estão corretos, etc.)

3 - Certifique-se de entender como a inserção é feita. Pelo que entendi você está utilizando Mysqli, mas em um momento você utiliza orientação à objetos, onde $strcon é um objeto, em outro momento você utiliza estilo procedural com a função mysqli_query.

O que é $strcon? O que faz o método query? E mysqli_query?

Veja: http://php.net/manual/pt_BR/mysqli.query.php

Perceba que no manual existem duas formas de executar a consulta muito parecidas como você fez, mas somente UMA é utilizada.

Veja bem os exemplos do manual.

EDIT: outra coisa... a julgar pelo título do seu tópico, "como fazer insert de uma session", parece que você entende que sessions são diferentes das demais variáveis no php, quando na verdade não são. A superglobal $_SESSION nada mais é do que um array multidimensional e associativo (bem como qualquer outro no PHP), com a única diferença de que ele é populado automaticamente quando você chamar o session_start() e modificado conforme sua necessidade ao longo da execução do código.

O que eu quero dizer com tudo isso é que não há motivos para dar problema no seu insert pelo fato de você estar utilizando o array $_SESSION. Apenas certifique-se de que o índice do array de sessão é válido, existente e possui um valor aceitável.

Veja: https://secure.php.net/manual/pt_BR/session.examples.basic.php

Boa sorte e seja bem-vinda ao fórum!

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Matheus Tavares disse:

O problema provavelmente está nessas duas linhas:

Honestamente, não entendi muito bem o que está sendo feito aí...

Na minha cabeça isso soa como uma instrução SQL sendo executada duas vezes, pois há duas queries.

Como você faz a inserção de um usuário no seu sistema? Ou de um workshop? Veja estes exemplos e tente reaplicá-los neste caso.

1 - Certifique-se de que $_SESSION[ 'cd_aluno' ] possua um valor válido. Para isso, você pode dar um echo nessa variável antes de fazer a inserção e ver o resultado gerado (provavelmente o id do usuário, como 3 ou 4, por ex). Apenas para termos certeza.

2 - Acesse o seu banco de dados e certifique-se de que as informações estão corretas (a linha não está inserida, os nomes dos campos estão corretos, etc.)

3 - Certifique-se de entender como a inserção é feita. Pelo que entendi você está utilizando Mysqli, mas em um momento você utiliza orientação à objetos, onde $strcon é um objeto, em outro momento você utiliza estilo procedural com a função mysqli_query.

O que é $strcon? O que faz o método query? E mysqli_query?

Veja: http://php.net/manual/pt_BR/mysqli.query.php

Perceba que no manual existem duas formas de executar a consulta muito parecidas como você fez, mas somente UMA é utilizada.

Veja bem os exemplos do manual.

Boa sorte e seja bem-vinda ao fórum!

Olá, obrigada pela resposta. Eu verifiquei as dicas que me deu, e segui o conselho de fazer um echo para ver se a session estava possuindo um valor válido, mas não aparece nenhum resultado, eu alterei alguns códigos e ficou assim:

<!DOCTYPE html>
<html lang = "pt-BR">
    <head>
    </head>
    <?php

session_start();

{
        }
        else
        {
            $strcon = mysqli_connect('localhost', 'root', 'giovana', 'db_workshop') or die ('Erro ao conectar ao banco de dados');
            $sql = $strcon->query("SELECT cd_aluno FROM item_workshop_aluno WHERE cd_rm_aluno= ".$_SESSION['aluno']." "); /*Nessa linha eu tento 
            pegar o código do aluno cadastrado, utilizando da session dele(essa session está correta, porque na página inicial do aluno, consigo
            exibi-la).*/

if(mysqli_num_rows($sql)){ //Aqui eu confirmo se esse mesmo aluno já se cadastrou nesse workshop
                echo "<script>confirm('Você já se cadastrou neste workshop', window.location.href='workshops.php')</script>";
                exit();
            }else { //Se não se cadastrou, ele insere os valores no banco do workshop em questão
                $insere = "INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, '$sql')";

mysqli_query($strcon, $insere) or die ("<script>confirm('Erro ao tentar cadastrar registro', window.location.href='workshops.php')  </script>"); //Mas sempre cai nessa linha de erro

mysqli_close($strcon);

echo "<script>confirm('Você participará deste workshop', window.location.href='workshops.php')</script>";
            }

