Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Guedes

Criar um integrador de informações

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

O objetivo deste tópico é para obter uma ajuda de como construir uma solução para resolver um problema específico da empresa do qual eu trabalho.

Eu escolhi python como base para criar este tópico mas não quero me prender a linguagens. Portanto, se vocês me disserem que PHP é melhor, ou ruby on rails, ou qualquer outra, estou totalmente disposto a dialogar. Eu entendo que o mais importante aqui é construir algo que não vá consumir muito tempo (portanto, acredito que a melhor linguagem é aquela que fornecerá o maior numero de recursos para resolver o problema) e que vá atender a demanda.

Pois bem, vamos ao que interessa.

Existem três departamentos específicos na empresa que trabalham com sistemas diferentes. Cada um deles exporta informações parecidas de formas diferentes (ambas .xlsx). O que não me dá valores iguais, apenas conteúdos parecidos. Por exemplo: (imagem anexada)

Além disso, temos um outro problema. Em uma das bases, temos registros duplicados, ou seja, existem dois ou mais registros que pertencem a mesma pessoa com dados diferentes.

A partir do ano que vem, eu preciso fornecer para o governo todos os pagamentos que eu fiz para essas pessoas. Portanto, eu preciso consolidar todas as informações existentes destes três sistemas em um lugar só para que, quando o governo solicitar, eu possa fornecer rapidamente, sem riscos de perder tempo consolidando essas informações.

Agora, a minha pergunta para vocês. Qual é o melhor caminho para criar uma plataforma onde eu possa consolidar essas informações e fornece-las através de uma simples busca? Como devo construi-la? Quais recursos usar? A ideia não é que vocês cosntruam uma solução pra mim, mas de fato me dizer, quais são as melhores opções que tenho para construi-la.

Eu entendo que os departamentos vão fornecer as planilhas, o papel de consolidar as informações que foram inputadas durante anos incorretamente, dependerá só de mim. Espero que vocês possam compartilhar um pouco da maturidade de vocês na área e me ajudar porque eu realmente estou preocupado com essa questão, uma vez que a regra do governo valerá a partir do ano que vem.

Desde já, sou muito grato.

Regards,

Lucas Guedes

imagem1.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No python você poderia usar as Bibliotecas:

- Pandas para tratar essas informações

Caso você não precise de uma interface, basta criar um bom notebook no jupyter-notebook.

Se for preciso criar uma interface, vale a pena dar uma olhada no Django.

Eu imagino que vale a pena o aprendizado, e existe muito material circulando na web.

http://felipegalvao.com.br/blog/2016/02/18/ciencia-de-dados-com-python-basico-do-pandas-leitura-de-dataframes/

https://medium.com/@kasiarachuta/reading-and-writingexcel-files-in-python-pandas-8f0da449cc48

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a ajuda dos amigos, mas preciso entender uma processo que não estou conseguindo sucesso.

Como mencionado no Título estou escrevendo um Sistema Web para Gerenciamento de Empresa.

Minha dúvida, que preciso muito entender:
      - preciso agora escrever a Rotina para Emissão de NFe e essa parte não estou conseguindo.

tenho assistido alguns vídeos e leituras, mas não estou conseguindo sucesso, já fiz toda as importações das LIB da NFePhp conforme orientação.

Preciso de ajuda.

Algum dos amigos tem conhecimento de algum passo-a-passo explicando a criação dessa rotina ?

tenho visto alguns vídeos com LARAVEL, mas quando tento utilizar e converter para PHP+Codeiginter, dá uma fila de erros que não entendo, mesmo informando as lib necessárias.

Alguns do amigo tem algum vídeo, leitura explicando essa parte ?

Grato,

Cesar.
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer ao auxílio dos amigos, mas preciso entender e resolver um problema.

Tenho uma Rotina que o usuário seleciona os produtos que deseja para requerer ao setor responsável.

O usuário escolhe um produto qualquer e Clicla em um button para incluir a lista.

O problema que estou enfrentando é que após escolher o produto e teclar ENTER o Sistema já salva no BD.

Gostaria de criar uma Tecla de Atalho, para quando incluir/escolher o produto na lista, o usuário tecla como exemplo:
      ALT+A  para agregar a lista
      ALT+S para salvar a lista de itens desejados.

Assim, quando teclar enter, o sistema não dispara o GRAVAR na Base de Dados.

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.