}
?>
</html>

Eu tenho quase certeza que o erro está nesse select que estou fazendo utilizando da session, mas eu não sei como fazer um select usando o valor dessa session. Você teria alguma dica de como fazer esse select usando o valor da sessão de login do aluno? Muito obrigada pelas dicas que me deu. 

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu alterei o código novamente, após achar alguns erros. Agora eu conferi e ele busca o resultado correto. Porém, ao invés de fazer o processo do insert, ele para na página que deveria fazer apenas a validação e fica tudo em branco, segue o código:

<!DOCTYPE html>
<html lang = "pt-BR">
    <head>
    </head>
    <?php

session_start();

{
        }
        else
        {

$checa = $strcon->query("SELECT cd_aluno FROM item_workshop_aluno WHERE cd_rm_aluno= ".$_SESSION['aluno']." ");
            $sql = $strcon->query("SELECT cd_aluno FROM tb_aluno WHERE cd_rm_aluno= ".$_SESSION['aluno']." ");

if(mysqli_num_rows($checa)){
                exit();
            }else {
                $insere = "INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, '$sql')";

mysqli_query($strcon, $insere) or die ("<script>confirm('Erro ao tentar cadastrar registro', window.location.href='workshops.php')</script>");

mysqli_close($strcon);

}

} 
    ?>
</html>

Compartilhar este post

Link para o post

Olá gzoca. Conseguiu solucionar o problema? Como está seu código nesse momento?

Pelo que entendi você está com dificuldades em pegar o valor extraído do banco para usá-lo como valor no INSERT, é isso?

Então vamos lá: ao invés de trabalhar no seu código, criei um novo para que você pudesse ler linha-a-linha e entender cada uma para aplicar no seu código:

Seu código ainda está ambíguo no sentido de orientação a objetos x estrutural em relação ao uso do Mysqli. Vamos solucionar isso utilizando apenas orientado a objetos, ok? Segue o exemplo. Peço que leia cada linha para entender seu funcionamento.

<?php
//Conexao feita a partir de uma instância da classe mysqli
//e não mais pela função mysqli_connect
$mysqli = new mysqli( 'HOST', 'USER', 'SENHA', 'DATABASE' );

//Fazemos uma consulta no banco.
//O resultado dessa consulta será atribuido EM FORMA DE OBJETO à $result.
//Na presença de algum erro, será retornado FALSE.
$result = $mysqli->query( 'SELECT * FROM `alunos`' );

//Havendo algum erro, exibimos.
if ( !$result )
    printf( 'ERRO: %s<br>', $mysqli->error );

//Não havendo erros, verificamos se ao menos um registro foi selecionado.
//num_rows é uma propriedade do objeto mysqli_result que nos indica a qtd. de registros.
//Se maior que zero, na conversão para booleano vira TRUE. 0 é associado como FALSE
//
//Resumindo: o if vai passar se a consulta estiver OK e retornou ao menos um registro
elseif ( $result->num_rows ) {
    //A partir daqui estamos livres para utilizar o(s) registro(s) selecionado(s)
    //Como já sabemos que queremos apenas um registro, podemos simplesmente pegá-lo:
    $row = $result->fetch_assoc();

//$row agora é um array associativo com o valor retornado.
    //As colunas do banco são os índices desse array, com seus respectivos valores.
    //Exemplo de uso:
    echo 'ID: ' . $row[ 'id' ];
    echo '<br>';
    echo 'Nome: ' . $row[ 'nome' ];
}

Eu criei aqui no meu ambiente uma tabela alunos com id e nome e alguns registros. O resultado gerado foi esse:

ID: 4
Nome: Joao

Agora vamos resumir um pouco o código para fazer exatamente a mesma coisa:

<?php

$sql = 'SELECT * FROM `alunos`';

if ( !( $result = $mysqli->query( $sql ) ) )

list ( $id, $nome ) = $result->fetch_row();
    printf( 'ID: %d<br>Nome: %s', $id, $nome );
}

Nesse segundo exemplo eu fiz uso do fetch_row ao invés do fetch_assoc.

A diferença é que o fetch_row gera um array com índices numéricos, enquanto o fetch_assoc gera um associativo, como explicado no primeiro exemplo.

Na prática é isso:

Para acessar o ID com fetch_assoc fica $row[ 'id' ], enquanto com fetch_row fica $row[ 0 ];

Para acessar o NOME com fetch_assoc fica $row[ 'nome' ], enquanto com fetch_row fica $row[ 1 ];

Observe que os nomes em fetch_assoc são os mesmos das colunas no banco... e os números de fetch_row são ordenados, de acordo com o resultado obtido pela consulta.

Veja:

http://php.net/manual/pt_BR/mysqli-result.fetch-row.php

http://php.net/manual/pt_BR/mysqli-result.fetch-assoc.php

Na prática você pode utilizar somente o fetch_assoc, mas é interessante conhecer as diferenças. Além disso, como eu utilizei o list() para criar as variáveis manualmente no segundo exemplo, seria desnecessário o fetch_assoc, mas ele poderia ter sido usado também.

Agora voltando ao seu código...

Não vou analisar muito, pois quero que você aproveite o exemplo e modifique para tentar corrigir o problema sozinha, além disso talvez você já tenha solucionado ou modificado seu código, por causa da demora na resposta, mas posso te indicar o seguinte: 

$sql = $strcon->query("SELECT cd_aluno FROM tb_aluno WHERE cd_rm_aluno= ".$_SESSION['aluno']." ");

//... algum código irrelevante...

Esse código não faz sentido. Lembra que query retorna um mysqli_result? Você teria que fazer algo assim:

$sql = $strcon->query('SELECT cd_aluno FROM tb_aluno WHERE cd_rm_aluno = ' . $_SESSION['aluno'] );

$row = $sql->fetch_assoc();

$strcon->query( 'INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, ' . $row['cd_aluno'] . ' )' );

( e retirar as linhas mysqli_query e mysqli_close presentes abaixo ).

Enfim... espero que ajude.

Até mais, bom domingo! :smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/11/2017 at 10:52, Matheus Tavares disse:

Olá gzoca. Conseguiu solucionar o problema? Como está seu código nesse momento?

Pelo que entendi você está com dificuldades em pegar o valor extraído do banco para usá-lo como valor no INSERT, é isso?

Então vamos lá: ao invés de trabalhar no seu código, criei um novo para que você pudesse ler linha-a-linha e entender cada uma para aplicar no seu código:

Seu código ainda está ambíguo no sentido de orientação a objetos x estrutural em relação ao uso do Mysqli. Vamos solucionar isso utilizando apenas orientado a objetos, ok? Segue o exemplo. Peço que leia cada linha para entender seu funcionamento.

<?php
//Conexao feita a partir de uma instância da classe mysqli
//e não mais pela função mysqli_connect

//Fazemos uma consulta no banco.
//O resultado dessa consulta será atribuido EM FORMA DE OBJETO à $result.
//Na presença de algum erro, será retornado FALSE.
$result = $mysqli->query( 'SELECT * FROM `alunos`' );

//Havendo algum erro, exibimos.
if ( !$result )

//Não havendo erros, verificamos se ao menos um registro foi selecionado.
//num_rows é uma propriedade do objeto mysqli_result que nos indica a qtd. de registros.
//Se maior que zero, na conversão para booleano vira TRUE. 0 é associado como FALSE
//
//Resumindo: o if vai passar se a consulta estiver OK e retornou ao menos um registro
    //A partir daqui estamos livres para utilizar o(s) registro(s) selecionado(s)
    //Como já sabemos que queremos apenas um registro, podemos simplesmente pegá-lo:
    $row = $result->fetch_assoc();

//$row agora é um array associativo com o valor retornado.
    //As colunas do banco são os índices desse array, com seus respectivos valores.
    //Exemplo de uso:
    echo 'ID: ' . $row[ 'id' ];
    echo '<br>';
    echo 'Nome: ' . $row[ 'nome' ];
}

Eu criei aqui no meu ambiente uma tabela alunos com id e nome e alguns registros. O resultado gerado foi esse:

ID: 4
Nome: Joao

Agora vamos resumir um pouco o código para fazer exatamente a mesma coisa:

<?php

$sql = 'SELECT * FROM `alunos`';

if ( !( $result = $mysqli->query( $sql ) ) )

list ( $id, $nome ) = $result->fetch_row();
    printf( 'ID: %d<br>Nome: %s', $id, $nome );
}

Nesse segundo exemplo eu fiz uso do fetch_row ao invés do fetch_assoc.

A diferença é que o fetch_row gera um array com índices numéricos, enquanto o fetch_assoc gera um associativo, como explicado no primeiro exemplo.

Na prática é isso:

Para acessar o ID com fetch_assoc fica $row[ 'id' ], enquanto com fetch_row fica $row[ 0 ];

Para acessar o NOME com fetch_assoc fica $row[ 'nome' ], enquanto com fetch_row fica $row[ 1 ];

Observe que os nomes em fetch_assoc são os mesmos das colunas no banco... e os números de fetch_row são ordenados, de acordo com o resultado obtido pela consulta.

Veja:

http://php.net/manual/pt_BR/mysqli-result.fetch-row.php

http://php.net/manual/pt_BR/mysqli-result.fetch-assoc.php

Na prática você pode utilizar somente o fetch_assoc, mas é interessante conhecer as diferenças. Além disso, como eu utilizei o list() para criar as variáveis manualmente no segundo exemplo, seria desnecessário o fetch_assoc, mas ele poderia ter sido usado também.

Agora voltando ao seu código...

Não vou analisar muito, pois quero que você aproveite o exemplo e modifique para tentar corrigir o problema sozinha, além disso talvez você já tenha solucionado ou modificado seu código, por causa da demora na resposta, mas posso te indicar o seguinte: 

//... algum código irrelevante...

Esse código não faz sentido. Lembra que query retorna um mysqli_result? Você teria que fazer algo assim:

$sql = $strcon->query('SELECT cd_aluno FROM tb_aluno WHERE cd_rm_aluno = ' . $_SESSION['aluno'] );

$row = $sql->fetch_assoc();

$strcon->query( 'INSERT INTO item_workshop_aluno(cd_workshop, cd_aluno) VALUES (1, ' . $row['cd_aluno'] . ' )' );

( e retirar as linhas mysqli_query e mysqli_close presentes abaixo ).

Enfim... espero que ajude.

Até mais, bom domingo! :smile:

Muito obrigada! O seu exemplo me ajudou muitoooo!  Agora está funcionando normalmente! 

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por ILR master
      Fala galera, tudo certo?

Seguinte: No servidor A estou tentando fazer uma consulta com o servidor B, mas está dando erro.
      Estou usando o mesmo código de conexão do servidor B que funciona perfeitamente, mas no servidor A, dá erro.
      Segue código:

$host = 'servidor B';
      $user = 'user';
      $pass = '********';
      $db   = 'banco';

// conexão e seleção do banco de dados
      $conexao = mysqlI_connect($host, $user, $pass, $db);
      mysqlI_set_charset($conexao,"utf8");
      //print "Conexão rodando e OK!"; 
      //mysqlI_close($conexao);

Alguém pode me ajudar?
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.